A sala de TV acaba sendo um dos ambientes de maior convivência em casa. O espaço, para muitas famílias, é o preferido entre todos os locais.
Além disso, em muitos lares, é também a sala de visitas. Ainda podemos encontrar em projetos arquitetônicos mais modernos junto à sala de jantar. A tendência é tornar a sala de TV cada vez mais funcional, aconchegante, inteligente e confortável para você receber seus amigos e reunir a família.
Como planejar sua sala de TV
A sala de televisão para ser um espaço aconchegante, agradável, confortável, ergonômico e muito bem pensado, necessita de planejamento e organização.
É ótimo poder assistir aos filmes e séries preferidos, uma partida do seu timão do coração, as novelas e todos os programas que cada um da família aprecia, em um ambiente que agrade a todos.
Pesquisas de mercado mostram que o brasileiro passa em média 4 horas assistindo TV. No entanto, com as novas tecnologias dos aparelhos, acesso à internet e podendo ser utilizados como monitores para notebooks, tablets e celulares, esse tempo pode ser ainda maior.
O princípio do planejamento é o tamanho do espaço, que irá determinar o sofá e as dimensões da tela. Por questão de saúde é importante respeitar as distâncias entre o aparelho e o principal local onde nos sentaremos.
O televisor deve estar a uma distância correta do sofá, para evitar desconforto visual ou futuros problemas de saúde!
Se já tiver a televisão, divida o tamanho em polegadas por “18”, então o valor da divisão será a média (em metros) da distância que o eletrônico deve estar do seu sofá.
Polegadas / 18 = distância entre TV e sofá (em metros).
Caso queira adquirir um aparelho que se adapte ao espaço da sua sala, o cálculo a ser feito é multiplicar a distância (em metros) existente entre o seu sofá e o local onde ficará a TV por “18”.
Distância entre sofá e local onde será colocada a TV (em metros) X 18 = Polegadas do aparelho de televisão.
Os resultados podem gerar números que não sejam exatos, então é só arredondar para o valor mais próximo.
O que deve ter
– Sofá principal: meça o espaço disponível para o móvel que será o principal assento da sala de televisão. Anote as medidas de largura e profundidade pensando na circulação pelo espaço.
Tendo as medidas em mãos, procure o modelo que deve ser de ótima qualidade, pois será utilizado intensamente por quem gosta de assistir um filme ou programas de televisão.
O ideal são sofás macios, bem estofados, mas que proporcionem comodidade e conforto.
– Rack para apoio da TV e periféricos: você pode instalar o televisor na parede e ter um rack de apoio logo abaixo, para instalar os aparelhos que você queira conectar na sua TV.
Ao arrumar esses aparelhos, tome cuidado para organizar os fios. Você pode utilizar etiquetas nos cabos e fios atrás da TV. Dessa forma facilita na hora de posicionar os aparelhos, e organizar tudo. Os fios podem ficar atrás de um fundo falso. Um rack com rodinhas ajuda a facilitar a limpeza do ambiente.
O móvel pode ocupar toda a largura da sala ou apenas a largura da TV para acomodar os aparelhos de DVD, do blu-ray, do home theater, game. Se o espaço permitir, pode ser um estande com base em forma de rack. Um móvel inteligente sob medida pode fazer crescer o seu espaço.
– Mesas de apoio: pode ter uma mesa diante do sofá e outras menores nas laterais. Existem modelos que se encaixam uma sobre a outra e servem perfeitamente como apoio para copos, pratos e para as baguncinhas que a gente sempre faz enquanto assiste TV.
– Outros importantes itens de conforto que uma sala de televisão deve ter são: cortinas ou persianas que quebrem a claridade forte, poltronas confortáveis, pufes e, apoios para os pés. Dois itens que podem trazer grande conforto para quem passa horas maratonando séries e filmes, é o Suporte Lombar e o Rolinho Cervical Magnético Goodspine.
Como montar uma sala de TV pequena
Mesmo que o espaço para criar a sua sala de televisão seja pequeno, compacto, conjugado com a cozinha, ele pode ser confortável. Neste caso, o ambiente deve ser multifuncional.
Invista em móveis práticos e compactos e procure verticalizar ao máximo. Use bem as paredes disponíveis. A televisão deve ser instalada na parede e o rack ter a profundidade mínima necessária para abrigar os demais aparelhos.
Se não tiver espaço para um sofá grande, escolha poltronas, pufes e almofadas no chão. Se tiver espaço para um sofá, invista no retrátil, desde que a largura do espaço permita.
Invista na decoração como cortina, tapete e nichos. Aposte nas cores claras nas paredes, no mobiliário e na decoração. Elas passam a ideia de amplitude. Além disso, transmitem leveza, tranquilidade e aconchego.
Se deseja cor, escolha um detalhe em alguma parede menor e estratégica. Instale espelhos são ótimos objetos para locais pequenos: eles dão a impressão de amplitude. Poderá ser um painel, aplicado nas portas do rack, nas mesinhas de apoio.
Como montar um espaço aconchegante
Além dos itens de decoração, móveis confortáveis e de boa qualidade, deixando uma sala de televisão aconchegante é o projeto de iluminação.
Muitas pessoas têm o hábito de assistir televisão no escuro, mas isso não é o ideal pensando na sua saúde. Ao projetar a iluminação de sua sala de TV, escolha um tipo de lâmpada em tom quente, mais amena, que não seja muito clara, e nem muito escura.
A luz não deve incidir diretamente na televisão. O ideal é que as lâmpadas, luzes e abajures estejam voltados para as paredes ou chão. A iluminação indireta irá clarear o ambiente, sem atrapalhar a visão da imagem na TV.
No inverno podem ser colocadas mantas no sofá ou poltronas, espalhar almofadas de diversos tamanhos.
A sala de televisão merece boas cortinas para que o ambiente fique bonito e aconchegante. Existem muitos modelos disponíveis no mercado. Na hora de comprar, lembre-se que o principal objetivo do acessório é o de barrar a luz.
O tecido das cortinas para sala de televisão precisa ser de um material mais grosso, como jeans, sarja, shantung de seda ou poliéster, chenille, veludo, lona, seda rústica ou linho puro.
Esses tecidos mais pesados podem ser combinados com uma cortina em tecido leve e fluido para os momentos em que não se está assistindo TV.
As cores mais escuras favorecem um maior controle da luminosidade. Entretanto, existem materiais claros que conseguem o mesmo efeito tendo cores claras. Os tons de bege e caramelo são bonitos, neutros, combinam com quase tudo e cumprem bem a função de cortinas para sala de televisão.
Mantenha o local limpo, arejado e perfumado. Você pode utilizar a Água Perfumada Goodspine nas costinhas, almofadas, sofás e poltronas. O aroma suave da lavanda deixará o espaço convidativo ao relaxamento e bem-estar. Você também pode usar o Home Spray para renovar o aroma no ambiente.