Muitas vezes dá uma preguiça enorme de praticar exercícios físicos, mesmo que seu foco seja emagrecer. Como seria perfeito perder peso deitado, tirando aquele cochilo gostoso após o almoço ou em uma noite de sono, após um dia intenso e bastante cansativo. E aí vem a pergunta: dormir emagrece?
Por isso, preparamos esse material e agora você vai saber tudo sobre como nosso corpo trabalha quando estamos dormindo e se é possível perder peso durante o sono. No entanto, não deixe de se exercitar, porque o sedentarismo faz muito mal à nossa saúde e é importante separar um tempo para uma prática esportiva ou atividade física para não desenvolver problemas no futuro.
Dormir emagrece: mito ou verdade?
Uma boa noite de sono ajuda sim, na perda de peso, pois é nesse momento que os níveis de hormônios que estão ligados à fome, a grelina e a leptina, são regulados. Outro fato importante é que durante o sono, os níveis de cortisol no sangue, responsável pelo estresse que provoca o aumento do apetite e a dificuldade de queimar aquelas gordurinhas, são diminuídos.
Entretanto, não adianta ter uma boa noite de sono que auxilia no processo de emagrecimento, se a alimentação é desregrada. Para quem quer perder peso, é fundamental ter bons hábitos alimentares para conseguir ter um melhor bem-estar e emagrecer sem dietas mirabolantes e muitas vezes perigosas para o nosso corpo.
O que acontece com o nosso corpo durante o sono?
Quando estamos dormindo o nosso corpo aproveita para reparar algumas coisas para que no dia seguinte estejamos mais dispostos. Durante o sono, o sistema imunológico aproveita o descanso para ficar mais forte, por meio da produção dos anticorpos e citosina, ambos grandes aliados no combate a infecções virais e bacterianas.
É também durante o sono que há produção e liberação de hormônios, entre eles a leptina. Esse hormônio produz a sensação de saciedade, logo ter níveis de leptina maiores que a grelina (hormônio que aumenta a fome e estimula o apetite) é necessário para controlar a vontade de comer mais e dormindo você não pode atacar a geladeira.
Quem tem dificuldades para dormir direito, produzimos menos leptina, nosso corpo acaba produzindo mais a grelina, popularmente conhecido como o ”hormônio da fome”. Dessa forma as chances de engordar aumentam significativamente, mostrando a importância de uma boa noite de sono para quem deseja emagrecer.
Diferença na balança ao longo do dia
A variação do peso corporal é algo normal, por exemplo, quando acordamos sempre estamos mais leve e menos pesados, porém após a refeição, ficamos mais pesados. Isso acontece por uma série de fatores, mas principalmente devido aos hábitos alimentares ou excessos cometidos após uma festa, confraternização ou quando exageramos.
No dia seguinte após uma farra, devido ao acúmulo de álcool ou sal, podemos acordar mais pesado, devido à retenção hídrica. Existem muitas causas para a variação do peso durante o dia, os principais são:
- Variação ou descontrole hormonal
- Reação medicamentosa
- Fase do ciclo menstrual (em especial durante a TPM)
- Jejum
- Retenção de líquido
- Prática de exercício
- Prisão de ventre
Quantos quilos a pessoa perde dormindo
Dormir emagrece. De acordo com um estudo feito pelo Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Chicago, é possível perder quase 300 calorias por dia dormindo. O experimento foi feito com jovens adultos acima do peso que dormiam menos de seis horas e meia.
As pessoas que participaram do experimento mudaram seus hábitos e começaram a dormir oito horas por noite. Os participantes em poucos meses perceberam que ao dormirem mais, deixaram de ingerir em uma média de 270 calorias por dia. Então, se comprovou que dormir emagrece.
No entanto, o relógio biológico de cada pessoa difere, então não é regra dormir às oito horas para todos. É importante frisar que tentar dormir mais que às oito horas não vai ajudar, pois, ficar muito tempo dormindo não vai ajudar e fazer exercícios físicos é muito mais efetivo.
Quem dorme mais emagrece
Assim como tudo na vida, nada em excesso faz bem para a saúde, logo dormir demais pode, ao invés de ajudar, atrapalhar. O ideal é dormir às oito horas por dia, caso você ultrapasse essa hora, provavelmente alguma coisa errada está acontecendo no seu corpo.
Quem dorme mais do que o necessário tem mais chances de ficar obeso em relação às pessoas que dormem oito horas recomendadas. Muitas vezes a causa do sono excessivo é uma gripe ou resfriado, mas também pode se tratar de um quadro de depressão. Então fica a dica: dormir emagrece, mas dormir demais é sinal de alerta.
7 benefícios do sono para o emagrecimento
Uma boa noite de sono é fundamental para o nosso organismo poder organizar as funções restauradoras do nosso corpo. Quando estamos dormindo, o tecido passa por um reparo, fazemos a síntese de proteína e ocorre também o crescimento muscular.
Outros benefícios proporcionados pelo sono são a reposição das energias e do metabolismo, ambos fundamentais para manter nosso corpo e mente fortes e saudáveis. São muitos benefícios que você não pode desperdiçar ficando até tarde vendo séries ou jogando vídeo game.
Para quem quer emagrecer uma boa noite de sono sem interrupção é uma grande aliada. Há vários benefícios que podem ajudar a você perder aquele quilinho a mais que você deseja tanto que suma, conheça sete regalias que só uma boa noite de sono pode te dar.
- Diminui a produção de grelina (hormônio da fome)
- Aumenta a liberação de leptina (hormônio que te deixa com a sensação de saciedade)
- Estimula o hormônio do crescimento
- Produz melatonina
- Diminui o estresse (muitas pessoas estressadas acabam comendo muito)
- Aumenta a disposição (ótimo para começar o dia fazendo aquele exercício físico)
- Ajuda a comer menos (se você está dormindo bem, não vai acorda tarde da noite para assaltar a geladeira)
Se você quer emagrecer e está com dificuldades para dormir, procure um médico para ele poder diagnosticar a causa do seu problema e receitar a melhor solução para você.
Diferenciais GoodSpine
A GoodSpine é referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da Associação Brasileira de Quiropraxia. Tem a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
Já o Travesseiro Anatômico Good Spine GS4 é a resposta para quem busca o travesseiro perfeito em termos de ergonomia e conforto. Seu design anatômico se molda delicadamente ao seu pescoço, enquanto os lados ajustáveis com camadas de espuma personalizadas se adaptam às necessidades de cada corpo, independentemente do biotipo.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!