O sonambulismo é um distúrbio relativamente comum, que acomete em maior número, crianças e pessoas do sexo masculino. Ele se manifesta no estado mais profundo do sono, levando a respostas involuntárias de algumas funções motoras, sem se lembrar no dia seguinte, ou lembrar apenas parcialmente do que ocorreu, uma vez que não está completamente acordado.
A razão do sonambulismo ainda é desconhecida, mas gera muitas dúvidas e preocupações em especialistas, principalmente por conta dos acidentes que envolvem pessoas com esse quadro. Os acidentes são majoritariamente eventuais, podendo ser desde um hematoma no corpo de quem sofre de sonambulismo, até mesmo acidentes mais graves envolvendo a pessoa sair de casa dormindo e ir para uma rua movimentada, ou acidentes com armas brancas expostas.
O que é sonambulismo?
O sonambulismo é considerado um quadro de distúrbio de comportamento que se manifesta durante o sono, mesmo em estado de sonolência, o indivíduo que é acometido pelo quadro pode andar, falar e até comer. O nosso despertar de uma noite de sono acontece no nosso mecanismo neurológico complexo, e ele pode se dar principalmente de três formas: em um despertar autonômico, cortical ou cognitivo. No caso do sonambulismo, ocorre um desajuste entre essas três formas de despertar, de maneira que não se desperta a todas elas, mas apenas a uma, ou duas.
Quais as causas do sonambulismo?
As causas do sonambulismo seguem sendo misteriosas, porém bastante discutidas entre especialistas. No caso do sonambulismo infantil, acredita-se que seja por conta do processo de formação e amadurecimento do cérebro. Já em adultos, o que se observa é que é algo comum em um grupo de pessoas que tem alguns hábitos ou doenças específicas, como listamos a seguir:
- Pesadelos;
- Estresse;
- Bexiga cheia;
- Asma;
- Noites mal dormidas;
- Apneia;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Excesso de álcool;
- Febre;
- Traumatismo craniano;
- Enxaqueca;
- O uso de alguns remédios psiquiátricos;
- Histórico familiar.
Quais são os tipos de sonambulismo?
O sonambulismo é um dos distúrbios considerado como parassonia. A parassonia é uma classificação de comportamentos anormais durante o sono, segundo a Classificação Internacional dos Distúrbios de Sono, as parassonias são divididas em três principais grupos: parassonias do sono não REM, parassonias do sono REM e outras parassonias.
- No grupo de parassonias do sono não REM temos: despertar confusional, sonambulismo, terror noturno e distúrbio alimentar associado ao sono.
- No grupo de parassonias do sono REM temos: distúrbio comportamental de sono REM, paralisia isolada e recorrente do sono e distúrbios de pesadelos.
- No grupo de outras parassonias temos: síndrome da cabeça explodida, alucinações relacionadas ao sono, enurese do sono, parassonia secundária a doença, parassonia secundária a medicação e parassonia não especificada.
O que uma pessoa que tem sonambulismo pode fazer?
Assim como os motivos do sonambulismo é incerto, o que uma pessoa em estado de sonambulismo pode vir a fazer também é. Porém, é importante manter alguns cuidados se você convive com alguém que sofre desse distúrbio ou é alguém que sofre dele. Uma pessoa sonâmbula pode ser perigosa tanto para outras pessoas, quanto para si mesma. Os principais riscos em quadros de sonambulismo são os acidentes que eventualmente pode acontecer, portanto, seguem algumas dicas de como manter você e a pessoa querida em segurança durante a hora de dormir:
- Tenha telas de proteção nas janelas;
- Bloqueie o acesso a escadas;
- Tranque as portas e guarde as chaves;
- Mantenha facas e armas brancas bem guardadas;
- Mantenha as passagens livres;
- Não exagere no álcool;
- Evitar atividades de muito estímulo horas antes de dormir;
- Mantenha uma alimentação balanceada;
- Pratique atividades físicas;
- Respeite a hora do sono;
- Tenha luzes sensíveis ao movimento, assim ninguém irá se assustar ao se deparar com um sonâmbulo no escuro.
Por que não se deve acordar alguém que sofre de sonambulismo?
Antigamente acreditava-se que não deveria acordar alguém em estado de sonambulismo, pois poderia acontecer algo grave com a sua saúde. Ou então que se alguém os acordasse no susto, a pessoa com sonambulismo estaria curada do quadro, nenhuma das duas coisas é um dado de realidade. Não é proibido acordar um sonâmbulo, porém não é a coisa mais indicada a fazer, isso porque não ajudaria em nada o quadro do distúrbio, podendo até mesmo gerar mais complicações.
Além disso, ao ser despertado de um quadro de sonambulismo, a pessoa que sofre o distúrbio pode se sentir perdida e bastante confusa, podendo chegar a ser até mesmo agressiva. A melhor das alternativas caso você encontre um sonâmbulo durante a noite é ajudá-lo de forma calma e paciente levá-lo de volta à cama, sem estimulá-lo a falar.
Como saber se sofro de sonambulismo?
Dificilmente uma pessoa com sonambulismo irá se auto-diagnosticar, quem irá ajudar nesse processo serão as pessoas que convivem com o sonâmbulo, seja porque elas os viram andando pela casa, conversando ou sentado em algum lugar diferente de onde foi dormir. É importante que as pessoas do convívio de alguém que tem quadros de sonambulismo sempre pergunte se a pessoa se lembre da noite anterior, se lembra que conversou com você ou que andou pela casa, um dos sintomas será que ela não conseguirá se lembrar, ou se lembrará apenas parcialmente.
Além disso, se você encontrou alguém perambulando e falando de madrugada pela casa, e quando você foi conversar com ela, o sonambulismo se demonstrou nas respostas sem sentido, você também já terá uma resposta. Após relatos seus ou de pessoas próximas, é necessário que a pessoa que passa pelo distúrbio faça alguns exames, como a polissonografia e o eletroencefalograma.
Como tratar o sonambulismo?
O sonambulismo é considerado um distúrbio benigno, que pode chegar a desaparecer sozinho, só precisando de tratamentos em casos de desconforto para o paciente ou à sua família. Geralmente não existe uma resposta rápida como tratamento, como tratamento com remédios, o distúrbio pede uma mudança de hábitos e estilo de vida. Portanto, se atente as dicas para um hábito de vida mais saudável:
- Não comer alimentos pesados antes de dormir;
- Se deitar com a bexiga vazia;
- Não ingerir líquidos quando for se deitar;
- Gerar um ambiente aconchegante e acolhedor no quarto;
- Garanta que o quarto esteja escuro e silencioso;
- Corte as bebidas alcoólicas e o uso de drogas;
- Corte as atividades estimulantes antes de se deitar;
- Mantenha uma rotina de sono;
- Medite;
- Tenha os exames em dia;
- Visite seu médico com frequência
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!