O colchão de mola é uma ótima opção para quem busca por um produto confortável, com alta durabilidade e que não deforme devido ao peso e movimento do corpo humano sobre ele. Além disso, é importante que ao comprar esse colchão, o cliente se atente à quantidade e tipos de molas. Não é um modelo aconselhado para a saúde da coluna vertebral.
Já o colchão de espuma pode ser facilmente encontrado no mercado e traz diversos benefícios para quem sofre de problemas nas costas. A diferença dele para o de mola, é que a pessoa deve verificar se a densidade da espuma do colchão é a ideal para seu tipo físico, pois isso vai definir a qualidade e firmeza do produto para as necessidades do cliente.
Colchão de mola ou espuma: Tipos de colchões
- Espuma de látex – Por ter uma característica mais elástica, esse tipo de colchão é mais durável e se adapta facilmente ao corpo. Colchões de látex também são considerados mais pesados por isso, difíceis de carregar. Além disso, dependendo da forma como foi fabricado, ele pode ser mais desconfortável e ter uma qualidade inferior.
- Espuma de Poliuterano – conhecida como a mais utilizada na fabricação de colchões de espuma, garantindo maior grau de resistência e conforto ao produto, além disso, esse tipo de espuma faz com que o colchão desempenhe um papel mais eficaz às necessidades do cliente a partir da variação de densidade. Pelo fato de as espumas serem colocadas de maneira “aglomerada”, o colchão desse tipo deforma rapidamente e não traz muito conforto.
- Espuma viscoelástica – evita que a pessoa tenha dores musculares e ativa a circulação sanguínea, pois é um tipo de espuma que faz com que o colchão se molde perfeitamente ao corpo humano sendo um produto mais macio e confortável. Como você pode ver, essa é a melhor opção de colchão para a saúde da coluna vertebral, sendo a combinação perfeita de suporte e conforto. Vale ressaltar que algumas pessoas têm dificuldade em se adaptar a esse modelo, pois esquecem que é importante procurar sempre por um viscoelástico com densidade igual ou superior a 60.
- Molas ensacadas – esta é uma boa opção para casais, pois proporciona estabilidade evitando que o colchão balance, além de diminuir ruídos que podem surgir assim que uma pessoa se deita, não interferindo na qualidade de sono do parceiro(a). Não é a melhor opção para quem gosta ou está acostumado com colchões mais firmes.
- Molas fio contínuo – os colchões feitos com essas molas, que não são entrelaçadas, têm alta vida útil e conseguem distribuir bem o peso do corpo, dando mais equilíbrio ao deitar. Uma desvantagem desse modelo é que se você está dividindo a cama com alguém, vai sentir toda vez que a outra pessoa se movimentar.
Qual a diferença de molas ensacadas e espuma?
A principal diferença de molas ensacadas para espuma é que o primeiro componente oferece mais resistência a pessoas de diferentes biótipos, ou seja, é perfeito para casais, pois garante equilíbrio ao corpo que está em movimento sem interferir no espaço em que a outra pessoa está deitada, no entanto, por mais macios que sejam, esses modelos não mantêm o alinhamento da coluna vertebral. Já a segunda opção é mais tradicional e faz parte da fabricação de colchões que têm um preço mais baixo no mercado, sendo bastante indicado para pessoas que sofrem com dores nas costas ou problemas na coluna.
Qual dura mais colchão de mola ou espuma?
Quando decidimos comprar um colchão, uma das principais características que chama atenção é a durabilidade deste produto. Um colchão de mola, por exemplo, tem uma vida útil maior que um colchão de espuma. A durabilidade do primeiro vária entre cinco e dez anos e não é indicado para quem sofre com problemas na coluna ou dores nas costas, enquanto a do colchão de espuma vai de 2 a 3 anos. Vale ressaltar que a durabilidade de um colchão também depende muito da composição que ele tem.
Colchão de mola ou espuma? Vantagens e desvantagens
- Qual a vantagem do colchão de espuma?
Entre as vantagens do colchão de espuma podemos citar: o custo-benefício; não afunda quando a pessoa se deita; possui mais resistência e firmeza; é feito sob medida, ou seja, existe a densidade do colchão adequada a cada tipo físico. Mas há algumas desvantagens também, por exemplo, este tipo de colchão é considerado menos confortável (mais duro) e tem menor durabilidade.
- Qual a vantagem do colchão de mola?
O colchão de mola se destaca por ser mais macio e proporcionar maior conforto; ter diferentes tipos de molas; serve tanto para quem dorme sozinho ou em casal; maior durabilidade. Sobre as desvantagens podemos citar o fato desse modelo de colchão não ser muito firme e, dependendo do tipo de molas, pode haver ou não sensação de movimentos produzida por esses componentes.
Apesar de parecer a melhor opção, esse modelo de colchão apresenta também algumas desvantagens, como a sensação constante de movimentos das molas quando se está deitado e se você tem algum problema nas costas, esse tipo de colchão pode agravar o quadro, uma vez que não apresenta firmeza.
- Qual o tipo de colchão mais confortável?
Os colchões de mola tendem a ser mais confortáveis que os de espuma, uma vez que reagem melhor às pressões e movimentos do corpo devido a sua força de sustentação e flexibilidade. No entanto, é importante ressaltar que o conceito de “conforto” sobre colchões pode variar de pessoa para pessoa, considerando os gostos e necessidades de cada uma.
Um modelo considerado bastante confortável é o Colchão GS3 GoodSpine, que possui uma camada grossa de visco-elástico, proporcionando a adaptabilidade necessária para manter a coluna alinhada e descansar a musculatura. Com espuma de alta qualidade e tecnologia, essa é uma ótima escolha para a saúde da coluna vertebral.
Qual é o melhor colchão para dormir?
O colchão ideal para dormir é aquele em que você se sente bem, independente dele ser um colchão de mola ou espuma. Apesar disso, para muitas pessoas os modelos feitos com espuma são as melhores opções, especialmente, porque além de garantir a qualidade do sono, ainda evita dores e outros problemas na coluna devido a sua firmeza que sustenta e distribui de forma equilibrada o peso do corpo. A espuma de boa qualidade, tem uma maior adaptabilidade do corpo, em consequência, maior suporte para a saúde da coluna vertebral.
O que é melhor colchão de espuma ou de mola?
Não existe um colchão melhor ou pior que outro, mas sim aquele que se adequá às necessidades de cada pessoa. O que se pode dizer é que tanto os modelos de colchão de mola ou espuma podem apresentar vantagens e desvantagens, devido as suas matérias-primas.
5 dicas para escolher o melhor colchão para você
Agora que você já sabe tudo sobre colchão de mola ou espuma, que tal saber algumas orientações que vão te ajudar a escolher o melhor colchão e, assim, recuperar as energias tendo uma boa noite de sono? Se liga nas dicas:
Pesquise antes de comprar – existem diversas opções de colchões à venda e com preços que variam muito, por isso, o ideal é analisar todas as opções, saber a qualidade e procedência do produto e se vale a pena o investimento financeiro.
Avalie a densidade do colchão – você deve comprar o modelo que tem a densidade compatível com o seu biótipo ou, se for um casal, aquele indicado para a pessoa que for mais pesada, assim, problemas futuros serão evitados tanto para sua saúde quanto para a qualidade do colchão.
Avalie o sistema de molas ou espumas – entender um pouco sobre os componentes do colchão, como molas ou espumas, ajuda na hora de escolher o modelo que vai beneficiar seu corpo de acordo com o que ele necessita.
Se atente à garantia do produto – para quem gosta de evitar incômodos, saber a garantia é um dos pontos principais ao adquirir um colchão, pois, se acontecer do produto estragar ou apresentar problemas durante o uso, é o certificado de garantia que vai ser muito útil na hora do cliente exigir a troca.
Escolha o modelo mais adequado – apesar de parecer uma coisa simples e rápida a se fazer, comprar um colchão de mola ou espuma requer alguns cuidados! Por isso, se atente às especificações de cada modelo e não só à aparência do colchão. Após analisar cada opção, escolha aquela que mais se adequá ao seu corpo e necessidade.
Gostaria de adquirir um colchão de qualidade e adequado ao seu biótipo? Então acesse a loja virtual da GoodSpine e conheça todos os modelos que temos em nosso estoque!
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!