O segredo para um sono saudável é o equilíbrio. Dormir pouco causa problemas, mas dormir demais faz mal também. Distúrbios como insônia, apneia do sono e o ronco interferem no descanso, tornando o ato de dormir com qualidade, mais difícil.
Cada fase da vida tem a quantidade de horas de sono recomendadas. No entanto, cada indivíduo também tem sua necessidade. Encontrar um equilíbrio pode ser desafiador. É preciso lembrar que o principal não é a quantidade de horas dormidas, mas, sim, a qualidade desse sono.
É normal dormir muito e continuar com sono?
Dormir demais faz mal, principalmente, quando existe algum distúrbio responsável por esse sono. É importante observar se esse é um hábito que faz parte de toda a sua vida ou algo recente.
A resposta para o hábito de dormir muito pode estar no nosso ritmo circadiano, ou seja, nosso relógio biológico. Esse ritmo é que regula as atividades diárias do organismo num período de aproximadamente 24 horas.
Esse mecanismo está presente em todos os seres vivos. Ele é que faz com que o organismo funcione em um cronograma, dia e noite. A estrutura temporal é que regula a biologia do corpo ou organismo. Faz com que sejam entregues as substâncias certas, nas concentrações certas, para os órgãos certos, na hora certa do dia.
A atividade do ritmo circadiano é muito afetada pela luz e escuridão naturais. A vida moderna está cada vez mais cheia de estímulos de luzes artificiais. Estamos o tempo todo sendo estimulados pelas luzes do celular, televisão, tablet, computador, iluminação nas ruas. Raramente estamos no escuro total e isso pode contribuir para um sono desregulado.
Isso contribui para que o sono não seja pleno. Quando o sono não é de qualidade, o corpo não se recupera e a vontade de dormir durante o dia é quase inevitável. Dessa forma, dormir demais faz mal, porque não ocorre no horário correto e de maneira saudável.
Também não é o período em que se fica na cama que importa, mas sim, a qualidade. Algumas pessoas chegam a ter as 8 horas diárias de sono recomendadas. No entanto, sentem-se cansadas ao acordar, mal-humoradas ou com dores no corpo. Isso ocorre porque o sono não foi restaurador.
O que pode ser quando uma pessoa dorme muito?
Nosso organismo tem no sono um mecanismo fisiológico de controle tanto para um adequado estado de vigília (acordado), como de repouso. Nesse período temos a suspensão temporária da percepção sensorial e motora.
O sono excessivo ao longo do dia, mesmo dormindo bem, pode ser sintoma de fatores como: fadiga e esgotamento. Isso pode ser causado por problemas emocionais, ansiedade, depressão, estresse, questões metabólicas, hormonais como da tireoide, entre outros.
Muitos avós dizem que “o nosso corpo fala”. E elas estão certas. O corpo parece gritar e não é escutado. Alguns sinais, como irritabilidade, sonolência em excesso e baixa concentração, significa que o seu organismo está pedindo descanso.
Dormir demais pode ser sintoma de doença
Dormir demais faz mal também quando aparece como sintoma de algumas doenças. O sono excessivo é um problema que acende um alerta para que você procure o médico para diagnosticar e tratar as causas do sono exagerado.
A apneia do sono é comumente a principal causa do excesso de sono e, consequentemente, de dormir demais. A apneia causa a obstrução total ou parcial da passagem do ar pela garganta, fazendo com que aconteça um esforço respiratório grande. Isso resulta em um sono sem profundidade, fragmentado e sem qualidade.
Como resultado do estilo de vida adotado, doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e diabetes, pode ser reflexo de sedentarismo e má alimentação. Aliado a prolongadas jornadas em que dormir demais faz mal – assim como dormir pouco – são condições que agravam o surgimento de distúrbios do sono.
Quantas horas uma pessoa deve dormir?
A Fundação Nacional do Sono realizou estudos e pesquisas científicas para definir a quantidade de sono necessária diariamente. Os resultados apontaram para cada faixa etária o número ideal de horas de sono de qualidade, para não prejudicar a saúde. Confira abaixo:
– Recém-nascido (0 a 3 meses): 14 a 17 horas;
– Bebê (4 a 11 meses): 12 a 15 horas;
– Criança (1 a 5 anos): 10 a 14 horas;
– Criança em idade escolar (6 a 13 anos): 9 a 11 horas;
– Adolescente (14 a 17 anos): 8 a 9 horas;
– Adulto (18 a 64 anos): 7 a 9 horas;
– Idosos (65 anos ou mais): 7 a 8 horas.
No entanto, o especialista do Centro de Transtornos do Sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, Gregg Jacobs, revelou em seus estudos que o tempo ideal de sono pode ser de 7h e não de 8h.
Foram cerca de 34 pesquisas em uma década, envolvendo mais de dois milhões de pessoas. O levantamento mostrou que pode existir uma relação entre a duração do sono e o tempo de vida. Segundo o estudioso, o nível mais baixo é de sete horas de sono. Em pessoas que dormem mais existe aumento maior no risco do que as pessoas que dormem menos.
Itens indispensáveis para uma boa noite de sono
Descartada a possibilidade de alguns distúrbios do sono ou doença, você pode adotar alguns acessórios que irão ajudar a preparar um ambiente mais adequado para dormir.
O uso de aromas relaxantes, seja com o uso de um home spray ou água perfumada, de lavanda, pode auxiliar no processo de preparação do sono. Borrife no ambiente, nas cortinas e almofadas pelo menos 1h antes de ir deitar. Assim o ambiente estará perfumado de forma suave.
Adotar um travesseiro que se adapte ao seu biótipo, ajuda muito, já que relaxa a musculatura da cervical. A GoodSpine oferece o Travesseiro Anatômico GS11 que pode ser montado em diferentes tamanhos, para que esse suporte seja o mais preciso possível.
Também o uso de um rolinho para a cervical pode ser um auxiliar bastante eficaz para relaxar. O Rolinho Cervical Magnético pode ser usado diariamente antes de dormir. Bastam 15 minutos diários para relaxar a musculatura do pescoço e dos ombros.
Um colchão adequado fará uma grande diferença no seu sono. Dormir demais faz mal, mas dormir menos também é prejudicial. Se o seu colchão não for adequado, seu sono certamente não terá qualidade. Conheça os Colchões da GoodSpire GSL, GS2 E Tempur Sensation Elite produzidos com os mais altos padrões de qualidade e materiais de última geração. Os modelos podem ser encontrados nos tamanhos solteiro (duas medidas), casal, Queen e King.