Ultimamente o que mais se vê são pessoas reclamando da qualidade do sono, de insônia e outros distúrbios. Porém, a maioria dessas pessoas não procuram saber de onde surgem esses sintomas e como eles se tornam tão recorrentes a ponto de causar danos sérios de saúde.
Por isso, hoje trouxemos essa abordagem de tema para mostrar como isso se dá, quais são as soluções e os tratamentos específicos e eficazes que devem ser tomado quando é diagnosticado esse distúrbio do sono. Além disso, uma noite bem dormida, nos dá ânimo, previne doenças, combate estresse e ansiedade, enquanto nos recarrega de energia para conseguirmos desempenhar nossa rotina tranquilamente. Então, agora que você já sabe que se trata o nosso artigo, continue conosco na leitura abaixo.
O que é distúrbio do sono?
Os distúrbios do sono são problemas que surgem alterando o padrão e a qualidade de vida do indivíduo durante a noite. Ou seja, insônia, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas, apneia e outros.
Desse modo, esses problemas afetam diretamente na nossa vida. Pois, é impossível viver bem e de forma saudável sem conseguir descansar por um período de, no mínimo, 8 horas. Sendo assim, os distúrbios do sono devem ser tratados no momento que começam a ser notados.
Causas comuns para distúrbios do sono
Geralmente as causas dos distúrbios do sono são por problemas externos, principalmente estresse e ansiedade. Porém, existem fatores genéticos que também podem afetar muitas pessoas. Além de fatores como medicação, problemas hormonais e muitos fatores psicológicos. Por isso, cada caso deve ser acompanhando diretamente por um profissional da área da saúde que vai orientar e dar um direcionamento do que pode ser feito.
Quais são os principais distúrbios do sono?
Como falamos anteriormente, são muitos fatores que causam os distúrbios do sono. Porém, de uns tempos para cá, nota-se como a ansiedade, a vida corrida, a rotina agitada e a alta demanda de trabalho são capazes de deixar esse problema ainda mais grave. Com a Pandemia que nos assolou nos últimos anos, foi possível perceber quantas pessoas precisaram de apoio psicológico para conseguir manter uma boa saúde mental.
Ainda assim, esse acompanhamento não é um privilégio de todos e muitas outras sofreram e ainda sofrem das consequências de uma mudança tão drástica e rápida na vida de todos nós. Por outro lado, pessoas que já trabalhavam muito em outros ambientes, acabaram trazendo seus “escritórios” para dentro de casa. Ou seja, tornou-se quase que interminável o expediente e o descanso cada vez menor.
Dessa forma, os distúrbios do sono tornaram-se ainda mais comuns e presentes, são exemplos de alguns deles: apneia, insônia, sonolência durante o dia, paralisia do sono, bruxismo e narcolepsia.
O que o distúrbio do sono pode causar?
De acordo com os sintomas apresentados, muitas pessoas que sofrem dos distúrbios do sono têm cansaço demais, pouca energia, começam a perder o rendimento em atividades da rotina, fadiga excessiva. Além disso, até mesmo as dores físicas e problemas psicológicos acabam se tornando frequentes.
Ou seja, esses transtornos acabam refletindo diretamente na vida das pessoas que o tem. Por isso é tão importante fazer o diagnóstico logo cedo e procurar ajuda o quanto antes.
Como evitar os distúrbios do sono?
Agora que você já sabe como são causados os distúrbios do sono, chegou a hora de conhecer um passo a passo do que você pode fazer para melhorar alguns desses problemas, ou, pelo menos, amenizar. Então, um método muito utilizado chama-se higiene do sono. E, abaixo vou te ensinar como ele deve ser feito.
Higiene do sono:
- Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário;
- Evitar ingerir cafeína no final da tarde;
- Só vá se deitar quando estiver com sono;
- Não faça refeições muito pesadas;
- Utilize óleo essencial;
- Não fique mexendo no celular e nem ligue a TV quando quiser dormir;
Apesar de serem passos simples, eles vão te ajudar a melhorar a sua rotina de sono. Além disso, você pode tomar chás relaxantes e calmantes antes de dormir, fazer uma leitura. Não abuse da luminosidade nessa hora, pois elas acabam interferindo no seu sono.
Essas regras simples podem ter um efeito muito bom para a sua saúde, se feitas todos os dias. Porém, se nada disso adiantar e você ainda continuar com muitos desses problemas, busque a ajuda e um tratamento profissional adequado.
Como saber se tenho distúrbio do sono?
Ter uma noite mal dormida nem sempre vai quer dizer que você possui um ou mais distúrbios do sono. Porém, se você tem a maioria desses sintomas todos os dias ou com muita frequência, é preciso fazer exames, ver como estão as suas taxas, se existem outros problemas que estão afetando a sua rotina.
De modo geral, nós somos capazes de entender quando as coisas não estão correndo bem. Então, vá anotando o que tem sentido, qual o seu maior problema, o que isso gera no dia seguinte. Verifique como a sua rotina está sendo afetada e procure um clínico geral, eles vão te ajudar na fase inicial e encaminhar para o especialista correto.
Como tratar distúrbios do sono?
Após entender e começar a tratar quais são os seus distúrbios do sono, você também pode verificar a qualidade dos seus artigos na hora de dormir. Por exemplo, muita gente se queixa de dores, de cansaço, mas às vezes a qualidade da cama e do colchão não favorecem em nada a melhora desses sintomas.
Por isso, utilizar artigos de boa qualidade é fundamental. Então, nesse quesito entram os produtos GoodSpine. Abaixo você verá que colchões são produtos que interferem diretamente na nossa saúde, bem como saber escolhê-los também.
O uso de colchões desgastados, moles demais ou muito duros, pode causar transtornos gravíssimos e crônicos para a coluna vertebral, já que ao deitar-se você fica desalinhado e em posições inapropriadas. Além de dores musculares, problemas nos ombros, costas, quadris, você também pode desenvolver problemas ortopédicos. Os colchões também precisam passar pelo processo de higienização para não acumularem fungos e ácaros para não causarem doenças respiratórias.
Como escolher o melhor colchão para coluna?
Esse é o grande questionamento de boa parte das pessoas que resolvem comprar um novo colchão, não precisa ser o mais maleável, nem tão duro. Mas, o colchão correto é o que fica mais confortável e se adapta melhor para você e seu corpo, no possível.
É necessário que ao se deitar no colchão sua coluna vertebral esteja alinhada conforme o seu biotipo. Esse assunto já foi muito abordado, porém não existe nenhuma comprovação científica de que “esse” ou “aquele” é o correto. Estatisticamente falando, nenhuma pesquisa chegou a uma conclusão, o indicado é que os colchões tenham sempre uma densidade média, que gire em torno de 33.
Um colchão muito macio não te livrará de sentir dores musculares ou nas costas. Colchão não trata esses problemas, mas a escolha de um produto de má qualidade pode, sim, piorá-las. Outro fator importante é que a escolha deve acontecer de acordo com sua altura, e peso.
O que fazer para melhorar a qualidade do sono?
Antes de mais nada, se a qualidade do seu sono não tiver ligação com nenhum dos fatores de distúrbios do sono, o ideal é que você invista em melhores produtos. Ou seja, busque colchões, travesseiros, camas e os demais artigos da melhor qualidade possível. Portanto, se boa parte da nossa vida nós passamos dormindo, é necessário que se faça um investimento na sua saúde, para termos o máximo de conforto.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!