Dormir é uma das coisas mais prazerosas que podemos fazer, principalmente à noite quando nosso corpo quer descansar. No entanto, quando por algum motivo nosso sono é abreviado, é uma sensação bem desagradável que pode acontecer e faz o dia seguinte ser mais cansativo.
Uma noite mal dormida não afeta apenas a nossa disposição para encarar o dia, mas também o nosso humor. Uma pessoa irritada acaba deixando o clima mais tenso, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, logo o sono é uma das necessidades fundamentais que nosso corpo precisa.
Mas se na hora de dormir você percebe que seu corpo não relaxa e tem dificuldade em pegar no sono? Um distúrbio que muitas vezes não percebemos, mas que pode está afetando muitas pessoas é o distúrbio de sono agitado, um problema que deve ser solucionado assim que você notar.
O que caracteriza um sono agitado?
O distúrbio do sono agitado tem como principal característica uma movimentação demasiada durante o sono. Os movimentos acontecem durante todo o período noturno, envolvendo grandes grupos musculares o que acaba causando a fragmentação do sono.
Essa fragmentação faz com que o corpo não relaxe de maneira correta, pois reduz o sono profundo e a eficiência do sono. Esse problema é muito comum em crianças e os pais devem ficar atentos quando seu filho se mexe por muito tempo durante o descanso noturno e acordam com muita sonolência e indisposição para fazer atividades.
Os movimentos se iniciam durante, ou antes, da pessoa pegar no sono e costumam ocorrer três vezes por semana. No dia seguinte a pessoa que sofre desse transtorno sofre alterações comportamentais, sociais e dificuldade no aprendizado, prejudicando as atividades diárias que a pessoa realiza devido ao corpo que não teve sua bateria carregada completamente.
Como sei se tenho sono agitado
Algumas características são muito frequentes para quem sofre desse distúrbio, entre as mais conhecidas são:
- Movimentos repetitivos iguais ou maior a cinco por horas de sono
- Histórico de movimentos de braços ou pernas durante à noite toda
- Movimentos grosseiro e irregulares detectados pelo exame de polissonografia
- O distúrbio persiste pelo período mínimo de três meses.
- Sintomas diurnos (cansaço, sonolência, desatenção, irritabilidade)
O transtorno do sono agitado não tem relação com outros transtornos do sono, como síndrome das pernas inquietas, apneia obstrutiva, insônia, transtorno rítmico do movimento ou crises epilépticas. Na verdade, esse problema é uma entidade recente diagnosticada principalmente em crianças e adolescentes entre seis a dezoito anos.
Quais são as principais causas do sono agitado?
Existem várias causas que podem deixar seu sono agitado, desde as mais comuns como ansiedade e estresse como problemas mais graves como apneia, epilepsia, depressão ou problemas com álcool e drogas. Conheça alguns fatores que estão ligados ao sono agitado:
- Doenças ou indisposição física;
- Efeito colateral de medicamentos;
- Tabagismo;
- Ambiente incômodo (muito barulho ou luz excessiva);
- Cama desconfortável;
- Consumo excessivo de cafeína;
- Horário desregulado para dormir;
- Ir para cama muito cedo ou tarde demais.
Na maioria dos casos uma mudança de hábitos já é o suficiente para resolver o problema. Contudo, em determinados casos mais graves é indispensável um acompanhamento médico para um tratamento mais adequado para o problema que persiste.
O que fazer para melhorar sono agitado
Para você poder dormir tranquilamente é preciso desenvolver certos hábitos que irão auxiliar você na hora de dormir. Conheça as principais dicas para uma noite tranquila:
- Tenha uma rotina: o corpo sabendo qual é o momento certo para o descanso não vai dificultar sua noite de sono. Tente organizar seu tempo para ter no mínimo oito horas de sono, sempre obedecendo aos horários de dormir e acordar.
- Faça exercícios: a atividade física vai liberar o estresse do dia, deixando seu corpo relaxado para dormir tranquilo.
- Alimentação correta: não invente de comer comidas pesadas antes de dormir, isso atrapalha no sono, porque o corpo estará trabalhando para digerir o alimento.
- Abstraia do problema: se o sono não vem, não fique pensando nisso, pois uma boa noite de sono só é possível com uma mente leve.
- Crie um ritual para o sono: antes de dormir tome um banho gelado, beba um chá, deixe o celular de lado, pois a luz da tela atrapalha o sono.
Comece a fazer essas simples mudanças para que seu corpo saiba quando é o momento certo para dormir sem interrupções ou dificuldades.
Como diminuir a sensação desconfortável?
Para ter um verdadeiro descanso e relaxamento é preciso não só mudar seus hábitos, mas também a aquisição de equipamentos que vão te auxiliar a ter uma noite tranquila. Veja abaixo dicas essenciais para você deixar de vez todo o desconforto:
- Banho gelado: antes de dormir tome um banho gelado para que o corpo já fique relaxado antes de dormir.
- Escolha ou regule o ambiente em que você vai dormir: na fase mais aguda do sono, a temperatura corporal cai, logo não deixe que a temperatura suba acima de 26ºC ou diminua abaixo de 18ºC.
- Caso passe de 30 minutos acordado na cama, levante: se está demorando para dormir, não fique forçando a barra, levante-se e leia um livro ou escute uma música relaxante.
- Tenha um colchão de qualidade na sua casa: um calção macio demais, duros ou disformes, provocam um desalinhamento de toda a coluna, causando um desconforto para dormir. A Good Spine tem o colchão perfeito para você ter uma boa noite de sono.
Como fazer o tratamento para distúrbio do sono?
Para chegar em um diagnóstico de um determinado distúrbio de sono pode levar tempo. Primeiramente o paciente terá que ficar atento aos sintomas recorrentes para informar ao médico os principais problemas que lhe afligem, para o profissional ter uma noção.
Após todas as informações coletadas pelo médico, ele vai analisar o sono do paciente em um laboratório especializado e determinar o tratamento adequado. Dependendo do distúrbio, um tratamento será mais indicado, por exemplo, em caso de insônia o ideal são medicamentos e apneia o uso de aparelhos.
O próprio paciente também pode ajudar como nós aprendemos, por meio de mudanças de comportamento e a prática de hábitos saudáveis. Um sono tranquilo pode ser alcançado com as dicas e informações do texto que você está lendo agora.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!