Você se levanta, caminha, senta-se e deita. Procura a melhor posição. Mas não adianta. Aquele incômodo não para e a dor nas costas persiste.
Na maioria das vezes, a dor nas costas é de origem muscular ocasionada por causa do cansaço, má postura ou ainda levantamento de pesos. Outras não. Em casos de dificuldades de caminhar e febre, não perca tempo. Procure um especialista para consultar, fazer exames e o tratamento adequado.
Quais os tipos de dores nas costas?
São vários tipos de dor nas costas e podem ser sentidas de várias maneiras. Ela pode ser muscular, penetrante, que irradia pela perna e reduz sua flexibilidade ou amplitude do movimento. Pode ser ainda como uma sensação de formigamento ou ardência, insistente ou uma pontada. Além disso, a dor nas costas pode ser sentida como uma fraqueza ou em outras partes do corpo, como nas solas dos pés, pernas ou quadris. Quer descobrir? Você precisa prestar atenção e, em alguns casos, procurar um especialista para ajudar.
Então anota aí!
Lesão Muscular
A dor nas costas no lado direito ou no esquerdo, geralmente, é o indicativo de uma lesão muscular. Ela pode acontecer de várias formas: depois de uma atividade física ou então por causa de ações repetitivas de uma atividade profissional, como em jardineiros ou dentistas. A dor costuma ser bem desconfortável e tem uma sensação de peso.
Doenças respiratórias
A dor nas costas também pode ser consequência de doenças respiratórias. É que nosso processo respiratório envolve os músculos do abdômen e das nossas costas.
Dor ciática
Na região final da coluna ou nas nádegas há um nervo chamado ciático que ao ser comprimido provoca dor nas costas, que até mesmo irradia para as pernas. Ela provoca uma dor como se fosse uma pontada, com uma sensação de formigamento. As pessoas geralmente apresentam muita dificuldade de se sentar e andar.
Hérnia de disco
Outro problema que pode levar você a sentir dor nas costas é a hérnia de disco. A dor se localiza no meio das costas e piora quando a pessoa fica na mesma posição por muito tempo ou então ao se levantar. Ela pode ainda se irradiar para o lado, nas costelas ou ainda para baixo, nas pernas e nos glúteos
Contratura muscular
Tem feito muito exercício físico? Está muito cansado? Ou ainda está muito preocupado? Senta-se corretamente? Pois é, todas essas ações em excesso e de forma inadequada podem resultar em dor nas costas. E ela pode ser acrescida de outro sintoma como o torcicolo.
Gravidez
Durante a gravidez, nos últimos meses, é bem comum ter dor nas costas. Ela é ocasionada pela sobrecarga da coluna.
Má postura
Caso você faça uma atividade com má postura seja ao dormir, caminhar seja até mesmo ao trabalhar, pode provocar dor nas costas. Você pode sentir a dor mais intensamente na região lombar ou na parte superior das costas. Além disso, tem o risco de ocasionar outros problemas no seu organismo, como a escoliose ou torcicolo.
Pedra nos rins
Também conhecido como cálculo renal, a pedra nos ris pode provocar dor nas costas. A dor aparece e é chamada de cólica renal. Ela se caracteriza por se bem forte, aparece no fundo das costas e até mesmo impede de a pessoa se movimentar.
Artrite
A inflação nas articulações ocasiona deformidades, rigidez, dificuldade de movimentos e, também, dor nas costas, pois pode afetar parte da coluna. Os sintomas acabam até limitando as atividades cotidianas.
Fatores de risco para a dor nas costas
São vários fatores que ocasionam dor nas costas. Desde a má postura até exercícios repetitivos podem provocar problemas no nosso organismo. Vamos elencar seis para que assim possa tomar cuidado e ajustar no seu dia a dia!
- Postura incorreta: ter postura correta não é só uma questão de estética. Ela interfere diretamente na sua qualidade de vida e na sua saúde. Além disso, pode provocar muita dor nas costas
- Sobrepeso: normalmente quem está acima do peso sobrecarrega sua coluna. Isso acaba agravando problemas de dor nas costas
- Tabagismo: estudos mostram que fumar também aumenta dores musculares e articulares. Então, o tabagismo pode contribuir e muito para elevar a dor nas costas.
- Sedentarismo: a falta de exercícios físicos prejudica o seu organismo. Por isso, a pouca atividade física também pode ser um agravante da dor nas costas. Principalmente, porque limita a movimentação de seus músculos.
- Dieta inadequada; o bom condicionamento físico está ligado diretamente a uma boa alimentação. Ajuda a manter sua saúde e qualidade de vida. Uma dieta saudável auxilia no fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna, ajudando a prevenir a dor nas costas
- Atividades repetitivas: movimentos repetitivos sem pausas sistemáticas e até mesmo exercícios podem ocasionar dor nas costas. Caso sua profissão exija, procure fazer intervalos regulares e alongamentos para reduzir dores e evitar doenças futuras.
Quando a dor nas costas pode ser preocupante?
Quando a dor nas costas for muito forte, vier de forma repentina ou ainda acompanhada com outros sintomas como febre, enjoo ou falta de ar, comece a se preocupar. Nessas horas, é recomendado procurar um médico. Somente um especialista poderá fazer o encaminhamento correto e mais adequado para o seu caso.
O médico poderá ainda solicitar exames para averiguar o que está ocasionando os sintomas e assim receitar medicamentos que possam diminuir a dor ou ainda antibióticos, caso sejam necessários. Durante a consulta, procure explicar como surgiu, sua intensidade e os locais onde se concentram. Tente lembrar dos detalhes para que assim o médico possa detectar mais facilmente seu problema. Mas, lembre-se que somente especialistas podem receitar remédios.
Como aliviar dor nas costas?
Enquanto espera a consulta, você pode aliviar a sensação tendo alguns cuidados e fazendo algumas ações paliativas.
- Adote posturas corretas ao deitar-se, caminhar, sentar e levantar pesos;
- Escolha o colchão e o travesseiro adequado ao seu biotipo;
- Compressas mornas localizadas ajudam a aliviar a tensão;
- Pilates ajudam no fortalecimento dos músculos das costas;
- Massagens e alongamentos também são recomendados.
Como saber se a dor nas costas ou muscular?
Geralmente, reconhece-se a dor muscular pela irritação que ela ocasiona no local, que limita a movimentação da pessoa ou então aumenta de intensidade ao se movimentar. Além disso, a dor na coluna está relacionada a problemas ósseos. É sempre importante consultar um médico para um diagnóstico correto e adequado.
Diferenciais GoodSpine
A GoodSpine é referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da Associação Brasileira de Quiropraxia. Tem a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
Já o Travesseiro Anatômico Good Spine GS4 é a resposta para quem busca o travesseiro perfeito em termos de ergonomia e conforto. Seu design anatômico se molda delicadamente ao seu pescoço, enquanto os lados ajustáveis com camadas de espuma personalizadas se adaptam às necessidades de cada corpo, independentemente do biotipo.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!