A dor na coluna nunca deve ser ignorada. Mas, somente o médico ortopedista pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Por isso, é importante não fazer nenhum exercício físico sem antes consultar um especialista. Aqui vamos verificar dicas que nos auxiliam a manter a saúde de nossa coluna.
Assim que os sintomas surgem, aliado a medicação, é importante um certo repouso. No entanto, não deve ser por muitos dias. Estudos recentes demonstram que ficar muito tempo deitado faz com que ocorra a perda de força muscular e a dor tende a piorar. Se movimentar é recomendado.
O que é a coluna e para o que serve?
A coluna vertebral é uma haste flexível formada pelas vértebras. Localiza-se no centro do esqueleto. É a parte que promove a sustentação do corpo e a proteção da medula espinhal, responsável por todo o comando desde a cabeça até os membros superiores e inferiores.
Essa estrutura tem a função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos). É formada, basicamente, por vértebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos. No interior da coluna, localizam-se nervos, incluindo medula espinal e raízes nervosas.
Formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
– 7 vértebras cervicais proporcionam suporte à cabeça;
– 12 vértebras torácicas: garantem suporte para a cavidade torácica e estão conectadas às costelas;
– 5 vértebras lombares: garantem suporte para a cavidade abdominal e também proporcionam movimento entre a parte torácica e a pelve;
– Sacro: é formado por cinco vértebras fundidas e une a coluna à cintura pélvica;
– Cóccix: é constituído por quatro vértebras e garante o suporte do assoalho pélvico.
A coluna é também uma importante base para as costelas e músculos. Apesar de o movimento entre as vértebras ser pequeno, quando analisadas como um todo, vemos que elas permitem importantes movimentos, como os de inclinação, flexão lombar e rotação cervical.
Onde é a dor na coluna?
Os episódios de dor na coluna são bem comuns. Costumam melhorar em algumas semanas ou meses. As dores podem estar associadas a várias causas, dentre elas: má postura e esforços repetitivos. Também problemas mais sérios como hérnia de disco, fraturas ou tumores. O tipo de dor nas costas também varia conforme a região afetada. Os mais comuns ocorrem na região lombar (final das costas), também na cervical (base da cabeça, pescoço, ombros).
Alguns tipos de dores na coluna, mais comuns no lado esquerdo, são causados por má postura, carregar objetos pesados ou dormir de forma desconfortável.
Na região lombar, a dor pode se localizar no centro da coluna ou irradiar por toda a lombar, virilhas, cóccix, nádegas e pernas. No entanto, é necessário estar atento. Cálculo renal ou fraturas na costela também podem causar dores na coluna nessa região.
As lesões cervicais podem causar dor no centro do pescoço. Também pode ser uma dor que irradia para a cabeça, mandíbula, face, ombros, escápulas, braços, mãos e pernas.
Essas dores têm intensidades diferentes. Aguda quando surge de repente. Pode levar de quatro a seis semanas para desaparecer. A crônica é mais persistente. O incômodo pode seguir por mais de 12 semanas. A referida é uma dor que parte da região lombar e irradia para outras partes, como posterior da coxa ou glúteos.
As dores que parecem ter origem na coluna podem ser sintomas de alterações posturais, hérnia de disco, doenças reumáticas, fraturas nas vértebras, músculos atrofiados, osteoporose, desgaste das estruturas da coluna vertebral, envelhecimento entre outros fatores. As causas sãovariadas : desde a sobrecarga física, estresse, obesidade, sedentarismo, quedas e, até mesmo, tabagismo.
Ações para reduzir a dor na coluna
Tratar a dor na coluna durante as crises pode-se em um primeiro momento adotar o repouso em posição confortável e com a coluna alinhada. No entanto, ficar deitado ou parado não pode ser atitude por muito tempo. Se movimentar é o mais recomendado. Caso contrário, a musculatura enfraquece e as dores persistirão por mais tempo.
A maioria dos episódios de dor lombar tem tratamento relativamente simples. No entanto, não espere que a dor simplesmente desapareça. Especialmente, se ela for persistente. Pois, pode agravar o quadro. Procure um ortopedista que lhe indicará o melhor tratamento. Seja com exercícios, seja com medicação adequada.
Algumas atitudes podem auxiliar no primeiro momento, aliviando os sintomas, mas não curando as causas. Confira ações que podem ser adotadas para aliviar a dor na coluna:
– Aplicar compressa quente ou usar bolsa de água, ou gel. No chuveiro ou deixar água quente correr no local da dor traz alívio das tensões musculares;
– Massagear o local dolorido com gel ou pomada anti-inflamatória à base de diclofenaco dietilamônio, ou salicilato de metila. Pode ser aplicado de 1 a 2 vezes por dia, massageando levemente a pele até absorver. Outra opção é usar pomadas contendo capsaicina que tem efeito analgésico;
– O tratamento pode ser feito com uso de analgésicos, anti-inflamatórios em forma de comprimidos. Pode ser indicado o uso medicação para aliviar a dor, algum relaxante muscular ou até remédios mais fortes que devem ser receitados pelo ortopedista;
– Como tratamento alternativo podem ser realizadas sessões de acupuntura, reflexologia ou quiropraxia para alívio da dor e desconforto;
– Sessões de fisioterapia também podem ser indicadas para o tratamento;
– Fazer exercícios leves de alongamento e caminhadas. Não devemos deixar de fazer exercícios para evitar a dor. Ao contrário, é importante fazê-los da maneira correta, em frequência e intensidade. Ou seja, sem exageros e com supervisão profissional.
– Experimentar sessões de massagem.
Como prevenir
A utilização de alguns acessórios podem ajudar a prevenir e tratar as dores cervicais e lombares:
– No home office ou no trabalho utilize um apoio para a coluna como o Suporte Lombar GoodSpine em Veludo
– Na hora de dormir a postura também é importante O uso do Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine G11 vai ajudar a relaxar a região cervical e promover alívio para as tensões da área do pescoço e ombros e bem-estar para um sono tranquilo.
– Um bom colchão é fundamental para evitar a dor de coluna. Adotar o uso de um Colchão GoodSpine GSL ou GS3 pode ser fundamental para o tratamento das dores nas costas.
– Mude seus hábitos. Assista as dicas do quiropraxista e proprietário da GoodSpine, Roberto Bleier: