O Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, é uma data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as questões de saúde sejam trabalhadas. Dessa forma, garantindo a conscientização e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população.
Então, a dica é para que aproveitemos esse momento para nos cuidar ainda mais. Se você anda sentindo que sua coluna não está lá muito bem, dedique-se mais tempo e cuidados. Adeque seu dia a dia e seus exercícios para melhorar a sua saúde.
Por que Dia Mundial da Saúde?
As ações realizadas durante o Dia Mundial da Saúde são de extrema importância, para que você e a população aprenda a cuidar-se e informar-se sobre como manter a sua mente e corpo saudáveis.
Cada edição de evento, que iniciou em 7 de abril de 1948, tem um tema específico escolhido para ser discutido mundialmente, como prioridade na agenda internacional do Dia Mundial da Saúde.
Vivendo em um mundo de desigualdades, são muitos os grupos que, além de não terem acesso aos serviços básicos de saúde, ainda precisam lutar pela sua sobrevivência. Com poucos recursos econômicos, baixa renda diária, muitos são os grupos de pessoas cujo acesso a condições de moradia segura, educação de qualidade e oportunidade de emprego ainda está muito longe de ser alcançada.
Com a pandemia da Covid-19, esses grupos cresceram ainda mais, levando a OMS a adotar ações ainda mais contundentes para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano.
O que aconteceu no dia 7 de abril de 1948?
Esta é uma importante data na agenda mundial da saúde. O dia marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade foi criada para garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso ao mais elevado nível de saúde.
A sequência de graves epidemias na última metade do século XIX fez com que a Liga das Nações estabelecesse, em 1920, uma organização de saúde. Mas somente após a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945, que se iniciaram tratativas para a implantação de uma entidade exclusivamente voltada para a saúde. Isso só ocorreu em 7 de abril de 1948, com a criação da OMS, cuja sede fica em Genebra, na Suíça.
Qual o tema do Dia Mundial da Saúde?
Para 2023, além de focar na jornada para alcançar Saúde para Todos, que é o tema deste ano, a OMS celebrará seu 75º aniversário sob o tema 75 anos melhorando a saúde pública. Então, este ano no Dia Mundial da Saúde teremos dupla comemoração.
A Covid-19 se alastrou por todos os países. No entanto, foram atingidos mais severamente aquelas comunidades que já vinham enfrentando vulnerabilidades. Os grupos mais expostos às doenças, com menos acesso aos serviços de saúde de qualidade, foram as que sofreram mais com consequências adversas.
Para a campanha do Dia Mundial da Saúde 2023, líderes mundiais estão sendo convocados a garantir que a equidade na saúde seja a peça central para a recuperação global pós-pandemia Covid-19. Onde a sociedade civil e os indivíduos sejam parceiros na busca por soluções para que todos tenham condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde.
Como cuidar da saúde da coluna
Neste Dia Mundial da Saúde, o blog da GoodSpine convida você a olhar mais minuciosamente a saúde da sua coluna. Diariamente, alguém ou até você mesmo, pronuncia a frase “Estou com dores nas costas hoje”. Pois as dores lombares e cervicais, são comuns em homens e mulheres, em qualquer fase da vida.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, aponta como principais fatores: obesidade, sedentarismo, má postura, esforço físico exagerado ou má execução de exercícios físicos.
O que tem sido observado é que cada vez mais jovem as pessoas vêm sentindo dor na coluna. Esses episódios parecem estar relacionados a problemas musculares ou nos discos da coluna. Já na idade mais avançada a dor é normalmente resultado de desgaste.
Portanto, preste atenção ao seu estilo de vida. Aqui vamos dar algumas dicas de como melhorar essa situação. É fundamental e pode fazer a diferença.
Dicas para uma coluna saudável
1. O sedentarismo é um veneno! Procure mudar constantemente de postura. Não fique todo o tempo sentado ou de pé. Dê intervalos de descanso entre uma posição e outra.
2. Fique atento à altura da tela do computador. É fundamental que o monitor esteja na altura dos seus olhos, pois manter a cabeça inclinada para baixo pode sobrecarregar a coluna e causar dor cervical. Para auxiliar é bom após o trabalho ou estudo utilizar um rolinho cervical para descansar.
3. Cuidado ao levantar peso. Ao se agachar para pegar algum objeto no chão, nunca dobre a coluna, mas sim os joelhos. A força para erguer o objeto deve concentrar-se nas pernas.
4. Alongue-se. O alongamento ajuda a reduzir o risco de lesões e da tensão muscular, ampliando os movimentos e mantendo as funções articulares.
5. Cuidado com a posição ao dormir ou deitar. Ao dormir de barriga para cima deve-se utilizar um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos. Ao dormir de lado, utilize um travesseiro que preencha bem o espaço entre seu ombro e orelha, como o G11 da GoodSpine.
6. Cuidado com a postura ao dirigir. É importante que o banco não esteja nem muito para trás e nem muito para frente em relação ao painel do carro. Você ainda pode utilizar um apoio para a lombar, mantendo as costas firmes.
O que faz bem para a coluna?
A sua coluna vertebral é a estrutura que sustenta todo o seu corpo. Quanto mais você cuidar da sua postura e adotar hábitos saudáveis, por mais tempo ela se manterá forte.
Adotar a prática de atividades físicas desde cedo na vida é uma das principais dicas. Assim evita o sedentarismo, a obesidade e ainda trata mente e corpo. Movimentar-se contribui para a produção dos hormônios do bem-estar, como a endorfina, adrenalina e dopamina.
Se não gosta de academia, adote práticas mais prazerosas como uma caminhada, andar de bicicleta, dança, algum esporte coletivo ou até mesmo patinar, ou andar de skate. O importante é se mexer!
Evite fumar e beber álcool em demasia. Estudos mostram que os componentes do cigarro aumentam o nível de circulação da carboxi-hemoglobina, que impede a oxigenação dos tecidos do corpo. Isso gera má nutrição dos discos e induz sua mais rápida degeneração.
Manter os índices de Vitamina D e Cálcio é importante para a saúde da coluna. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio ingerido e a depositá-lo com o fosfato no esqueleto. Dessa forma poderá reduzir as chances de osteoporose, do amolecimento dos ossos em adultos e do raquitismo em crianças.
O ideal é obter a vitamina D expondo-se ao sol, por pelo menos 20 minutos diários, antes das 10h ou após às 16h. O Sol é responsável por 90% da produção da vitamina D que o organismo precisa. Utilizar suplementos pode auxiliar. Converse com seu médico e peça orientação sobre a dosagem correta para você.