Manter a postura no trabalho de forma correta evita evitar dores na coluna. Essa atitude não irá apenas prevenir problemas, mas, também, contribuir para o aumento da sua produtividade. Ao se sentir confortável para exercer suas atividades, seja sentado seja de pé, o seu tempo e sua dedicação irão render mais.
A má postura no trabalho é um problema que afeta cada vez mais pessoas. Quem leva uma vida sedentária sofre ainda mais, pois a atividade ajuda a aliviar a tensão causada pela parte superior do corpo. Agora, vamos mostrar como que cuidados e exercícios simples podem ajudar você a prevenir e aliviar as dores nas costas.
Como evitar dores na coluna
As novas modalidades trabalho, remota e home office colaboraram para o aumento das crescentes reclamações de dores na coluna. Nem sempre o ambiente de trabalho está adaptado às necessidades ergonômicas. Muitas vezes, a cadeira da cozinha, da varanda, o sofá, um apoio de colo ou, até mesmo, a cama são usados para trabalhar.
As consequências da má postura no trabalho não demoram a chegar. Dores lombares e cervicais se tornam mais constantes. Isso é resultado de horas seguidas diante dos monitores, celulares e tablets.
São problemas que afetam homens, mulheres de todas as faixas etárias, inclusive crianças e adolescentes. Aquele incômodo leve pode evoluir para uma dor crônica, resultando até na impossibilidade de realizar atividades simples. A seguir temos algumas dicas para melhorar a sua postura!
Atividades para reduzir desconforto
– Alongue-se: Antes de iniciar os trabalhos, faça alongamentos simples. Inicie esticando as pernas, os braços e as costas. Como se estivesse espreguiçando.
Procure levantar e caminhar a cada 1 hora. Se você trabalha em casa, aproveite para buscar um copo de água, dar atenção para seu pet, para as crianças, regar uma planta. Não precisa ser por muito tempo. O importante é mudar a postura.
Estique as costas dando um abraço em si. Sim, é isso o que você leu! Abrace a si próprio. Basta colocar a mão direita no ombro esquerdo e à esquerda no direito.
Mesmo sentado você pode se movimentar. Gire os pés e tornozelos para os dois lados. Use os braços para se alongar esticando-os acima da cabeça por alguns segundos.
– Faça exercícios regularmente: caminhada, natação, pilates, andar de bicicleta, corrida, uma partida de vôlei, futebol, arremesso de bola ao cesto, tudo vale. O importante é se mexer!
– Fique atento na posição da cadeira: ela deve permitir que seus dois pés fiquem apoiados no chão. O assento deve ser firme. Também, deve ter apoio para o antebraço. Além disso, o encosto deve ficar rente às suas costas e estar a uma altura que permita manter uma curvatura normal e confortável.
– Mantenha uma postura correta: Podemos iniciar nossa atividade sentados corretamente (costas firmes em ângulo de 90 graus, cabeça ereta), mas bastam alguns minutos para que o corpo se acomode em uma má postura no trabalho.
Depois de um tempo já estamos relaxados, atirados na cadeira ou curvados, pernas cruzadas ou sentados sobre elas. A musculatura das costas (região do trapézio), os músculos do pescoço, ombros, a coluna cervical e a lombar são os mais afetados.
Como manter a postura no trabalho?
A vida é agitada, você é a prova viva disso. Então se organizar para não esquecer de se cuidar é fundamental. Use aquele post-it de cor chamativa colado no seu monitor, o alarme do relógio ou celular para lembrar de se alongar e caminhar a cada 1h de trabalho.
Se trabalha sentado, invista na ergonomia, uma boa cadeira e mesa, um mouse e teclado macios, um monitor que permita várias alturas.
Observe a posição do monitor par ver se ela está posicionado na altura de seus olhos. Se não estiver regule ou então coloque apoios em sua base. Ajustar a altura dos objetos que você mais manuseia, que pode ser o volante ou assento do automóvel, a máquina de costura ou outros equipamentos. Dessa maneira você evita o comprometimento e a sobrecarrega do pescoço e ombros.
A utilização de periféricos ergonômicos pode ser a solução se você tem dificuldade de sentar maneira ereta. Para isso existem apoio para os pés, rolinho de apoio para a cervical, um apoio para a lombar e mobiliários específicos para cada atividade profissional.
Se você é daqueles que insiste em ficar comas as pernas cruzadas ao sentar, saiba que essa posição não é indicada. E esse é um costume que precisa ser evitado, já que as pernas quando cruzadas deixam o seu quadril fora de posição.
Qual é a postura ideal
Ao longo do dia realizamos várias tarefas e raramente observamos a nossa postura. Quem quer evitar ou reduzir os problemas na coluna vertebral é possível treinar e corrigir como nos portamos.
Um grande erro de postura que cometemos no dia a dia é ao erguer e carregar objetos. É necessário garantir um bom apoio com os pés, firmes no chão. Mantenha as suas costas retas, evitando flexionar a coluna para a frente. Se tiver que pegar objetos no chão e elevar, é importante flexionar as pernas e subir sem curvar as costas.
Quando for necessário permanecer por bastante tempo de pé, procure posicionar um pé à frente do outro e os joelhos ligeiramente flexionados. Dessa forma é possível não sobrecarregar a sua região lombar. Nessa posição você alivia a pressão dessa região da coluna vertebral e evita dores nas costas. Se estiver em pé e em movimento, procure manter as costas direitas.
Na posição sentada sua coluna não deve estar sob tensão. As linhas naturais das curvas (cervical, torácica e lombar) precisam estar retas. Os ombros devem estar para trás e seus glúteos encostados na parte traseira da cadeira ou sofá.
Procure uma mobília que permita essa posição. Tenha o cuidado de distribuir igualmente o peso de seu corpo sobre ambos os quadris e de manter os joelhos num ângulo de 90º, com os pés devidamente apoiados no chão.
10 consequências da boa postura no trabalho
Manter a postura no trabalho correta ajuda a reduzir ou evitar as dores na coluna. Quem aprende desde cedo como se manter de pé, sentado ou erguer objetos evitará por mais tempo problemas na coluna. Entre os principais benefícios podemos citar:
1- Combate a tensão muscular;
2 – Evita a fadiga e o cansaço;
3- Melhora a eficiência muscular;
4- Previne dores na cervical e lombar;
5- Ajuda no alinhamento de ossos e articulações;
6- Colabora para a redução do impacto nas articulações;
7- Melhora o funcionamento muscular;
8- Melhora a oxigenação dos pulmões;
9- Contribui para evitar a má digestão, pois descomprime o intestino descomprimido;
10- Traz consciência corporal e otimiza o corpo, gerando bem-estar psicológico.