O que é dor muscular?
A dor muscular é um desconforto muito comum que pode aparecer em vários músculos do corpo. Outras partes que também podem gerar esse incômodo são os tendões, ligamentos e fáscias (tecido conjuntivo responsável por ligar e proteger músculos e órgãos), sendo os lugares mais comuns em aparecer são: pescoços, costas, mãos, pernas, entre outros.
Em alguns casos, é preciso procurar ajuda médica para saber os motivos das dores que não tem nenhuma ligação com as situações mais conhecidas, pois podem ser casos graves como fibromialgia, uma síndrome que afeta os músculos e esqueletos causando forte dor muscular crônica.
Quais são os tipos de dores musculares?
As dores ocorrem quando o músculo é sobrecarregado ou sofre um forte estresse emocional. Elas são classificadas como agudas (pouca duração) e crônicas (longa duração). Conheça os tipos de dores musculares:
Dor nas articulações: Quando essa região do corpo é afetada, os sintomas podem ser curto ou na pior hipótese, um prenúncio de uma doença crônica, por exemplo, artrite ou artrose, as quais devem ser acompanhadas por um médico para um tratamento específico. Caso as dores musculares sejam nos punhos, quadril, joelhos e mãos, pode ser sinal de inflamações crônicas.
Estiramento: Muito comum em atletas, o estiramento acontece quando fazemos um alongamento acima da limitação do corpo, causando uma dor aguda, inflamação nos músculos e em certos casos, hematomas. Os músculos mais suscetíveis a sofrerem estiramentos são os da virilha, panturrilha e posterior da coxa.
Contusões: Sua maior cara são as manchas roxas no corpo juntamente com inchaços na região lesionada. Esse tipo de lesão costuma surgir após a atividade física, muitas vezes uma forte pancada nos músculos. Em caso grave pode atingir os tendões, potencializando a dor e dificultando a movimentação da parte machucada.
Dor no pescoço e ombros: Aquela dor muscular desagradável nessas regiões são indicativos de uma rotina estressante. Esse desconforto é também o resultado de uma má postura de quem fica horas sentadas diante de um computador.
Costas e lombar: Uma das mais comuns dores musculares a dor nas costas é um grande incômodo. A dor nas costas situadas nos lados esquerdo e direito, pode ser problema de hérnia de disco, muito esforço muscular na região ou artrose. No caso da dor muscular na lombar, principalmente na parte inferior da coluna, claramente é mais uma vez má postura de quem não senta direito em uma cadeira.
O que pode provocar uma dor muscular?
A dor muscular está relacionada muitas vezes a tensão muscular, lesão causada por exercício físico ou trabalho cansativo. Conheça as principais causas que podem provocar dor muscular.
Lesões em atividades físicas: muitas vezes quando fazemos um exercício de maneira inadequada ou exageramos no número de repetições sem respeitar os limites do seu próprio corpo, acaba gerando lesões.
Ficar muito tempo na mesma posição: quem trabalha em escritório tendo que passar horas sentado na mesma posição e muitas vezes de maneira incorreta, pode prejudicar a coluna.
Dormir de mau jeito: se você dormiu em cima de um braço sabe muito bem o desconforto que é no dia seguinte. Dormir em ambientes inadequados e um colchão de má qualidade também podem causar dor muscular.
Má postura: grande vilão do nosso corpo, pois muitas pessoas ainda continuam tendo o péssimo hábito da má postura, ocorrendo problemas de curto a longo prazo com dores musculares.
Algumas doenças virais: doenças virais como gripe, dengue, febre-amarela, entre outras, têm como sintomas as dores musculares. Outras doenças causadas por bactérias e protozoários também podem causar dor muscular.
Existem outras causas que podem desencadear dores musculares como Polimialgia reumática, triquinose (lombriga), Polimiosite, Uso de medicamentos para reduzir o colesterol (estatinas), Dermatomiosite, Desequilíbrios de eletrólitos no sangue.
Em casos graves não deixe de procurar um médico, pois quanto mais cedo encontrar o motivo, mais rápido será o tratamento.
Quanto tempo pode durar uma dor muscular?
Vai depender muito da origem da dor muscular a que a pessoa está sendo submetida, porque as dores como já foi falado se dividem em breves e crônicas. As dores breves geralmente não passam de alguns dias como um estiramento na coxa, dor nas costas ou uma contusão causada por um forte impacto.
Já as dores crônicas são mais complicadas de se lidar e é fundamental o acompanhamento médico para uma melhor forma de tratamento. Esse tipo de dor está geralmente ligado a doenças mais complexas que requer muita atenção e cuidados especiais.
Como identificar se a dor é muscular?
A dor muscular tem algumas peculiaridades com um desconforto em determinado músculo do corpo. Algumas dores podem também comprometer movimentos do corpo, devido a forte lesão no local. Conheça algumas características mais comuns:
- Inchaço
- Espasmos
- Rigidez dos músculos
- Dor como se tivesse sido picado, esfaqueamento, comichão ou queimação.
- Dormência ou formigamento
Esses são os sintomas mais relatados por pessoas com dor muscular em alguma parte do corpo, mas alguns aspectos denotam um perigo maior causado por alguma doença. Confira alguns sintomas que podem ser um alerta grave de algo pior:
- Contraturas musculares
- Imobilidade
- Dor crônica
- Atrofia muscular
- Dores que não conseguem ser solucionadas por nenhum tratamento
- Má qualidade de vida
Esses determinados casos podem ser doenças reumatológicas, síndrome de dor miofascial, fibromialgia, entre outras doenças mais graves. Nesse caso procure um médico imediatamente nos primeiros sinais desses sintomas.
O que fazer para aliviar dores musculares?
A dor muscular é recorrente de pequenas lesões ou excesso de esforço físico, alguns casos podem ser problemas mais graves. Conheça algumas dicas para aliviar esse desconforto.
Compressa de gelo:
Bastante conhecido por aliviar a dor muscular, o gelo tem como ação desinchar a área afetada. Como a região afetada começa a esquentar devido à dor, o gelo entra em ação para aliviar rapidamente, mas deve ser usado da maneira correta para não abaixar demais a temperatura corporal ou queimar a região já afetada.
Alongamento:
Fundamental para retirar a tensão causada pela dor muscular. Faça alongamentos duas vezes ao dia para um melhor resultado contra as dores.
Água quente:
Assim como o gelo, é uma das técnicas mais populares para aliviar a dor muscular. Esse método é ideal para tensões crônicas nos músculos, para ansiedade e sedentarismo.
Colchões e travesseiros anatômicos:
O colchão GS3 GoodSpine In the box foi desenvolvido pela Good Spine para proporcionar conforto para a coluna vertebral. Feito com a mais avançada tecnologia do mercado, o produto deixa a coluna alinhada e relaxa a musculatura.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!