Ter uma boa noite de sono é fundamental para acordar bem e ter um dia mais produtivo. Por isso, saber escolher o melhor colchão, que se encaixe com suas necessidades é fundamental. Tomar a decisão errada nesse processo de escolha e acabar passando suas noites em um colchão errado pode trazer como recompensas uma série de malefícios, como: insônia, dores nas costas e na lombar, tensão muscular má circulação e até desvio da coluna.
Embora pareça uma tarefa fácil, afinal de contas o vendedor da loja vai te ajudar nesse processo, escolher o melhor colchão não é tão fácil quanto parece. Por ser um bem de consumo durável, ninguém sai trocando de colchão anualmente e é comum que surjam diversas dúvidas quando esse momento chega. Se esse momento chegou para você, fique tranquilo, pois montamos esse texto para te ajudar a como escolher, e as características do colchão ideal para você.

O que torna um colchão normal, em o melhor colchão?
É normal que o colchão seja um dos itens mais essenciais do nosso dia a dia, uma vez que se passa uma boa parte das 24h do dia dormindo para recuperar as energias. Apesar de sua importância, não parece estranho como ele passa despercebido e geralmente não se da tanta atenção a ele, a menos que se tenha um sério problema de coluna? O que ele precisa ter para sair de um item comum, para o melhor colchão no meio de todas as opções que se encontra no mercado?
Para se tornar o melhor colchão, é necessária uma série de características que trazem benefícios para quem vai passar todas as noites em cima dele. O melhor colchão precisa ser feito de bons materiais, criado por profissionais que entendam as necessidades do consumidor, oferecer um melhor relaxamento e conforto, sem prejudicar o alinhamento anatômico do corpo e principalmente da coluna.
Como saber qual o melhor colchão para você?
Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração quando chegar o momento de trocar seu companheiro de sono. Problemas de saúde é um dos pontos mais importantes para considerar na hora de pesquisar o melhor colchão. Outro ponto é o peso da pessoa. Pessoas mais pesadas se beneficiam mais com um colchão que seja mais firme, dando mais sustentação ao corpo. Se a pessoa vai dormir sozinha ou se é um casal também deve ser colocado no planejamento na hora da pesquisa de compra. Mas você deve se perguntar ‘quais as características do colchão eu devo levar em consideração?’. Fique tranquilo. Abaixo mostraremos mais cada ponto você precisa valorizar para encontra o melhor colchão.
Critérios importantes na escolha de um bom colchão:
Densidade:
A densidade é um fator importante na hora de escolher o melhor colchão, pois quanto maior for a densidade do colchão, maior sustentação ele dará para o corpo, permitindo um alinhamento melhor da coluna com o resto do corpo, evitando problemas futuros.
Molas ou espuma:
Essa é de longe a pergunta feita com maior frequência pelo consumidor ao procurar um novo colchão. Ambas as opções têm seus lados positivos e negativos, dependendo da necessidade e do gosto do cliente. Um colchão de mola é mais maleável, mais mole. Um colchão de espuma é mais firme, o que não significa que ele seja desconfortável. A espuma por ser mais firme, diferentemente da mola, oferece maior sustentação para o corpo sendo recomendado para pessoas que procuram um suporte maior para o corpo e também para aqueles que precisam de um modelo ortopédico.
Um ótimo exemplo para esse modelo de colchão são os colchões GS e GS3 da GoodSpine, feitos com espuma especial, desenvolvida por especialistas em coluna vertebral. Sem dúvida a melhor opção para quem quer conforto sem abrir mão dos cuidados com a saúde.
Espessura:
A espessura é importante, pois um colchão muito fino não irá proporcionar o conforto ideal para uma boa noite de sono, atrapalhando o corpo de relaxar e trazendo consequências no dia seguinte. O mínimo que um colchão deve ter para oferecer algum conforto, é entre 14 e 18cm de espessura. O recomendado para aqueles que procuram mais conforto e estabilidade, são os modelos entre 20 e 30cm, pois são mais confortáveis. Além do conforto, são a melhor opção para casais, pois não sentirão o movimento do outro durante a noite.
Medidas:
A medida é, talvez, a primeira coisa que se observa ao procurar um novo colchão. Não tem como dormir bem, se o corpo não couber inteiro na cama, não é? Além disso, há quem prefira mais espaço para se movimentar com mais liberdade enquanto dorme e tem aqueles que prefiram uma cama menor para não sentirem que tem espaço sobrando.
Os colchões GoodSpine possuem diversas medidas e com certeza uma delas será a ideal para você. Olha só:
- Solteiro: 88cm x 188cm x 22cm
- Solteiro Grande: 98cm x 199cm x 22cm
- Casal: 138cm x 188cm x 22cm
- Queen: 158cm x 198cm x 22cm
- King: 193cm x 203cm x 22cm
Fibra de bambu:
Há séculos, a resistência o bambu o fez ser usado para diversas finalidades. Capaz de suportar os diversos tipos de clima, dos mais secos aos mais úmidos, a fibra extraída do bambu se mostra uma ótima opção para ser usada também em colchões. Se assemelhando bastante à seda, os colchões de fibra de bambu, tem um toque bem gostoso e oferecem conforto em todas as épocas do ano.
A fibra de bambu é capaz de absorver 4x mais umidade que o linho e o algodão, mas não a retém por ser um tecido que possui alta ventilação. Ideal para os dias mais quentes, pois ajuda a evitar que o corpo fique suado.
Viscoelástico:
Este tipo de colchão é conhecido por ser produzido com a espuma viscoelástica, conhecida por ter memória. Criada em 1966 com o objetivo de equipar roupas de astronautas e acentos de aeronaves. Após ser rejeitada por ter um cheiro forte e ser reformulada alguns anos depois, perdendo o odor, hoje é muito usada em próteses, cadeiras de rodas, travesseiros e, claro, em colchões.
Como dito sua principal característica é ter memória. Ela se molda ao formato do corpo para reduzir os pontos de pressão nas áreas dos ombros, quadris e joelhos, proporcionando uma sustentação uniforme ao corpo durante a noite. Pode ficar tranquilo, você não precisará dormir todas as noites na mesma posição, pois ela retorna ao formato original sem deformar quando não tiver nenhuma pressão sobre ela.
Látex:
A espuma Látex não é tão conhecida como outras no mercado, mas também traz inúmeros benefícios. Além de também se moldar ao formato do corpo para diminuir os pontos de pressão do corpo e proporcionar uma noite de sono mais confortável, o látex é altamente recomendado para pessoas alérgicas, pois é 100% natural e hipoalergênico, evitando reações diversas que o acúmulo de poeira no colchão pode causar a sua saúde.
Além disso, foi criado para facilitar a circulação do ar pelo colchão, evitando o acúmulo de umidade e poeira, e consequentemente da proliferação de ácaros. Também atua como regulador de temperatura, resfriando nos dias quentes e proporcionando maior aconchego nos dias frios.
Ótimos exemplos de colchões que usam essa tecnologia são os modelos GS e GS3 da GoodSpine. Além de todos os benefícios que a espuma Látex tem, os colchões da GoodSpine foram desenvolvidos por especialistas em coluna vertebral, com o objetivo de te proporcionar uma noite de sono ideal, com o conforto garantido pelos materiais de qualidade usados em sua produção e cuidando da saúde da sua coluna ao mantê-la alinhada anatomicamente durante toda a noite.
Rígido ou macio?
O melhor colchão, o ideal, deve ser confortável, deixando a coluna alinhada e os músculos relaxados. Se for muito “duro” pode provocar dores nos ombros, quadris e juntas, além de causa cansaço na musculatura. Por outro lado, se for muito “mole” pode deixar a coluna desalinhada e causar dores nas costas que poderão evoluir para problemas ortopédicos mais sérios.
Ficou com dúvidas? Confira esse video completo e Como escolher o melhor colchão
Outros pontos importantes na hora de escolher o melhor colchão:
Preço: os colchões não são os itens mais baratos quando falamos de coisas indispensáveis para a sua casa, porém se você souber escolher e cuidar bem, são itens extremamente duráveis, tendo vida útil de até uma década. Não é comum trocar o colchão com frequência, por isso é indispensável o cuidado na hora de comprar um novo. Claramente para adquirir um colchão feito com materiais de qualidade, será necessário um investimento maior, porém é exatamente assim que esse custo deve ser visto, como um investimento no seu conforto e na sua saúde, uma vez em que o sono tem total influência no bom funcionamento do nosso corpo.
Necessidades especiais de saúde: Se você possuir algum problema de saúde, deverá ter ainda mais cuidado ao procurar o melhor colchão para te acompanhar todas as noites. Complicações como hérnia de disco, dores e desvios na coluna podem ser decisivos no momento de escolha. É importante verificar bem suas necessidades junto de um médico antes de tomar a decisão de compra e investir em um produto que vai passar tantos anos com você.
Dicas para acertar na compra do melhor colchão:
Escolha o modelo ideal: molas ou espuma. Mais macio ou mais rígido? Nem sempre um colchão mais mole significa mais conforto. Fique atento.
Pesquise antes de comprar: Visite algumas lojas, pesquise na internet, entenda os diferentes tipos de mola, tipos de espuma para ver qual se encaixa melhor com você.
Não se deixe levar pela aparência: é normal que a beleza atraia o público com mais facilidade, mas cuidado. Dê preferência às especificações de qualidade dos produtos usados e o conforto que ele poderá te oferecer.
Veja se o colchão escolhido suporta seu peso: Alguns colchões e materiais são feitos para suportar até um certo peso, alguns suportam mais e outros menos. Não tem problema em adquirir um colchão que suporte bem mais que seu peso, mas um que suporte menos poderá proporcionar menos conforto, além de precisar ser trocado mais cedo.
Escolha uma loja e marca confiável: Algo que vai passar tanto tempo com você e que tem tanto impacto na sua rotina e saúde não pode ser comprado em qualquer lugar ou produzido por qualquer marca. Pesquise bem, avalie cada característica antes de fazer sua compra. Os colchões GoodSpine, além de serem criados por especialistas, são os únicos no Brasil com selo da Associação Brasileira de Quiropraxia.

Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias