As pressões do dia a dia, a rotina agitada e mudanças de hábitos que vieram com a pandemia. Todos esses fatores parecem ter intensificado um problema recorrente na vida de muitas pessoas: noites mal dormidas. Então, o que fazer para ter uma boa noite de sono?
Dormir pouco e mal pode trazer problemas de saúde. Mas é possível adotar algumas práticas capazes de fazer com que a qualidade de sono seja mais benéfica do que a quantidade.
O que fazer para melhorar nossa noite
A insônia ou dificuldade de dormir podem interferir na qualidade de vida da pessoa. Noites mal dormidas tendem a diminuir a capacidade de concentração. Além disso, também provocam alterações no humor. Para melhorar essa situação, aqui vão algumas sugestões de hábitos e produtos que podem ajudar a criar um ambiente mais aconchegante para um sono cheio de bem-estar e reparador:
– Crie o hábito de ir dormir respeitando um horário;
– Mantenha o ambiente escuro e confortável. Se prefere dormir com alguma luz acesa, utilize lâmpadas de tonalidade amarela;
– Beba algum chá calmante pelo menos 30 minutos antes de dormir;
– Faça uso da aromaterapia. Você pode contar com home spray para deixar o ambiente perfumado e relaxante. O aroma de lavanda proporciona ainda mais aconchego e calma. Além disso, a água de lençol de lavanda também é uma alternativa para obter uma noite de sono reparadora;
– Se possível não tenha aparelhos eletrônicos no quarto (tv, computador, relógios digitais, modem), mas se tiver, desligue a luz do Led, ou desconecte da tomada;
– Procure se desconectar do smartphone, tablet ou computador pelo menos 1h antes de deitar. As luzes emitidas pelas telas estimulam o cérebro e prejudicam sua noite de sono.
– Adote um bom travesseiro. Um travesseiro anatômico ajuda a manter uma postura mais adequada, com encaixe perfeito da região cervical;
O que fazer para sentir sono
Muitas vezes, o cansaço do corpo e a mente agitada não permitem que o sono chegue na hora que precisamos. Ter o tempo ideal de horas de descanso, muda para cada pessoa, mas o recomendado é que possamos ter de 6 a 8 horas de relaxamento.
Para que o sono ocorra de forma natural é necessário um certo treino. Assim, o organismo cria hábitos que proporcionarão mais bem-estar. Siga estes oito passos para lhe ajudar nesse processo:
1- Tome um banho morno ou quente, dependendo do clima de onde você vive. Banhos gelados tendem a despertar, então prefira sempre temperaturas mais altas;
2- Beba algo igualmente quente, um chá de preferência, já que o café tende a despertar;
3- Diminua a luz ambiente. Dê preferência a uma luminária ou abajur com luz quente e amarelada;
4- Se gosta de aromas, borrife alguma água de cheiro suave no ambiente. Lavanda, camomila, capim-limão e baunilha são algumas opções de perfumes que acalmam.
5- Deite-se na posição mais confortável para você. Com o travesseiro na altura que lhe promova bem-estar. Também o uso de colchão adequado ajuda a ter noites mais relaxadas.
6- Cubra-se com algo que passe a sensação de conforto e aconchego;
7- Se tiver problema com sons e luzes, use tampões auriculares e máscara de dormir;
8- Estique-se e depois relaxe os músculos, controle sua respiração, ouça uma música suave e…durma!
Qual é o horário de dormir à noite
Quem cedo madruga, antes do sol raiar, tende a sentir sonolência durante o dia ou, então, logo que o sol se põe. O organismo pede um descanso. No entanto, o ideal nem sempre é possível, uma sesta depois do almoço, uma parada depois do jantar. Duas práticas que deveríamos copiar dos espanhóis, mexicanos, uruguaios e argentinos. Mas vivemos no Brasil e aqui o sono restaurador não é prática adotada.
A hora de dormir depende da hora que precisa acordar. A quantidade de sono é variável de pessoa para pessoa. Algumas com 6 horas de descanso já estão plenas. Outras necessitam de 10 horas para se reestabelecerem. Estudos apresentados mostram que dormir de 7 a 8 horas é uma média suficiente para que o organismo passe por todas as fases necessárias de uma boa noite de sono.
A necessidade do tempo ideal de cada indivíduo deve considerar suas principais características. Depende da necessidade, da alimentação e intensidade de atividades físicas. Além disso, já é provado cientificamente que quanto maior a idade, menor é o tempo de sono.
Por exemplo: os bebês precisam dormir de 12 a 16 horas por dia. Crianças com cerca de 2 anos ou mais, necessitam de 9 a 13 horas de sono a cada dia. Já os adolescentes precisam dormir cerca de 8 a 10 horas. Os adultos cerca de 7 a 8 horas de sono de qualidade, por dia.
Porque é importante ter sono repador
Durante o tempo em que estamos dormindo, o nosso organismo realiza processos de cura e restauração. Nesse trabalho, ocorre a regeneração dos tecidos, sintetização de proteínas e recuperação de células danificadas.
O processo do sono também serve para recompor as energias e regulação do nosso metabolismo. O sono pode ser definido como um dos principais processos do corpo humano.
Noites mal dormidas causam efeitos negativos sobre nossa saúde. Não dormir pode trazer consequências imediatas ao corpo. Quem já experimentou passar uma ou várias noites sem relaxar e dormir, sabe a dificuldade de passar pelo dia seguinte. Amanhece cansado, mal-humorado, estressado, com raciocínio lento e sem energia ao longo do dia.
Quem tem dificuldades para ter uma boa noite de sono corre maior risco de doenças. O metabolismo fica mais lento e pode ocorrer aumento de peso. A pele mostra sinais de envelhecimento precoce. Ocorre o enfraquecimento do sistema imunológico. Há também alteração hormonal, problemas de memória e pode até ter redução da libido.
É importante não negligenciar a falta de sono ou sucessivas noites mal dormidas. É importante buscar as causas por acompanhamento médico. Atualmente, existem exames que diagnosticam os possíveis motivos da falta de sono. Além disso, uma série de fármacos modernos que permitem o relaxamento de forma mais natural. O período de sono adequado e de qualidade faz com que você viva melhor, de forma satisfatória, tanto física como mentalmente.