Abrir a porta ao chegar e sentir a casa cheirosa, com ares de limpeza, de frescor e de aconchego, certamente nos deixa mais relaxados e animados, após um longo dia de trabalho ou estudo.
Quando compramos algum produto temos a grande expectativa de que o perfume que sentimos ao abrir vai se prolongar por muito tempo no ambiente, mas nem sempre isso ocorre não é mesmo? Mas podemos usar várias alternativas para que possamos ter essa atmosfera agradável por mais tempo no banheiro, na sala e no quarto. Então vamos às estratégias para obter os melhores resultados.
Como surgiu o uso de aromas
Os aromas já eram apreciados e desenvolvidos lá no Império Egípcio. Mais tarde foi seguido pela Grécia Antiga, Roma e só muito tempo depois pelas cortes no Iluminismo.
A própria Cleópatra já sabia como conquistar seus amantes com as fragrâncias. Recebê-los com a casa cheirosa era um artifício de sedução. Nesse tempo, os aromas eram dissipados em forma de fumaça, com a queima de madeiras, especiarias e ervas. A forma de incenso só surgiu depois.
Os gregos foram responsáveis por dar forma às essências. Eles desenvolveram as primeiras técnicas de extração de óleos essenciais e criaram pomadas, pastas e unguentos. Nesse formato, podiam ser armazenados e transportados. Por volta do ano 800 antes de Cristo, os gregos já exportavam óleos de flores e plantas, como rosa, lírio, sálvia, tomilho, manjerona e avenca.
Na antiguidade, eram usados de forma terapêutica em banhos, massagens e rituais religiosos de diversas culturas milenares.
Os árabes, por volta do ano 1000 d.C, desenvolveram uma forma de óleos essenciais que ficava mais semelhante ao que usamos nos dias atuais. Sua extração se dava pela destilação a vapor, o que permitiu maior eficiência da extração de fragrâncias de flores, folhas, caules e raízes de plantas.
Mas o termo aromaterapia surgiu apenas a partir de 1920 com o francês René Maurice Gattefosse. E assim se iniciou a fama dos franceses no mundo dos aromas. Foi a partir de 1980 que a aromaterapia passou a ser reconhecida pelo seu poder medicinal.
As vantagens da aromaterapia
Deixar a casa cheirosa é apenas um dos atributos dos aromas. Talvez a parte mais importante da utilização de perfumes e essências seja na área da saúde e no bem-estar,
Manter a casa cheirosa, arejada, limpa e aconchegante faz parte das necessidades para se ter uma vida saudável.
A GoodSpine também investe em uma linha de aromas como forma de complementar o seu portfólio dentro do mercado do sono. A Linha Home oferece o Home Spray e a Água de Lençol de lavanda
Da lavanda é extraído um dos óleos essenciais mais populares. Seu uso ajuda a diminuir os níveis de ansiedade no nosso corpo. Isso é possível porque possui um poder de relaxamento do sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções.
Além disso, como também tem como efeito a redução dos níveis de cortisol, ela se torna responsável por diminuir também a sensação de estresse. Por esse motivo a indústria seja do ramo de limpeza ou cosmético costumam oferecer produtos com essa fragrância.
Benefícios da aromaterapia
A lista de benefícios que podem ser obtidos com o uso da aromaterapia são enormes. Apenas para listar alguns, podemos citar:
– melhora da qualidade do sono e combate a insônia (lavanda, bergamota, manjerona);
– reduz sintomas de agitação e demência do idoso (erva-cidreira, erva-doce, camomila);
– ajuda no tratamento de inflamações do corpo (cravo, chá verde, ravinstsara);
– promove o relaxamento e ajuda a reduzir a ansiedade (lavanda, camomila);
– colabora para a concentração (limão, hortelã-pimenta, alecrim);
– aumenta as defesas do corpo (cravo, chá verde, ravinstsara).
Aromaterapia e cromoterapia
A aromaterapia utilizada em consórcio com a cromoterapia (uso da frequência vibracional das cores para equilibrar corpo e mente) pode promover uma maior harmonia no ambiente: em casa, no trabalho ou no estudo.
Utilizar óleos essenciais, pode ser potencializado a partir das cores. Isso se torna possível porque nossos centros de energias também são estimulados por cores específicas associadas a eles.
Utilizar luminárias ou abajures com lâmpadas coloridas, as cores que escolhemos para a decoração podem nos influenciar. Muitos decoradores aproveitam as cores para oferecer mais equilíbrio aos ambientes.
O uso associado de aromas e cores podem contribuir para estimular nossas células nervosas, que irão vibrar e provocar emoções e sensações específicas no nosso cérebro.
Truques para deixar a casa cheirosa
– A cozinha e o banheiro são os locais da casa em que podemos ter maior dificuldade em manter perfumado e nem sempre os produtos industrializados ajudam. Você pode montar ramalhetes com ervas frescas como alecrim, galhos de laranjeira, limoeiro, eucalipto, hortelã e manjericão, além de outras que você gostar. Amarre e pendure em algum lugar do ambiente. Troque o ramalhete à medida em que as folhas sequem.
– Cortar fatias de limão, laranja, cascas de bergamota, maçã e deixá-las ao sol por alguns dias e depois colocá-las em um pote de louça ou vidro, com especiarias deixa o ambiente perfumado.
– Misture em um borrifador duas medidas da tampa de amaciante concentrado de sua preferência (escolha pelo perfume), use a mesma medida 1x com álcool, 4x a medida de água e use para borrifar as cortinas, o sofá, almofadas.
– Use aromatizadores que utilizam velas para aquecer o óleo essencial. É bom para deixar o banheiro e o quarto perfumados.
– Misture em um pote ou vidro sal grosso, 2x de medida da tampa de amaciante concentrado, 1x da medida de álcool, pode utilizar algumas gotas de óleo essencial com aroma similar ao do amaciante. Deixe o pote aberto no ambiente. Troque quando o sal estiver derretido.
– Tire o odor dos sapatos com saquinhos de chá secos. Opte por aromas cítricos de ervas ou frutas. O chá seco tira o odor, absorve a umidade e ainda deixam os sapatos cheirando bem.
– Aromatize a casa fervendo água em uma caneca com fatias de limão, alecrim, uma colher de chá de extrato de baunilha. Ferva e reduza o fogo, mas continue fervendo, preenchendo a água que se evapora. Desligue quando a casa já estiver cheirosa. Ótimo para ambientes onde cozinha e sala são integrados.