Nossa rotina mudou após a pandemia. Tudo ocorreu de forma rápida. Muitos de nós ainda não nos acostumamos com esse novo jeito de viver. Além disso, as cobranças no trabalho, em casa e de nós mesmos têm causado muito estresse. Para ajudar a equilibrar as emoções de todas essas mudanças a aromaterapia tem sido uma alternativa nesse novo cenário .
Além disso, a aromaterapia hoje já uma terapia complementar no SUS. O tratamento alternativo tem como base o uso de óleos essenciais. Através de seus aromas curativos é possível equilibrar nossas emoções, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar para o nosso dia a dia.
Como evitar o estresse?
Não é nada fácil se manter equilibrado diante das inúmeras e crescentes exigências do dia a dia. A rotina, as obrigações domésticas, os conflitos familiares, doenças físicas e emocionais, cobranças de desempenho no trabalho, notícias que chegam diariamente pelas redes sociais e noticiários. Tudo isso pode gerar muito estresse e ansiedade.
Aprender a lidar com tudo simultaneamente, é um desafio constante. Mas ninguém precisa sofrer. Existem muitas formas de escapar desse círculo vicioso, seja introduzindo na sua vida momentos só seus, ou então práticas como a aromaterapia.
Muitas vezes, o estresse pode ser resultado das pressões que a própria pessoa exerce sobre ela. Numa atitude perfeccionista. Relaxe! Somos humanos e não máquinas como os tempos modernos querem nos fazer crer.
A vida é feita de imprevistos e de situações estressantes. Não sofrer por antecipação é fundamental. Pode ser uma reunião de trabalho ou familiar difícil, uma entrevista de emprego ou decisões importantes que precisam ser tomadas. O desafio é tornar esses momentos menos tensos. Siga esses passos e adquira mais segurança:
– Coloque-se diante da situação a ser enfrentada;
– Controle a respiração até relaxar. Inspire pelo nariz e expire pela boca pelo menos 10 vezes;
– Adote uma postura otimista e vencedora;
– Imagine como se a situação fosse uma peça de teatro onde você é o ator que precisa desempenhar um papel na trama;
– Desenhe mentalmente o roteiro do que você precisa fazer ou dizer diante das pessoas, ou situações que poderá enfrentar.
– Tenha sempre um plano B. Não se deixe ser pego desprevenido.
O que pode causar o estresse
Tudo ou nada pode causar o estresse. O tudo pode incluir o trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, carro quebrado, etc. Tudo isso faz o corpo produzir em excesso os hormônios, adrenalina e cortisol.
Quando nos referimos ao “tudo” é algo que atinge principalmente as pessoas perfeccionistas, que querem manter o controle.
O perfeccionista tem um comportamento caracterizado pelo desejo de realizar todas as tarefas de modo perfeito, não sendo admitidos erros ou resultados pouco satisfatórios para o seu padrão. A pessoa perfeccionista normalmente possui alto padrão de cobrança sobre si e sobre os outros.
E quando o “nada” causa estresse? Algumas pessoas ficam estressadas com o simples fato de que tudo parece estar bem em suas vidas. Então, elas passam a inventar problemas por não acreditarem em momentos de calmaria. Se está tudo bem, deixe estar. Relaxe, aproveite e marque uma sessão de aromaterapia para que as boas energias sigam lhe acompanhando.
Qual o melhor aroma na aromaterapia?
A lavanda é quase que uma unanimidade entre os aromas para o estresse. É um dos óleos mais consumidos no mundo justamente por ser um dos mais coringas da natureza: combate o estresse, a fadiga e a insônia de uma só vez.
Proporciona relaxamento e tranquilidade. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial, melhora o ritmo cardíaco, atua como antidepressivo e diminui a ansiedade. Também ajuda na concentração e meditação, além de auxiliar no tratamento de diversas doenças.
Usar o home spray da GoodSpine de lavanda no ambiente ajuda a equilibrar situações de pouca harmonia. E para ter um sono tranquilo e relaxante você pode borrifar um pouco de Água Perfumada de lavanda antes de dormir. Assim você terá lençóis, edredons e cobertores cheirosos.
Além da lavanda, você pode utilizar óleos essenciais de camomilas, melissa, valeriana, jasmim, rosas, sálvia, gerânio, erva-doce, alecrim, sândalo, ylang-ylang, capim-limão, cipreste e cravo
Como a aromaterapia age no cérebro
O olfato humano consegue perceber em média 10 mil odores. Este é o sentido que mais cedo amadurece. Quando bebês percebemos tudo ao nosso redor pelo cheiro. No entanto, ao longo da vida jovem e adulta essa capacidade vai se perdendo pelo desuso. Além disso, a permanente exposição a odores sintéticos e a poluição ambiental diminuem nossa capacidade olfativa.
A aromaterapia funciona através do uso de óleos essenciais e seus efeitos. Tudo ocorre através de dois processos fisiológicos: o olfato e a absorção das moléculas dos óleos essenciais. Essa percepção ocorre em média em 1 segundo. Este é o tempo que o organismo leva para responder aos odores de forma emocional e intelectual.
Ao serem inalados, os óleos essenciais atingem diretamente o cérebro. Principalmente, atuam em uma área conhecida como sistema límbico, responsável pelos sentimentos.
Além de inalados, através do uso de difusores, os óleos essenciais também podem ser utilizados em massagens para aliviar tensões musculares, dores de cabeça e cansaço, ansiedade, estresse, medos, sentimento de raiva, angústia, depressão e a irritabilidade.
10 conselhos para lidar com o estresse
1. Pratique atividades físicas. Se não puder frequentar uma academia, tire um tempo para uma caminhada pelo bairro, um passeio de bike. Fazer isso por pelo menos uns 20min, três vezes por semana vai ajudar a relaxar;
2. Descanse. Parar por alguns momentos, ler pelo menos um capítulo de um livro, assistir um capítulo de uma série divertida enquanto toma um chá. Se dê esse presente!
3. Durma bem. Tente dormir cedo. Escolha um colchão confortável e um bom travesseiro.
4. Escolha melhor os alimentos. Faça refeições saudáveis. Mais frutas, verduras, legumes, cereais e menos fast foods.
5. Se desintoxique de relações familiares, amorosas e com os amigos, que geram mais problemas do que prazer. Relações tóxicas e podem piorar as situações de estresse;
6. Analise o que lhe estressa e evite tais situações. Mude o foco e o jeito de lidar com essas situações.
7. Não tente controlar tudo. Encare as situações de frente, mas não tente ser super-herói. Algumas coisas na vida, infelizmente, não têm solução. Então concentre-as nas que têm solução. Esteja preparado para o inevitável de maneira positiva e forte;
8. Não utilize álcool ou cigarro para minimizar o estresse. A consequência pode ser contrária ao esperado.
9. Não tente controlar tudo e todos o tempo todo. Relaxe!
10. Busque ajuda. Se for incontrolável e não se sentir bem, procure ajuda médica. Ignorar o estresse pode ser uma péssima decisão.