É importante para quem dirige por longos períodos ou em um trânsito caótico das grandes cidades dotar o uso de algum tipo de suporte lombar para dirigir. O seu uso adequado ajuda a prevenir problemas e dores nas costas causados por problemas posturais.
As pessoas que já possuem algum problema na coluna, como hérnia de disco ou que sofram constantemente de dores lombares, tensão no pescoço e ombros, e também na região da lombar, podem reduzir as dores com a utilização do acessório.
Tipos de suporte lombar
Existem diferentes tipos acessórios disponíveis no mercado, que podem ser usados para melhorar o conforto e a postura. Para quem trabalha sentado por longas horas o suporte lombar para dirigir é indispensável.
– Apoio lombar em tela ou estofado: é um tipo de suporte que pode ser preso ao encosto do banco, seguindo a curvatura natural da coluna. Pode ter ajuste de tensão para regular a pressão desejada pelo usuário.
– Apoio lombar em almofada: é um tipo de suporte que pode ser colocado em qualquer assento, preenchendo o espaço entre o encosto e as costas. Pode ter formato anatômico ou meio cilindro, e é feito de materiais como espuma viscoelástica.
– Cinta lombar: é um tipo de suporte que é usado diretamente no corpo, envolvendo a região lombar e abdominal. Pode ajudar a prevenir lesões e aliviar dores na coluna.
Cada tipo de suporte lombar tem suas características e benefícios específicos, que devem ser considerados na hora da escolha. O acessório ajuda a evitar dores nas costas, no pescoço e na cabeça, causadas por uma má postura ou por ficar muito tempo na mesma posição.
Como escolher o modelo ideal
O suporte lombar é um acessório que pode ajudar a prevenir e aliviar as dores nas costas causadas por longas horas de direção. Mas como escolher o modelo ideal de suporte lombar para motoristas?
A GoodSpine oferece o Suporte Lombar em Veludo desenvolvido para gerar apoio ideal para a coluna lombar enquanto estamos na posição sentada. Seja no carro, no trabalho, em casa vendo TV.
Estudos revelam que quando estamos sentados ocorre um aumento de carga nos discos intervertebrais em mais ou menos 30%, por isso a necessidade de se tirar períodos curtos e mudar de posição.
Confira algumas questões a serem observadas ao escolher o modelo ideal do seu suporte lombar para motoristas:
– Pelo tipo de veículo: o suporte lombar deve se adaptar ao formato e ao tamanho do banco do carro, sem atrapalhar a postura ou a visibilidade do motorista. Alguns modelos de suporte lombar são universais, enquanto outros são específicos para determinados tipos de carro.
– Tipo de assento: o suporte lombar deve se encaixar bem no assento, sem escorregar ou se mover durante a direção. Alguns modelos de suporte lombar têm alças ou elásticos para fixá-los no assento, enquanto outros têm ventosas ou imãs para aderirem à superfície do banco.
– Necessidades específicas do motorista: o suporte lombar deve oferecer firmeza e oferecerem a altura e a largura que se encaixem nas costas. Alguns modelos são ajustáveis, permitindo que o motorista regule a intensidade e a posição do apoio. Outros modelos são feitos de materiais como espuma, gel ou ar, que oferecem diferentes sensações de conforto e alívio.
– Material e o enchimento do suporte: o material deve ser respirável e confortável, e o enchimento deve ser firme e macio ao mesmo tempo. Evite materiais que causem alergias ou irritações na pele.
– Fixação: Deve ter um sistema de fixação seguro e prático, que não se solte com facilidade ou atrapalhe os movimentos.
Como usar o suporte lombar para dirigir
O uso do suporte lombar para dirigir ajuda a manter a curvatura interna da coluna evitando que ela se curve para frente ou para os lados. Seu uso proporciona maior conforto e ergonomia durante o trabalho. Para usar corretamente um suporte lombar, siga estes passos:
– Ajuste o banco do carro de forma que você fique confortável e com os pés apoiados no chão. O encosto do banco deve estar levemente inclinado para trás, mas não muito.
– Escolha um suporte lombar que se adapte ao seu tamanho e ao formato do seu assento;
– Coloque o suporte lombar na parte inferior do encosto do assento, de modo que ele fique alinhado com a parte mais saliente da sua coluna;
– Certifique-se de que o suporte lombar para motoristas esteja bem preso ao banco e não se mova durante a condução. Você pode usar as tiras elásticas ou os ganchos para fixá-lo melhor;
– Sente-se no assento com as costas apoiadas no suporte lombar. Mantenha os ombros para trás e o queixo para cima. Evite se inclinar para frente ou para os lados. Você deve sentir uma leve pressão na região lombar, mas não dor ou desconforto;
– Use o cinto de segurança e ajuste-o de forma que fique bem preso, mas não aperte demais o suporte lombar ou a sua cintura;
– Utilize o suporte lombar para motoristas sempre que for dirigir por longos períodos ou em estradas irregulares.
Benefícios adicionais
Além de melhorar a postura e reduzir a dor nas costas, o suporte lombar para dirigir pode trazer outros benefícios adicionais para a saúde e o bem-estar como:
– Distribui a pressão por toda a região das costas, evitando sobrecargas e lesões.
– Amplia a sensação de conforto, mesmo quando se passa muito tempo na mesma posição.
– Previne dores de cabeça, resultantes da tensão muscular na coluna.
– Melhorar a circulação sanguínea através dos músculos lombares e da parte inferior do corpo, reduzindo o risco de trombose, uma vez que o suporte lombar para motoristas reduz a pressão sobre os vasos sanguíneos.
– Reduz a fadiga durante longas viagens, pois mantém a coluna alinhada e favorece a respiração.
– Mantém a curvatura interna da coluna, evitando que ela se desalinhe ou se sobrecarregue durante a condução. Isso pode prevenir dores, lesões e desgastes na região lombar.
Ao usar o suporte lombar para dirigir, o motorista pode se sentir mais confortável, seguro e confiante ao dirigir, o que pode aumentar sua produtividade e desempenho. Além disso, ao prevenir dores e lesões na região lombar, o motorista pode evitar afastamentos ou limitações no trabalho.
Portanto, o suporte lombar para motoristas é um produto ergonômico que pode contribuir para uma melhor qualidade de vida e prevenção de problemas na coluna. E não se esqueça de escolher um modelo adequado ao seu tipo físico e ao seu banco do carro, além de ajustá-lo corretamente. Também é recomendável fazer pausas regulares e alongamentos durante as viagens para evitar o sedentarismo e o estresse.