Antes de mais nada, vamos te explicar o que é Quiropraxia e para que serve e quais são os seus benefícios. Porém, podemos adiantar que todas as pessoas que experimentam, não conseguem mais largar essa técnica. É, praticamente, uma unanimidade.
Com certeza, a maioria das pessoas quando busca o seu significado na internet, assiste uma enxurrada de vídeos onde estão “estalando” pescoços, coluna e afins. Por isso, muitas pessoas ficam até mesmo com medo de procurar um profissional quiropraxista. Para saber mais sobre esse método, continue a leitura.
O que é quiropraxia?
A Quiropraxia não é só estalos pela coluna, ela é um é uma profissão na área de saúde, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde que trata as condições do sistema neuro-músculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral. Ou seja, ela é a medicina da coluna. Dentre todas as profissões da área da saúde, a Quiropraxia é àquela especializada no tratamento das nossas vértebras.
Para que serve a quiropraxia?
Após ter entendido o que é a Quiropraxia, chegou a hora de saber exatamente para que ela serve. Primeiramente, as técnicas utilizadas pelos profissionais servem para identificar onde estão os problemas relacionados às vértebras. Sendo assim, são verificados todas as partes do nosso corpo, ponto a ponto.
Além disso, onde os profissionais verificam irregularidades, eles fazem um trabalho de ajuste naquela região. A partir daí, que nós encontramos aqueles vídeos na internet, onde fazem os barulhos de estalos. Porém, é bom lembrar que existem inúmeras técnicas e nem todas elas emitirão som. Por outro lado, essas formas de manejo diferem de profissional para profissional.
O que é quiropraxia e seus benefícios para a saúde
Anteriormente, constatamos o que é quiropraxia. Agora, saberemos quais os seus benefícios para nossa saúde. Então, para continuar o aprendizado, saiba que a melhoria nos aspectos citados abaixo são apenas parte de tudo que pode acontecer na sua vida depois de passar a fazer a quiropraxia.
- Ajuste da coluna vertebral
- Melhora os problemas de insônia;
- Disfunções renais;
- Gastrite;
- Bronquites e problemas de asma;
- Controle de ansiedade e depressão;
- Ajuste no nervo ciático;
- Regulação do intestino preso;
Estes são apenas algumas das evoluções na qualidade de vida de uma pessoa que utiliza o método da quiropraxia pode ter. Então, quando tratamos as disfunções que impediam o funcionamento correto do nosso organismo, podemos ter essa série de vantagens interligadas.
O que é quiropraxia e como é feito o tratamento?
Após constatar onde estão os pontos de tensão na sua coluna vertebral, o quiropraxista faz impulsos para ajustar as articulações. Sendo assim, elas são liberadas e voltam a funcionar normalmente no seu corpo.
Além disso, é importante saber que a Quiropraxia não cura nada, ela apenas reconfigura e faz com que o seu corpo volte a funcionar como antes das lesões. Ou seja, quando o seu corpo está recuperado, ele pode voltar a ser o que era e recuperar todas as funcionalidades. A partir daí, os benefícios citados acima podem ser sentidos.
Quando devo procurar a quiropraxia?
A quiropraxia serve para dois tipos de fatores: os físicos (queda, impacto, má postura, posição errada ao pegar pego) e fatores químicos (poluição, uso do cigarro, bebidas, medicamento, produtos industrializados). Porém, o que mais causa tensões ou luxações, são o estresse, ansiedade, causas psicológicas.
Por isso, ao sentirmo dores e desconfortos, é hora de ligamos o alerta e entender sobre o que o nosso corpo está reclamando. A partir daí, é hora de buscar um profissional quiropraxista.
O que é quiropraxia e como é a primeira sessão?
A partir de todos os exemplos já citados, podemos definir a quiropraxia como técnicas que ajustam nosso corpo para promover a manutenção e restauração da saúde. Ou seja, trata exatamente os pontos que precisam de cuidados para que ele não perca seu funcionamento parcial ou total.
Além disso, com essas correções feitas, ganhamos qualidade de vida e melhoramos, inúmeros outros aspectos, visto que nosso organismo funciona em conjunto. Não existe uma parte do nosso corpo que não esteja diretamente ligada à outra.
Cada sessão será definida pelo profissional que tratará o seu caso específico, porém o tratamento ideal é estabelecido depois da avaliação e de qual planejamento ele usará. Dessa forma, muitas pessoas fazem exercícios em casa para complementar e aperfeiçoar as técnicas utilizadas em consultório.
Quanto tempo dura uma sessão de quiropraxia?
Agora, depois que o passo acima foi definido pelo quiropraxista, sua sessão deve demorar em média 50 minutos. Dependendo da sua condição de saúde, são feitas uma ou duas sessões semanais. Após isso, você pode migrar para outra fase do tratamento, que ocorre de forma quinzenal, mensal e até semestral.
Quais são os efeitos da quiropraxia?
De antemão, podemos afirmar que a diminuição das dores musculares e o relaxamento causado pelos ajustes ocorrem já na primeira sessão. Porém, como qualquer outro tratamento de saúde, ele se dá através de várias sessões e a cada semana se torna ainda melhor.
Em quanto tempo faz efeito?
Como já explicamos, com base no seu histórico médico é que será definido o seu tratamento. Além disso, ele é dividido em três fases: intensiva, corretiva e manutenção. Segundo o que for proposto para o seu tipo específico de problema é que mostrará qual o seu método ideal. Dependendo da intensidade de alguns casos, exames podem ser solicitados antes do início do processo.
Para quem é recomendada?
A quiropraxia serve para todas as pessoas. Ou seja, para todos que desejam ter saúde e uma vida equilibrada, desfrutando 100% do que o seu corpo pode oferecer. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é indicada somente para quem possui algum tipo de problema de saúde.
Dessa forma, se você iniciar os cuidados com a quiropraxia como prevenção, você muito dificilmente terá outros problemas ligados a coluna vertebral. Não espere os piores sintomas ou dores excessivas para buscar ajuda.
Porém, pessoas com problemas muito agravados não podem realizar esse tipo de tratamento, são elas: desordens articulares; transtornos ósseos e que dependem de tratamentos específicos; problemas neurológicos; e alguns fatores psicológicos.
Quem não deve fazer quiropraxia?
Desde já, deixaremos claro que a quiropraxia serve para todas as pessoas e de todas as idades. Não existe contraindicação como já mencionamos, ela é uma medicina que vai prevenir problemas relacionados a sua coluna vertebral, mas que ajusta as demais funcionalidades do nosso corpo.
É perigoso fazer?
Apesar de ser disseminado vídeos na internet no qual aparecer os profissionais estalando os pacientes, não existe nenhum perigo. Além disso, na maioria dos casos, isso nem acontecerá. Cada técnica utilizada possui uma finalidade, os estalos fazem parte de uma. Sendo assim, ninguém precisa ter medo.
Para quem procura essa técnica, basta visitar o site da Associação Brasileira de Quiropraxia para saber quais são os profissionais graduados pertinho de você. Dessa forma, você terá os melhores ao seu dispor, não correndo riscos de ir em locais não autorizados.
Qual a diferença entre fisioterapia e quiropraxia?
A quiropraxia serve para prevenir e tratar problemas ocasionados na coluna vertebral. Bem como a fisioterapia. Porém, fisioterapeutas só podem atuar na área se possuírem um certificado de especialização.
Enquanto a quiropraxia serve para encontrar nas articulações pontos de tensão e locais que estejam afetando o sistema nervoso, para assim, tratar de forma natural, a fisioterapia possui o trabalho de reabilitação desses problemas. Dessa forma, muitas vezes pode ser necessário que você tenha o cuidado dos dois profissionais, visto que uma área complementa a outra.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!