Você que sofre com insônia? O que fazer para dormir melhor? Quem nunca passou noites em claro olhando para o teto, revirando-se na cama ou perambulando pela casa sem conseguir dormir?
A insônia é um dos males modernos. O excesso de horas diante de telas (celular, telefone, tablet) contribui para a alterações no nosso ritmo circadiano – ou relógio biológico que regula o ciclo natural de sono-vigília do corpo.
👉Dormir bem é resultado de uma série de ações e a utilização de um travesseiro cervical é um dos hábitos para melhorará o seu sono.
A insônia e seus impactos na vida cotidiana
A sua mente parece não desligar quando vai dormir? Muitas pessoas deitam na cama, mas têm a sensação de que continuam trabalhando, estudando ou fazendo as atividades diárias.
O estudo “Acorda, Brasil!”, realizado no meio da pandemia da COVID 19, pela plataforma Human Analytics, da Mind Miners e, coordenada pela consultoria Unimark/Longo, mostrou que cerca de 65% dos brasileiros sofriam de distúrbios do sono, percentual acima da média mundial que é de 45%. A pandemia acabou, mas especialistas relatam que os problemas relacionados ao sono e a ansiedade persistem.
O estresse e a ansiedade parecem crescer no silêncio. As preocupações excessivas e os eventos estressantes ampliam os problemas de sono. Se você é uma dessas pessoas, certamente se pergunta: com insônia, o que fazer para dormir melhor?
As doenças como apneia do sono, refluxo gastroesofágico, dores crônicas, depressão e hipertireoidismo também podem interromper o sono. Algumas medicações como descongestionantes, corticoides e medicamentos para pressão alta trazem a insônia como um possível efeito colateral.
As mulheres na menopausa e homens com níveis baixos de testosterona e os idosos podem apresentar mais dificuldades para dormir.
Manter uma boa higiene do sono é necessário para ter uma noite mais relaxante. Por isso, à noite evite: o consumo excessivo de bebidas com cafeína, exercícios intensos antes de dormir, uso de eletrônicos no quarto e ambientes barulhentos ou com iluminação inadequada dificultam o sono. Além disso, opte por colchões e travesseiros que ofereçam conforto e qualidade, proporcionando noites reparadoras.
Conheça o travesseiro cervical e suas características 🙌🏻
Escolher o travesseiro cervical adequado pode auxiliar você a ter uma noite de sono revigorante, principalmente, para quem sofre de insônia e busca alternativas do que fazer para dormir bem.
Também conhecido como travesseiro ortopédico ou ergonômico, o travesseiro cervical é projetado para melhorar o alinhamento da coluna cervical e cabeça durante o sono.
O seu formato se diferencia dos travesseiros comuns por apresentar um relevo ou curvatura na região onde o pescoço fica apoiado. Esse relevo preenche o espaço entre o pescoço e o colchão mantendo o alinhamento neutro da coluna.
Geralmente produzido com material que se molda ao corpo, como a espuma viscoelástica, látex ou fibra de memória.
👉🏼 Alguns modelos possuem altura ajustável, através da utilização de lâminas de espuma removíveis que permitem ajustar a altura de acordo com as necessidades individuais. Os modelos GS11 e o lançamento GS4 da GoodSpine pertencem a esta categoria.
Suporte firme, porém, confortável – dão suporte sem serem muito duros, evitando a flexão excessiva do pescoço.
Costumam ser mais duráveis e higiênicos, sendo vendidos com capas removíveis e laváveis com tecnologia que evitam o acúmulo de ácaros e bactérias.
Benefícios do travesseiro cervical para quem sofre de insônia 🤩
Então se você sofre de insônia, saiba que usar um travesseiro cervical ergonômico pode trazer vários benefícios. Os modelos trabalham para melhorar o alinhamento da coluna cervical e da cabeça durante o sono. Então, com a coluna alinhada você vai poder relaxar e descansar com qualidade e conforto! Além disso, esse tipo de travesseiro ajuda a distribuir o peso da cabeça, reduz a pressão em pontos que costumam causar dor e desconforto, como a nuca, maxilar e orelhas.
Por ter um formato que se adapta bem ao contorno natural do pescoço e cabeça, o travesseiro cervical ergonômico minimiza os pontos de pressão contribuindo para um sono mais profundo e reparador. Isso melhora a qualidade do sono para quem sofre de insônia.
Estando confortável e relaxado você tende a reduzir o número de vezes que acorda ou troca de posição durante a noite, na tentativa de aliviar desconfortos.
O uso do travesseiro anatômico pode ser combinado com outros tratamentos não-farmacológicos para insônia, como terapias de relaxamento e rotinas de sono regulares.
😴O travesseiro cervical certo para o seu perfil de sono
Existem algumas questões que devem ser levadas em consideração ao escolher o seu travesseiro cervical, como o material, a altura, a firmeza e o formato do travesseiro. Confira algumas dicas para acertar na compra:
– Verifique o produto com base na sua altura e seu peso. Pessoas mais altas e pesadas precisam de suporte cervical mais firme e espesso.
– Considere sua posição preferida para dormir. A posição ideal é a de lado e o travesseiro deve ter a altura do ombro e ser firme. Para quem dorme de barriga para cima, o travesseiro deve ser de médio a baixo, para não forçar o pescoço para frente. E para aqueles que dormem de bruços, o ideal é um modelo o mais baixo possível.
– Observe onde sente mais tensão, dor ou rigidez no pescoço e ombros, o que requer um travesseiro com suporte mais firme na curvatura cervical.
– Caso você seja do tipo de pessoa que se movimenta muito à noite, escolha travesseiros de memória que voltem à forma rapidamente.
– Travesseiros de látex ou misturas de espuma são mais firmes, enquanto 100% viscoelástico é mais maleável.
Uso que gera melhores resultados 🥰
👉🏽Os melhores resultados com o uso de um travesseiro cervical podem ser obtidos com os modelos GS11 e GS4 da GoodSpine. Seguir essas recomendações ajudará você a aproveitar toda a tecnologia do travesseiro cervical GoodSpine para aprimorar seu descanso e saúde.
O Travesseiro Anatômico Universal GS11 da GoodSpine é o único que oferece a possibilidade de ajuste de altura em 11 diferentes combinações. Isso graças às duas lâminas de espuma que acompanham o kit, que inclui ainda uma capa removível lavável. Este é indicado para pessoas mais altas, cujo espaço do pescoço pode ser maior.
Já o Travesseiro Anatômico Good Spine GS4 é a resposta para quem busca o travesseiro perfeito em termos de ergonomia e conforto. Seu design anatômico se molda delicadamente ao seu pescoço, enquanto os lados ajustáveis com camadas de espuma personalizadas se adaptam às necessidades de cada corpo, independentemente do biotipo. .