Dirigir é algo que muitos amam. A imagem cinematográfica de pegar uma estrada longa e linda nas férias até agrada. No entanto, ninguém curte ficar horas preso em congestionamentos. O anda e para nos cruzamentos e o tumulto nos horários de pico do movimento estressa. Tudo isso, deve ser levado em conta na hora de deixar sua coluna vertebral saudável.
Nesses momentos a tensão, o estresse e a ansiedade aumentam e lá vem a dor nas costas, ombros e braços. Aqui vamos dar dicas de como melhorar a postura e amenizar as dores na coluna, causadas sejam pela má postura ou pelo tensionamento muscular.
Cuidados para coluna vertebral saudável
A coluna vertebral localiza-se no centro do esqueleto. É a parte que promove a sustentação do corpo e a proteção da medula espinhal (responsável por todo o comando desde a cabeça até os membros superiores e inferiores).
Essa estrutura sustenta todo o nosso corpo, formada por vértebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos. Ao todo são 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, formado por quatro vértebras.
Todo esse conjunto recebe ao longo da vida muito impacto. Todos os nossos movimentos tendem a sobrecarregar a coluna, quando mal-executados.
Os episódios de dor na coluna são bastante comuns. Em geral, costumam melhorar em algumas semanas ou meses. As dores podem estar associadas a várias causas, dentre elas: má postura e esforços repetitivos, hérnia de disco, fraturas ou tumores. O tipo de dor nas costas também varia conforme a região afetada. Os mais comuns ocorrem na região lombar (final das costas), também na cervical (base da cabeça, pescoço, ombros).
Ações preventivas
Para uma coluna vertebral saudável e mais resistente é importante adotar atitudes preventivas tais como:
– Boa postura ao caminhar, sentar e durante as atividades domésticas e no trabalho.
– Manter o peso corporal adequado.
– Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas
– Vitamina D e Cálcio: o ideal é tomar 20 minutos de sol por dia, sem protetor solar, para melhor absorção, antes das 10h ou depois das 16h, quando os efeitos dos raios ultravioletas são menores.
– Adotar um programa de exercícios físicos: caminhadas, pedalar, natação, futebol, vôlei, musculação, dança, hidroginástica, pilates, yoga.
– Cuidado com o esforço repetitivo.
– Hábitos saudáveis sejam na alimentação, na hora do sono.
Acessórios que fazem a diferença
Os acessórios também influenciam no seu dia a dia e ajudam a manter sua coluna vertebral saudável. A utilização de alguns deles, enquanto dirige, podem ser importantes auxiliares na prevenção de dores cervicais e lombares.
– Você pode adotar o Suporte Lombar GoodSpine tanto em casa, na cadeira de trabalho, na poltrona, no sofá e também no encosto do banco do automóvel.
– A utilização do Rolinho Cervical Magnético GoodSpine ajuda a restaurar a curvatura fisiológica da coluna cervical. Pode ser utilizado até mesmo quando dirige, na lombar ou no pescoço junto ao encosto de cabeça do banco. Em casa, enquanto estiver deitado no sofá assistindo TV, jogando aquele Game ou trabalhando no home-office.
– Na hora de dormir a postura também é importante, principalmente após passar horas ao volante ou com o pescoço curvado mexendo no celular, ou ao computador. O uso do Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine vai ajudar a relaxar e promover alívio para as tensões da área do pescoço e ombros e bem-estar para um sono tranquilo.
– Um bom colchão é fundamental para evitar a dor de coluna Adotar o uso de um Colchão GoodSpine GSL ou GS3 pode ser fundamental para o tratamento das dores nas costas que muitos jovens e adultos sentem hoje em dia.
Como adotar uma postura correta no carro
Algumas pessoas adotam posturas que prejudicam a coluna vertebral. Além disso, algumas são consideradas perigosas. O ideal é que o banco esteja regulado entre 100 e 120 graus. Uma abertura maior arrisca deixar você escapar do cinto em caso de acidente;
O apoio da cabeça não deve permanecer o tempo todo grudado na cabeça. O espaço é para ajudar a reduzir o impacto. O cinto de segurança não deve estar apertado. Além disso, o ajuste não deve ficar de forma que machuque o pescoço. Regule também os espelhos para poder enxergar sem ter que se movimentar muito ou girar o pescoço.
Acompanhe alguns cuidados:
Coluna: a parte inferior deve estar completamente encostada no banco e buscar uma forma de ajustar à curvatura ao assento — o Suporte Lombar GoodSpine pode fazer este serviço;
Cabeça: precisa estar alinhada ao encosto do banco para evitar dores musculares;;
Braços: os seus cotovelos devem ficar dobrados em um ângulo de aproximadamente 120º — ou seja, mais aberto que o ângulo de 90º;
Mãos: ambas devem estar no volante. Posicione como se fosse os ponteiros do relógio na posição dos “horários” 9h15 e 10h15;
Pernas: devem estar posicionadas não muito distantes dos pedais
Pés: deve deixá-los fora dos pedais quando não estiver acionando. Coloque-os por completo no assoalho do carro.
10 dicas para evitar a dor
1. Arrume o carro antes de sair. Regule a distância e altura do banco, espelhos, volante. Certifique-se que a posição está confortável; certificar de que está confortável desde o início da viagem de carro.
2 . Braços um pouco curvados – Mantenha o banco não muito distante do volante, nem muito próximo. Os braços não devem estar totalmente esticados nem muito colados ao corpo.
3. Faça paradas para se alongar – Se possível, planeje para agendar paradas – idealmente a cada 30 minutos – e saia do carro para que você possa se mover e se esticar.
4. Apoie suas costas e seus pés – A posição ideal é ter os joelhos o mais próximo de um ângulo reto.
5. Cuidado com a postura – As costas devem estar apoiadas no encosto do banco. Ajuste o apoio de cabeça, tanto de quem está na frente como quem está acomodado atrás.
6. Incline um pouco o banco e colocar um apoio na lombar. Dessa forma a coluna fica mais bem apoiada. Também é indicado o uso dos apoios para pescoço, para manter a curvatura da cervical.
7. Faça alongamentos e diminua as dores nas costas antes e se possível durante a viagem.
8. Faça movimentos com as mãos para evitar problemas de tensão e de circulação.
9. Mover o pescoço de um lado para o outro também é um ótimo exercício. Dessa forma, ameniza a tensão e o incômodo, evitando as dores nas costas.
10. Se não puder sair do carro é sentar-se na borda do banco. Com a coluna alinhada, esticar as pernas e apontar os dedos dos pés para o alto. Fique nessa posição por alguns segundos.