Escolher o tipo de colchão ideal é uma tarefa que traz sempre muitas dúvidas. Seja sobre o material, densidade e até a sua durabilidade. Atualmente, existe uma variedade enorme de materiais com o quais são produzidos. Seja de espuma, de molas, látex, viscoelástico, entre outros.
Lembrando que um colchão tem uma vida útil média de oito anos. O melhor tipo de colchão é aquele em que a sua coluna fica alinhada e os músculos relaxados. O colchão que não é confortável pode não ser o certo para você.
Quais os tipos de colchões?
Colchão de espuma – este é o tipo de colchão mais comercializado, principalmente, pelo seu custo. Produzido com espuma e possui densidade variável. Os colchões de espuma sofrem deformidades com maior rapidez do que os outros tipos. Sendo um modelo mais barato.
Colchão de molas – as molas são montadas entrelaçadas e cobertas por uma camada de espuma. Pouco estável, quando uma pessoa se mexe, o colchão todo se movimenta. É um dos tipos mais pesados e de maior durabilidade;
Colchão de molas ensacadas ou pocket – as molas são envolvidas uma a uma. A parte de deitar costuma ter uma camada de espuma chamada de pillow top. Esta proporciona conforto extra e durabilidade. Não apresenta a falta de estabilidade sentida nos modelos de molas entrelaçadas.
Colchão de látex –Trata-se de um material macio, durável e confortável. Adapta-se ao formato do corpo. Ideal para pessoas alérgicas, costuma vir com tratamento contra fungos, ácaros e bactérias.
Colchão viscoelástico – Com tecnologia usada por astronautas, esse colchão é feito com uma espuma que se molda ao corpo sem deformar. É preparado para suportar todos os pesos e alturas sem necessidade de consultar a tabela de fabricação. Costuma ser também o modelo mais caro.
A diferença entre D28 e D33
Após ter escolhido o tipo de colchão, a próxima decisão é a densidade. Para isso existe uma regra que pode ser seguida: a densidade deve ser baseada na sua altura e peso.
Quanto maior a densidade de um colchão de espuma, maior sustentação ele dará ao corpo. Assim, a coluna ficará corretamente alinhada sem causar problemas de saúde. Atualmente, no mercado os modelos D28 e D33 são os mais vendidos. Confira as características de cada densidade.
Colchão D28
Essa já foi considerada uma densidade das mais versáteis do mercado. No entanto, com a introdução dos colchões de mola e de uma imensa variedade de densidades houve uma mudança nessa preferência. É uma espuma de baixa densidade, não sendo dos mais duros. Suportam peso de até 90 kg.
A vantagem do colchão densidade 28 é o preço. Mas dependendo de seu acabamento o investimento pode se equiparar a outros modelos de maior valor agregado. Os mais simples têm acabamento em tecido de poliéster.
Os mais elaborados podem ter acabamentos em fibras naturais como bambu, magnetismo, cromoterapia, entre outros diferenciais.
Colchão D33
Atualmente, os colchões D33 são os mais vendidos no Brasil. Mais firme, de boa durabilidade e preço acessível. Versátil, atende pessoas entre 1,60 a 2,00 metros de altura. Em alguns casos podem servir pessoas de até 120 quilos, altas e baixas, jovens, adultos e idosos.
Os colchões deste tipo com camadas de látex e visco elástico na parte superior, proporcionam a firmeza e o toque de conforto na medida certa. A altura vai desde 12 a 40 cm em acabamentos mais sofisticados com vários tipos de benefícios.
Para muitas pessoas este colchão é considerado duro/firme, pois se não vir acompanhado de um pillow top ou acabamentos como manta acrílica ou outro tipo de espuma soft acaba sendo um colchão duro.
Tipo de colchão de casal
A definição do tipo de colchão de casal é complexa já que deve agradar aos dois em suas preferências de maciez e firmeza, além dos diferentes pesos e alturas de cada pessoa. O colchão para cama box podem ser tanto os de espuma ou molas. Para camas convencionais é necessário ver se o modelo suporta o peso. Encontrados nas medidas: King Size (1,86×1,98m), King Size2 (1,93×2,03), Queen Size (1,58×1,98), Casal (1,38×1,88 ou 1,28×1,88)
Espuma – É necessário analisar a estrutura corporal de cada pessoa e calcular a altura média dos dois e pegar o maior peso entre ambos. Assim, o colchão vai ficar firme. No entanto, mesmo com essa média, os colchões de espuma podem acabar afundando com o tempo no lado com maior peso ou sendo muito duros para os mais leves.
Molas – Os pode ser mais macio que um de espuma, mas a firmeza vai depender do tipo de mola usada. As molas ensacadas são a opção perfeita
Tipo de colchão para solteiros
Um colchão tamanho de solteiro depende se é para uso de um jovem, adulto ou idoso, pode ser encontrado em vários tamanhos, vão do 0,78×1,88, passando pelo padrão de 0,88×1,88 e indo para os tamanhos especiais: King Solteiro (0,96×2,03); Solteirão (1,00×2,00) e o Solteirão 2 (1,10×2,00)
Espuma
Viscoelástica: também conhecido por espuma da NASA,
Látex: Os colchões produzidos com esse material são mais agradáveis em climas quentes. Absorvem menos calor e é mais estável.
Espuma HR: É um produto macio e que não se deforma dependendo da densidade utilizada.
Molas
Molas ensacadas: Garantem uma maior estabilidade.
Verticoil: é usada uma quantidade maior de molas gerando maior firmeza.
LFK: opção das mais estáveis pela particularidade do formato de suas molas. Consegue garantir menos movimentos e maior sustentação.
Qual o colchão ideal
O tipo de colchão ideal não deve ser nem macio, nem rígido demais. Conforme o quiropraxista Roberto Bleier da GoodSpine, o colchão muito mole pode deixar a coluna torta durante o sono e causar dores. Já o modelo muito duro pode provocar dores nos ombros, quadris e deixar uma sensação de cansaço. “Escolha, portanto, um meio-termo”, salienta.
Seguindo as tendências mundiais dos colchões mais inovadores da atualidade, os Colchões Anatômicos Ortopédicos GoodSpine SpineCare GSL E GS3 100% látex oferecem benefícios exclusivos. Este é um colchão ideal para quem tem hérnia de disco ou qualquer outro problema na coluna.
Com uma camada superior de Viscoelástico legítimo, e uma espuma High Resilience (HR) por baixo, o colchão exerce duas funções essenciais quando se trata de suporte ideal:
A camada superior gera a adaptação que o nosso corpo, precisa para se encaixar e descansar os músculos e logo abaixo uma das melhores espumas de sustentação que existe, uma “HR” que fornece todo o apoio e firmeza também necessários para uma sustentação perfeita.