Decidir começar a tomar multivitamínicos é uma escolha importante que deve ser feita em conjunto com um profissional de saúde, como um médico, nutricionista ou nutrólogo. Ao consultar um especialista, você poderá avaliar suas necessidades nutricionais específicas e determinar qual suplemento é mais adequado para você.
Em geral, seguir uma dieta equilibrada e variada é o caminho para obter a maioria dos nutrientes que o corpo precisa. No entanto, algumas pessoas podem ter necessidades aumentadas de certos nutrientes específicos, como mulheres grávidas ou lactantes, idosos e pessoas com restrições alimentares. Nesses casos, um multivitamínico pode ser uma opção interessante para garantir que seu corpo receba todos os nutrientes necessários.
Lembre-se sempre de buscar orientação profissional antes de iniciar qualquer suplementação. Cada indivíduo é único e o acompanhamento de um especialista garantirá que você esteja tomando as medidas corretas para melhorar sua saúde e bem-estar.
Como saber se preciso tomar multivitamínico?
O corpo costuma apresentar alguns sinais de que algo está faltando. Por vezes, são pequenos incômodos. Alguns sinais alertam para que você procure um profissional de saúde para indicar o uso de vitaminas e minerais. Começar a tomar multivitamínicos aliado a uma mudança alimentar poderá trazer os resultados necessários para alcançar a saúde plena.
Confira a lista de alguns sintomas de um corpo que está carente de suplementos:
– Descamação do couro cabeludo: difere da caspa. A descamação pode surgir de uma deficiência de ácidos graxos. Esses lipídeos servem para lubrificar o nosso corpo, tratando a pele e protegendo em caso de doenças inflamatórias. A substância pode ser encontrada no ômega 3, presente nos peixes, no abacate e em amêndoas e castanhas.
– Lábios secos e aftas: pode ser carência de vitaminas do complexo B. A B12, serve como condutor para que outros nutrientes atuem corretamente no nosso corpo, além de participar de processos metabólicos do organismo. É possível encontrar esse ativo em frangos, ovos e carne vermelha magra, cereais e leveduras nutricionais.
– Cabelos finos e quebradiços: necessidade de vitaminas do complexo B e ácido fólico. Têm ação antioxidante, podendo ser encontradas na couve, repolho e espinafre, além de cereais integrais, leite e ovo. Já o ácido fólico ajuda na produção de novas proteínas, no crescimento celular e fortificação capilar. A ingestão de arroz e pão integral garante a nutrição.
– Câimbra na panturrilha: um dos alimentos mais importantes para combater esse sintoma é a banana. A ingestão do magnésio ajuda na contração muscular, ao se juntar ao cálcio potencializa os resultados. Além da banana, o magnésio pode ser encontrado em sementes de abóbora e abacates. Já o cálcio pode ser encontrado nas oleaginosas e do leite de vaca.
– Constipação: falta de fibras na dieta pode causar o mau funcionamento do intestino. Alimentos fibrosos são folhas verdes escuras e cereais. O magnésio também cumpre um papel importante no funcionamento do sistema digestivo, uma vez que a substância ajuda a quebrar os alimentos ingeridos, auxiliando na manutenção do microambiente do intestino.
Qual a maneira correta de tomar multivitamínico
Algumas condições de saúde podem afetar a absorção de nutrientes, como doenças gastrointestinais ou cirurgias bariátricas. Nessas situações, um polivitamínico como o da GoodSpine pode ser recomendado pelo profissional de saúde.
A forma correta de começar a tomar multivitamínicos pode variar dependendo do produto e das necessidades individuais de nutrientes de cada indivíduo. Nunca deixe de ler atentamente as instruções de uso dadas pelo fabricante. Siga as recomendações do seu profissional de saúde.
Em geral, os multivitamínicos são tomados com água, de preferência um pouco antes ou com as refeições. Dessa forma, a absorção dos nutrientes poderá ter maior eficácia e reduzir o risco de efeitos colaterais gastrointestinais.
Uma importante recomendação a seguir é evitar ingerir o suplemento com bebidas que contenham cafeína, como café ou chá, pois isso pode interferir na absorção de alguns nutrientes.
Também é importante não exceder a dose recomendada, pois o excesso de vitaminas e minerais pode ser prejudicial à saúde. Por isso, é importante evitar tomar suplementos ou medicamentos sem orientação. Também é importante armazenar o multivitamínico corretamente, seguindo as instruções do fabricante, além de verificar regularmente a validade do produto.
Tem problema tomar multivitamínico
Antes de começar a tomar multivitamínicos, é importante lembrar que a suplementação de vitaminas e minerais não é um substituto de uma dieta saudável e equilibrada. A alimentação deve ser sempre a principal fonte de nutrientes. Caso seja necessário, um multivitamínico pode ser usado para complementar a dieta.
É necessário ressaltar que o maior risco está na automedicação. A ingestão excessiva de vitaminas pode resultar em hipervitaminose. No caso da vitamina A, por exemplo, isso pode causar náuseas e fissuras na pele. Por isso requer acompanhamento.
Se usadas em excesso, as vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) são eliminadas pela urina, porém, ainda assim podem causar algum tipo de intoxicação e possíveis problemas renais, por conta da sobrecarga dos rins na hora de filtrar essa maior quantidade de substâncias. Já as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) permanecem no organismo, levando a diversos distúrbios.
O uso indiscriminado pode causar gosto estranho na boca, urticária, erupção na pele, cálculo renais, diarreia entre outros. O uso bem orientado de vitaminas pode trazer benefícios em várias situações, como, por exemplo, para mulheres que desejam engravidar e fazem ou uso de ácido fólico e durante a gravidez. Para atletas, veganos, vegetarianos ou um indivíduo com carência devido alimentação desequilibrada, ou a problemas de absorção de vitaminas.
É bom lembrar que o nosso corpo possui uma quantidade diária limite desses nutrientes. O ideal é equilibrar dieta e suplementos multivitamínicos sem o correto acompanhamento médico.
Precisa tomar todo dia
Os suplementos alimentares, para que os efeitos possam ser percebidos, necessitam que sejam utilizados pelo menos por 30 dias.
Você pode recorrer aos multivitamínicos todos os dias. Mas como já foi mencionado anteriormente, sempre é importante contar com a orientação de um profissional, pois embora os suplementos sejam importantes, é necessário utilizar na dosagem que o seu organismo necessita.
Ao começar a tomar multivitamínicos, a frequência ideal depende da formulação específica do suplemento e das necessidades individuais. Em geral, a maioria dos multivitamínicos é projetada para ser tomada uma vez ao dia, mas alguns podem ser tomados várias vezes ao dia, dependendo das dosagens recomendadas.
E lembre-se, não há necessidade de tomar um multivitamínico todos os dias se você está obtendo todos os nutrientes que precisa através uma dieta saudável e equilibrada.