O rolinho cervical é um acessório que proporciona maior relaxamento na coluna cervical, ombros e pescoço. Em formato cilíndrico, é formulado para encaixar no meio do pescoço entre a base da cabeça e os ombros. Prático e fácil de carregar. Ele pode ser utilizado ao dormir, quando estiver deitado, enquanto assiste televisão, na cadeira de trabalho ou em viagens de avião, ônibus e automóvel.
Para que serve o rolinho cervical?
Você sabe para o que serve o rolinho cervical? Ele é um acessório importante para relaxar e aliviar a compressão na região do pescoço, muitas vezes acometida de hérnia de disco cervical. Exatamente, naquele desconforto na parte de cima da coluna. Onde o corpo se encaixa com o pescoço e os ombros, é o local onde deve ser usado o rolinho cervical.
Quando usar o rolinho cervical
O rolinho cervical de apoio foi criado para ser um acessório útil. Para o dia a dia de quem necessita aliviar as dores de coluna que acometem a região cervical. Ele deve ser usado em casos da hérnia de disco, desconforto ao deitar, dores musculares na região do pescoço e ombros.
É indicado, principalmente, para idosos que apresentam a coluna mais arqueada e rígida (corcunda nas costas). Ajuda a aliviar a tensão nesse ponto da cervical. Também pode ser utilizado em crianças.
A coluna é formada por 33 vértebras divididas em partes ou segmentos. Neste caso, o rolinho cervical atua nas sete primeiras vértebras. A partir da base da cabeça, seguindo da seguinte forma:
Região cervical: 7 vértebras (C1 a C7)
Região torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12)
Região lombar: 5 vértebras: (L1 a L5)
Região sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5)
Região coccígea: 4 vértebras fundidas
Como usar o rolinho cervical?
O acessório foi feito para estabelecer conforto na região da coluna cervical. Serve como um apoio complementar. Ele preenche o espaço do meio do pescoço. Além disso, estabelece uma linha entre a cabeça e o corpo. Desta forma, esse espaço não fica solto, sem uma base de conforto. Sua utilização promove bem-estar ao dormir ou se apoiar. O recomendado é o uso mínimo de 15 minutos ao dia. Mas, deve aliar sessões de infravermelho e magnetoterapia.
Esse acessório é ideal para quem busca restaurar a curvatura fisiológica da coluna cervical. O Rolinho Cervical Magnético Good Spine 20x10cm é prático e ajuda a recuperar a postura certa e interromper o processo de degeneração.
Devido ao excesso de tempo que passamos no celular, estamos perdendo a curvatura cervical cada vez mais cedo. Isso acarreta uma série de problemas ao longo de nossas vidas. Além disso, quanto mais cedo você utilizar, inclusive em crianças, mais fácil fica de evitar problemas no futuro.
Como descomprimir a coluna cervical?
A descompressão da coluna cervical pode ser um tratamento não-invasivo, rápido e eficaz. Através de movimentos combinados com a utilização de alguns equipamentos fisioterápicos como Ondas Curtas e Laserterapia facilitam o tratamento e aumentam as chances de recuperação.
Mas também são indicadas sessões de acupuntura, quiropraxia, Reeducação Postural Global (RPG) e fisioterapia. Além da utilização de medicamentos, quando recomendado. Em casos mais severos, após avaliação criteriosa do ortopedista, traumatologista e neurologista, poderá ser indicado tratamento cirúrgico minimamente invasivo.
Existem 3 tipos comuns de procedimentos de descompressão da coluna vertebral:
Laminotomia/foraminotomia
– Raspar parte do osso (chamado lâmina para criar uma abertura maior e aliviar o nervo comprimido;
Laminectomia
– Remoção completa da lâmina;
Discectomia
– Remoção de parte de um disco que está comprimindo um nervo.
O que é cervicalgia crônica e como tratar
A cervicalgia é a dor cervical, na região do pescoço e parte de cima das costas. Pode ser uma contratura muscular, torcicolo, artrite ou hérnia de disco. Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas dessa dor nas costas. Embora seja mais comum em adultos e idosos.
O tratamento pode ser feito com o uso de analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios indicados por um profissional médico. A utilização do rolinho cervical por pelo menos 15 minutos é indicada. Além disso, deve ser aliado a sessões de infravermelho e magnetoterapia no tratamento.
Qual o melhor exercício para fortalecer a coluna cervical?
Mesmo em casa é possível adotar algumas práticas simples para fortalecer a coluna vertebral. É importante que esses exercícios sejam orientados por um profissional que orientará sobre a forma correta para sua execução:
Relaxamento de ombros: Os ombros são muito exigidos no dia a dia. Tendem a sofrer com os problemas da coluna cervical. Nestes músculos, é que se manifesta a maior parte da tensão oriunda de cervicalgias. O exercício consiste em o paciente de pé e em boa postura, realizar movimentos circulares com os dois ombros, girando-os para trás e para frente, em movimentos leves e lentos.
Rotação cervical: Pode ser realizada, sentado ou de pé, com os braços posicionados ao lado do corpo. Girar a cabeça para um dos lados em direção ao ombro e depois realizar o mesmo movimento para o outro lado. O mais indicado são de 5 a 10 repetições.
Flexão ou inclinação lateral: Sentado ou de pé, com os braços posicionados ao lado do corpo, inclinar a cabeça lateralmente com a orelha em direção ao ombro. Você pode ainda auxiliar o movimento com a mão. Realize o movimento para os dois lados, mantendo cerca de 10 segundos de cada lado.
Encolhimento de ombros: De pé ou sentado com os braços apoiados nas laterais do corpo, deve levantar os ombros o máximo possível, sem mexer a cabeça (segurar halteres ou pesos, confere maior resistência, logo, maior fortalecimento). Após elevar os ombros, eles devem ser mantidos na posição por cerca de cinco segundos antes de retornar à posição inicial. Esse exercício pode ser realizado em três séries de 10 repetições.
Mobilidade cervical: Sentado com uma toalha enrolada ao redor do pescoço, devem ser realizadas rotações da cervical de um jeito que toque a maior superfície possível da toalha. Esse exercício gera ganho de mobilidade e relaxamento cervical.
Outros exercícios indicados sob acompanhamento de profissional fisioterapeuta ou de educação física:
– Natação;
– Orientação postural;
– Exercícios aeróbicos (caminhada, passeios de bicicleta, corridas leves);
– Pilates (Técnica de Breathing utilizada no mat pilates ou pilates solo);
– Agachamento em isometria com rolo;
– Rotação de tronco e elevação de ombro no Cadillac
– Projeção do tronco na bola suíça
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!