Sabe aquela dor insistente na base da coluna? Ou aquela dor incômoda e persistente no pescoço e ombros? Pois bem, pode ser problema de hérnia de disco. Esta é uma lesão que ocorre com maior frequência na região lombar da coluna, mas também pode afetar a região cervical.
A hérnia surge quando há o deslocamento do disco intervertebral para fora da coluna. Dessa forma, causando inflamação. O disco vertebral é um tecido cartilaginoso e elástico que serve para evitar o atrito entre uma vértebra e outra. Seu papel é o de amortecer o impacto. Ao longo da vida ele é muito exigido e pode sair do seu lugar provocando incômodo e dor de moderada a intensa.
O que causa a hérnia de disco?
A hérnia de disco lombar surge como resultado do envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral. Essa espécie de sistema está localizado entre as vértebras. E é responsável por absorver o impacto da movimentação do corpo, sendo muito exigido ao longo da vida.
É uma lesão que pode deixar a pessoa incapacitada para atividades motoras. Isso pode ocorrer por conta da intensidade das dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. A hérnia de disco na cervical, ocasiona dores no pescoço, dor irradiante nos braços, nos ombros, dormência ou formigamento nos braços ou mãos.
O que fazer para amenizar os sintomas
Quando as dores aparecem o tratamento pode ser com analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Sempre consulte um especialista para que ele indique os melhores fármacos.
Assim que os sintomas surgem, aliado a medicação é importante um certo repouso. No entanto, não deve se estender por muitos dias. Estudos recentes demonstram que ficar muito tempo parado em uma posição ou deitado faz com que ocorra a perda de força muscular e a dor tende a piorar. Se movimentar é recomendado. Além disso, quem tem hérnia de disco pode fazer caminhadas.
Tratamento para hérnia de disco
– É importante buscar o atendimento de um médico ortopedista ou traumatologista para que avalie a extensão das lesões e indique o tratamento para hérnia de disco.
– A medicação correta aliada a tratamentos com compressas quentes e aplicação de gel ou creme de massagem anti-inflamatórios ajudam no alívio das dores.
– A acupuntura (utilização de pequenas agulhas que são introduzidas em pontos de pressão para provocar uma ação analgésica) também pode ser benéfica para o alívio das dores.
– Acompanhamento de um fisioterapeuta, como forma de melhorar a postura e fortalecer a musculatura aliviando as dores e prevenindo novas crises.
– Os exercícios de alongamento para hérnia de disco são importantes. Aliados, se for recomendado por especialistas, a medicação de analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Aplicação local de fontes de calor ajuda a reduzir as dores.
– A quiropraxia é um tratamento recomendado. Ele é feito com o auxílio de técnicas de alongamento. Dessa forma, as dores vão amenizando, trazendo alívio e conforto progressivos e duradouros. Aos poucos a inflamação causada pelos prolapsos vai sendo reduzida. Além disso, a pressão causada nos nervos é aliviada.
Que tipo de exercício é bom para hérnia de disco?
Entre os tipos de hérnia de disco, o lombar e o cervical são os que mais afetamas pessoas. A vida sedentária ou exercer atividades que exijam forte carga na coluna podem colaborar para hérnias de disco no pescoço e lombar.
Importante fazer exercícios para relaxar e fortalecer a musculatura:
– natação
– hidroginástica
– caminhadas
– corridas leves
– alongamento simples
– pilates
– yoga
– fisioterapia
Quais exercícios evitar?
O bom senso e orientação profissional sempre são importantes em qualquer questão de saúde. Exercícios que promovam a torção na coluna e/ou força concentrada no local da hérnia não são recomendados. Assim, quem tem hérnia de disco pode fazer musculação. No entanto, deve ser acompanhado por educador físico ou fisioterapeuta para que sejam definidos definidas as séries mais recomendadas.
Promover o fortalecimento muscular é muito importante, principalmente, das pernas, braços e região do abdômen. Alguns exercícios como agachamento com barra e abdominais precisam ser bem avaliados junto aos profissionais ou até evitados durante a prática esportiva.
Qual o melhor colchão para quem tem hérnia de disco?
A prevenção ainda é o melhor caminho para evitar ter lesões de hérnia de disco. Dessa forma, adotar um colchão adequado é um item importante. A escolha deve levar em consideração o seu biotipo e ao mesmo tempo ser confortável.
Procure por um modelo que atenda suas necessidades e proporcione bem. Um exemplo é o colchão GS3 GoodSpine In The Box desenvolvido por especialistas da coluna vertebral. Tem tecnologia e ergonomia e conforto para manter a coluna alinhada e descansar a musculatura.
Também observe o seu travesseiro, os anatômicos são os mais indicados. O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11 é o único travesseiro no mundo com regulagem de 11 alturas. O seu encaixe de pescoço é perfeito já que conta com duas lâminas separadas também de alturas diferentes, que supre de forma precisa a necessidade de cada corpo com suas diferenças fisiológicas únicas.
10 dicas para prevenir a hérnia de disco
- Pratique exercícios físicos, uma caminhada, pedalada, pilates, yoga, natação ou hidroginástica, o importante é não ficar parado.
- Observe sua postura. Deve ser a mais ereta possível, seja ao caminha ou ao sentar.
- Utilize acessórios que ajudem na ergonomia como travesseiros, apoios de cabeça, pescoço, braços, pés e pernas quando for permanecer sentado por muito tempo.
- Mantenha o peso sob controle. O sobrepeso força a camada mais externa do disco intervertebral. O seu excesso pode ocasionar pequenas fissuras nas fibras do ânulo fibroso, por onde a parte interna do disco pode sair e causar a compressão das estruturas nervosas.
- Mulheres tenham cuidado com saltos altos! Evitem longas horas utilizando saltos altos. Pois, eles alteram o centro de gravidade do corpo, exigindo mais da coluna para se equilibrar. Alterne o uso com sapatos de salto baixo e tênis.
- Evite o uso do celular enquanto caminha. A postura curvada constante e habitual pode forçar a cervical. E, assim, e causar hérnia de disco a médio e longo prazo.
- Pare de fumar, cigarro provoca a vasoconstrição, que diminui a espessura dos vasos que nutrem o disco intervertebral. Recebendo menos nutrientes – que são transportados pelo sangue – os discos entre as vértebras da coluna se tornam mais frágeis e expostos a lesões de hérnia de disco.
- Observe a hereditariedade. Alguns grupos familiares apresentam genética para desenvolver hérnias de disco. Atue com a prevenção através de hábitos saudáveis, exercícios e nutrição adequada.
- Cuidado ao carregar peso. Procure não se dobrar. O correto é se agachar para pegar algo. Ao transportar utilize algum acessório com rodas. No dia a dia, sacolas, bolsas e mochila não devem ultrapassam mais do que 10% do seu peso.
- Fique atento aos sintomas. Formigamento, com ou sem dor, na região da coluna e fraqueza muscular. Dores serão mais comuns nos membros superiores, ser for uma hérnia de disco cervical, e nos membros inferiores, se for lombar.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!