Exercitar-se é bom e necessário. Mas ainda assim você sente desconforto após o treino ou exercícios? Isso pode indicar que sua coluna vertebral está sendo prejudicada. Saiba que há exercícios para coluna que a prejudicam. Vamos mostrar os cuidados que deve tomar!
É muito importante praticar exercícios físicos regularmente, todavia de maneira correta. A sobrecarga e a má postura podem gerar para o corpo consequências desagradáveis. Por isso, conte sempre com a orientação de um profissional de educação física.
Exercícios que prejudicam a coluna
Em algum momento ao longo da vida poderemos ter dores nas costas. Seja na região da lombar ou da cervical. A Organização Mundial da Saúde já apresentou estudos que apontam que cerca de 80% da população já teve ou terá algum tipo de dor na coluna.
A prática esportiva, seja profissional ou amadora, necessita de constante avaliação médica. Dessa forma é possível prevenir e evitar problemas na coluna vertebral.
Nem sempre as dores ou a sensação de incômodo nas costas está relacionada a doenças como hérnia de disco, escoliose ou lordose. O tão conhecido “mal jeito nas costas” pode ser consequência da falta de alongamento ou má postura ao se exercitar.
Se você frequenta academia e é do tipo que quer recuperar o tempo perdido, saiba que alguns exercícios não devem ser realizados para quem está com dores na coluna. Sempre informe seu personal e médico se algum incômodo for sentido.
1- O agachamento realizado com o uso de pesos nas costas é normal de ser realizado durante as séries. Mas para quem está sentindo aquela pinçada nas costas, é recomendado não adicionar o uso da barra ou outro peso atrás da cabeça. Dessa forma, você sobrecarrega o músculo da lombar. O mais indicado nesse caso é fazer o legpress horizontal ou outro tipo de agachamento cuja carga fique na frente ou junto ao corpo.
2- Ao realizar exercício de glúteos e sua lombar não está fortalecida ou com algum problema, fazer esse movimento em quatro apoios e usando a caneleira, pode agravar algum problema pré-existente. Os quilos extras utilizados nas canelas, faz com que o movimento concentre mais força nesse local. A sugestão é substituir para o exercício de afundo e avanço.
3- Substitua o exercício de elevar a barra do solo até a altura do joelho (Stiff), pelo exercício da ponte, em que deitada de costas e com os dois pés apoiados no chão, você eleva o quadril), ou então e pela cadeira flexor.
Além de exercício físicos, algumas atividades cotidianas podem ser prejudiciais e causarem dores na coluna vertebral. De acordo com informações do Instituto Nacional de traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde, é importante adotar cuidados diários para evitar problemas na coluna vertebral.
Exercícios para coluna evitam dores
Somente por uma avaliação médica é possível verificar de você está apto a fazer determinados exercícios. A definição das séries e o acompanhamento da sua execução deve ser realizada por profissional de educação física.
Ambas as atitudes podem evitar não apenas as dores na coluna vertebral e cervical como outras doenças. É importante lembrar que nem todos os exercícios indicados para uma pessoa também podem ser para você.
Confira atividades que ajudam
1- Musculação – É muito positivo fazer musculação, mas com a orientação de um profissional. Realizar séries organizadas com exercícios adequados, e sem exagerar no uso de pesos é importante para fortalecer a musculatura. Exercícios que tragam mais firmeza e estabilidade para a sua coluna são necessários.
2- Pilates – Esta é uma atividade física trabalha a postura, minimizando os riscos de desenvolvimento de problemas na coluna. As séries realizadas nos aparelhos ajudam a fortalecer a musculatura do tronco e das pernas, exigindo muito equilíbrio e alongamento.
3 – Caminhada – Se possível diariamente, fazer pelo menos 20 minutos de caminhada pode trazer grandes resultados. No entanto, procure manter boa postura, trabalhe a respiração e não deixe de usar um calçado adequado para a prática. Sempre faça um bom alongamento antes de iniciar a caminhada.
4- Hidroginástica – As atividades na água são excelentes. Ajudam aumentar a resistência, melhorar a respiração, a e postura. É muito indicada para prevenir e tratar lesões na coluna ou em outras partes do corpo, pois a água diminui o impacto dos movimentos.
5- Natação – A natação oferece muitos benefícios e muito indicado para diminuir as dores nas costas. Os movimentos fortalecem a parte superior do corpo. Assim como na hidroginástica, melhoram a respiração e a postura.
O que a má postura causa
A falta de cuidado com a postura a médio e longo prazo pode causar dores na coluna vertebral. A postura errada por longos períodos, sentados ou de pé também podem resultar em doenças definidas como posturais.
A coluna é sustentada por uma série de músculos e ligamentos. Por isso é importante fazer exercícios que fortaleçam as costas, tronco e pernas.
O sedentarismo e o excesso de peso são bastante prejudiciais. Quando falamos em peso, não apenas o corporal, mas também quando carregamos objetos, mochilas, sacolas.
Profissionais que precisam passar longas horas sentados, como motoristas, operadores de telemarketing sofrem com dores lombares e cervicais.
O que preserva a saúde da coluna
Viver sem dor é viver com qualidade de vida. O corpo envelhece, mas você com atitudes e cuidados diários pode retardar ou acelerar esse processo.
Para preservar a sua coluna vertebral é importante estar atento ao seu corpo. Dores nas costas não devem ser negligenciadas. A sua coluna vertebral sustenta ao longo da vida todos os pesos que carregamos. Evitar o sedentarismo fazendo exercícios e cuidar para não ter sobrepeso, pode ajudar a retardar o processo degenerativo na sua estrutura.
Situações de estresse também podem influenciar na saúde da coluna. Ter uma boa noite de sono é importante. Para isso dormir em um colchão adequado e utilizar um travesseiro ortopédico colabora para o relaxamento e bem-estar e para a saúde da coluna.
O que prejudica a saúde da coluna
A nossa coluna cervical tem sido duramente exigida nos últimos anos. Desde que os celulares, tablets e computadores foram criados, passamos a permanecer por muito mais tempo mantendo posturas prejudiciais à saúde. Portanto, cuidado com a sua postura!
Vemos uma crescente onda de problemas de coluna, como hérnias de disco, compressão de nervos, dores musculares ou problemas estruturais resultado da perda de sustentação. Isso faz com que ocorra um desgaste dos discos e estruturas, ocasionando quadros de dores em muitas pessoas.
Tais problemas de saúde estão ocorrendo de forma cada vez mais precoce. O que antes eram “doenças da idade” passam a afetar também os jovens. Entre os 20 e 40 anos, já podem ocorrer hérnia de disco intervertebral . Entre 40 e 60 anos, as pessoas são afetadas mais de um estreitamento do canal lombar ou cervical causando a compressão dos nervos.
Diferenciais GoodSpine
A GoodSpine é referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da Associação Brasileira de Quiropraxia. Tem a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
Já o Travesseiro Anatômico Good Spine GS4 é a resposta para quem busca o travesseiro perfeito em termos de ergonomia e conforto. Seu design anatômico se molda delicadamente ao seu pescoço, enquanto os lados ajustáveis com camadas de espuma personalizadas se adaptam às necessidades de cada corpo, independentemente do biotipo.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!