É uma delícia poder contar com a companhia de nosso pet em casa o maior tempo possível. E, em todos os cômodos. Desde pequenos, os pets querem ficar grudados com seus tutores. No caso de cães e gatos, deitar no sofá, ficar em algum móvel ou caminha no home office e é claro, na cama.
Em alguns casos, humanos e animais passam a dividir o mesmo espaço na hora de dormir. Então, como proteger os acessórios de dormir? Travesseiros, colchões, conjunto de cama devem receber cuidados especiais de higiene e conservação. Vamos lhe ajudar a preservá-los, e, em simultâneo, curtir a companhia dos seus animais de estimação.
Por que ter um pet em casa?
Com as mudanças de hábitos e também de formato de residência, a convivência com seus pets se tornou ainda mais estreita. Antes, a maioria era de casas com jardim. Agora os apartamentos, limitam espaços.
Conviver com animais traz inúmeras vantagens para a saúde e o bem-estar. Se você vive sozinho, os pets fazem companhia. Se você vive em família, os amigos animais ajudam a unir e também contribuem para a socialização de crianças. Na terceira idade, são excelentes companheiros enchendo a casa de alegria.
Benefícios de se ter um pet em casa
– Amor que protege o coração: não importa qual o tipo de animal que você escolheu para ser seu amigo. Sua companhia aquece o coração. Estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos EUA, mostram que a presença de um pet em nossas vidas contribui para reduzir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e triglicerídeos.
– Fazem com que nos movimentem: o fato de termos o compromisso de cuidar, alimentar, fazer companhia e levar para passear nos mantém em movimento. Adotar um cachorro pode ajudar você a sair do sedentarismo. As caminhadas pelo bairro vão ajudar na saúde da sua coluna, principalmente, quem tem hérnia de disco.
– Combate a depressão: o convívio, o envolvimento responsável, o cuidar, as trocas de carinho, a boa companhia entre você e seu amigo pet ajuda no aumento da autoestima. Ter um pet em casa, seja um hamster, um furão, um gato, cachorro, papagaio, calopsita e, até peixinhos, é um excelente recurso para afastar a tristeza e a depressão para bem longe!
– Diminui a solidão e o estresse: com um pet em casa você não terá tempo para se sentir sozinho. Isso é muito importante, principalmente, para idosos. Um cão pode fazer você se mexer, brincar e é uma companhia fiel e dedicada. Um gato estará sempre por perto, enfeitando a casa com elegância e sendo parceiro para a horas de leitura, trabalho, home-office ou aquele filme.
Pode dormir na cama?
É importante sempre consultar um veterinário para se obter informações se o pet pode ficar na cama. Também escutar o seu médico antes de decidir que isso será uma prática de rotina. Existem situações que dormir com animais poder ser prejudicial para a saúde do tutor e do pet.
Dormir com seu amigo de estimação emocionalmente faz muito bem para os tutores. A companhia e a distração podem ser muito benéficas. No entanto, algumas vezes o pet ao ocupar a sua cama pode trazer dificuldade para dormir. Muitos cães e gatos são agitados e na vontade de brincar o tempo todo, não permitem que você relaxe. É importante estabelecer os limites desde filhote.
Um animal para conviver de forma tão íntima, precisa estar com sua saúde e higiene em dia. Os animais que vivem em locais com jardim, mantém contato com muita sujeira por onde caminham ou deitam. Antes de ir para a cama é importante uma higiene nas patas e pelagem. Manter o banho e tosa regulares.
Limpar as patinhas após voltar de um passeio ou de usar a caixinha de areia, no caso do gato, evita a sujeira no ambiente do quarto. Uma escovação diária também ajuda a evitar reações alérgicas e a presença de pelos mortos na cama.
Fique atento à saúde de seu amigo. Vacinar, vermifugar e usar proteções contra carrapatos e pulgas é uma rotina necessária. Atitudes que impedem a transmissão de doenças, como verminoses, toxoplasmose e até a proliferação de ectoparasitas.
Cuidados para segurança
Dormir com seu pet demanda alguns cuidados para ter segurança para ambos. O ato de adotar esse hábito é para ele um ato de amor. Acostumar desde cedo que ele tenha um espaço adequado, de preferência aos pés da cama. Dessa forma, pode garantir que você não vá acordar sufocado com ele deitado sobre o seu rosto. O mesmo vale para os gatos que adoram dormir sobre a barriga, sobre a cabeça do tutor ou colado no corpo.
Seu amigo precisa entender qual é o seu espaço e o dele. Dependendo do porte do animal, você pode colocar uma cama para ele sobre a sua, assim não estará em contato direto a roupa de cama.
Um Labrador ou Golden, por exemplo, ocupa mais espaço. Então, é preciso uma cama maior acomodar todos de forma confortável. Uma cama King ou Queen com um colchão com tratamento antifungos e antiácaros é bastante importante. Se o cão for pequeno, como um Chihuahua, é necessário ter cuidado, já que os movimentos durante o sono, podem causar o risco de machucá-lo involuntariamente.
Se seu amigo for um gato, tome cuidado com as unhas. Mantenha elas cortadas para evitar arranhões involuntários durante o sono. Gatos costumam ter hábitos noturnos e talvez o fuso horário não seja o mesmo. Enquanto você quer dormir, ele quer brincar. Então, avalie o comportamento do seu pet. Treine ele desde pequeno.
Um pet em sua vida
Essa troca entre humanos e animais contribui para o aumento da produção de serotonina e dopamina. Essas duas substâncias são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
Conviver com animais é uma importante atitude para a proteção contra alergias. Essa parceria e contato podem elevar os níveis de imunoglobulina A. Este é um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação de vírus ou bactérias.
Um pet em sua vida exerce inúmeras ações positivas. Entre elas, está o fato de os pets não deixarem a solidão aparecer e isso colabora profundamente para a sua saúde mental. O envolvimento emocional, a troca, as “conversas”, ajudam no equilíbrio do estresse. Existe coisa mais gostosa que abrir a porta e ver olhos brilhantes te esperando de forma genuína?
Como proteger seu colchão e travesseiro
Os cuidados com a higiene da cama quando se dorme com pet devem ser mais frequentes. Utilizar um protetor de colchão é imprescindível para proteger de escapes de urina, pelos e outras secreções. O protetor também precisa ser higienizado com uma frequência semanal. Ter um colchão com tratamento de proteção contra ácaros, fungos e outros processos também é importante.
Os travesseiros também precisam de tratamento e devem ter capas da mesma forma que os colchões. A troca da roupa de cama deve ser mais frequente. Talvez um dia sim, outro não. Cobertores, edredons e cobertas necessitam de higienização em lavanderia. Ou, então, o uso de capas que possam ser facilmente lavadas em casa.