O colchão é um produto dos mais importantes que você tem em sua casa. Por isso, merece muita atenção. É um item de uso diário, que fica em contato direto com seu corpo.
Antigamente, era vendida a ideia que um colchão era para toda a vida. Mas hoje, sabemos que a vida útil é de cinco anos para os de espuma e de oito anos para os de mola ensacada.
Como preservar seu colchão?
Não pule não sente: tanto vemos nos filmes as pessoas pulando ou passando um tempo sentadas em suas camas trabalhando. Mas esses não são usos corretos. Ele foi desenvolvido para as pessoas se deitarem nele. O uso diferente pode impactar em sua durabilidade. Quem tem crianças em casa, sabe que eles adoram pular e dar cambalhotas. Mas, isso, além de ser perigoso, pode danificar o seu colchão.
Cama bagunçada: muitos podem pensar que seja relaxamento, mas apesar da questão estética, deixar a cama desarrumada por algum tempo pode ser saudável. O ideal é deixar os lençóis bagunçados por cerca de duas horas após levantar. Assim é possível ventilar e secar resíduos da transpiração.
Protetor de colchão: invista neste item. O uso diário do protetor ajuda na sua conservação. Dessa forma, impede que o suor chegue ao tecido e provoque aquelas manchas amareladas. Além disso, o acessório também protege contra poeira e pelos dos pets.
Base adequada: a base em que o seu colchão será colocado deve ser arejada, sólida, reta, firme e sem farpas.
Ambiente ventilado: é importante que exista circulação de ar adequada para evitar e eliminar a umidade. Troque a roupa de cama com frequência e abra a janela para o ar circular.
O que estraga o colchão
Não importa qual o tipo. Se de espuma, mola, látex ou viscoelástico. Existem coisas que adoramos fazer, mas que reduzem muito a vida útil desse produto.
Comida – Ao comer na cama é quase impossível evitar que farelos e migalhas caiam. Então, evite comer na cama. Isso favorece a atração de insetos e, principalmente, de formigas. Os alimentos que por ventura caiam podem impregnar e engordurar o tecido.
Limpeza – um colchão não deve ser lavado. Use apenas um aspirador de pó. A dica é colocar um protetor. Dessa forma, impedirá que a superfície absorva suor. Isso também evitará que a umidade deteriore o revestimento do tecido.
Secador de cabelo– utilizar o secador de cabelos para secar o colchão pode estragar a espuma. Isso reduz o seu tempo útil.
Umidade – evite que o produto absorva umidade. Caso algum líquido seja derramado, coloque-o ao sol pela manhã no máximo por 30 minutos. O melhor é deixar sob a luz natural indireta.
Qual o colchão ideal
Um colchão considerado ideal precisa ter algumas características que garantam conforto e durabilidade. Não deve ser nem macio, nem rígido demais. “O colchão muito mole pode deixar a coluna torta durante o sono e causar dores. Já o modelo muito duro pode provocar dores nos ombros, quadris e deixar uma sensação de cansaço”, observa o quiropraxista Roberto Bleier da GoodSpine. O colchão ideal é o que seja um meio-termo.
Seguindo as tendências mundiais de inovação, os Colchões Anatômicos Ortopédicos GoodSpine SpineCare oferecem benefícios exclusivos. Este é um colchão ideal para quem tem hérnia de disco ou qualquer outro problema na coluna.
Com uma camada superior de viscoelástico legítimo, e uma espuma High Resilience (HR) por baixo, o colchão exerce duas funções essenciais quando se trata de suporte ideal.
Como aumentar sua durabilidade
Vire e gire – para minimizar a deformação que costuma ocorrer com uso, é indicado girá-lo a cada 15 dias nos primeiros seis meses. Depois, a cada 30 dias. Se o produto for próprio para uso dos dois lados, vire-o também.
Modelos antialérgicos – é importante usar o aspirador de pó sobre a superfície sempre ao realizar a troca da roupa de cama. Principalmente, se forem de espuma.
Não exponha o colchão direto ao sol – isso pode ressecar a espuma e ainda contribui para a proliferação agentes nocivos à saúde.
Não sente na beirada e não coloque objetos pesados ou pontiagudos sobre ele: o colchão é desenvolvido para sustentar o peso do corpo de maneira uniforme. Não concentre todo o peso em um único ponto.
O que colocar debaixo do colchão?
Existem muitos modelos de camas para o seu colchão. Atualmente, o modelo box, é o queridinho do mercado. Neste modelo, o colchão de espuma, de molas ou de qualquer outro tipo vai sobre uma estrutura em forma de caixote. Essa estrutura pode ser única ou dividida em duas partes.
As pessoas costumam colocar papelão ou plástico sob o colchão, nas tradicionais camas que utilizem estrados de madeira. Porém, isso não é recomendado. O colchão precisa “respirar”.
Existem camas estilo japonês, em que o colchão vai direto no chão ou sobre uma base de madeira. É recomendado levantá-lo diariamente para secar e arejar. Não coloque sob ele placas de borracha, lonas ou papelão que acumulam umidade.
Como eliminar ácaros
Sabe aquela coceira no nariz, nos olhos, na pele, tosse, espirro e pigarro, que te ataca quando vai deitar na cama? Pode ser alergia provocada por ácaros que estão no seu colchão.
Para eliminar os ácaros do seu colchão é importante manter sua higienização. Esse trabalho deve ser realizado por empresa especializada. Através de uma limpeza a seco é possível remover todos os microorganismos.
Manter o quarto arejado, usar protetor de colchão produzidos com tecido antibacteriano e, anti fungos; deixar o colchão por algumas horas sem a roupa de cama, antes da troca, são maneiras de conservar o seu colchão.
Dicas de conservação
– Escovar e aspirar regularmente.
– Nunca lave. A umidade e alguns produtos químicos podem danificá-los.
– Para deixar cheiroso use água de lençol.
– Se for necessário limpar use desinfetantes próprios para estofados, eles garantem a manutenção e o mantém perfumado.
– Em caso de manchas, use um produto de limpeza a base de enzimas, eles são conhecidos por “quebrarem” a mancha.