É importante ter um cantinho de meditação em nosso lar. Um espaço que seja realmente seu: que ajude na sua inspiração, a relaxar e que faça se reconectar com o seu interior. Aquele local para pensar, ler, ouvir música ou apenas estar. Um ponto de fuga da correria.
Montar um cantinho de meditação por si só pode ser uma tarefa inspiradora. Planejar, organizar, escolher os objetos, decorar, se entreter em uma caminhada zen. Agora, vamos com você neste rápido guia de como criar esse espaço em sua casa.
Qual o local ideal para se meditar
Este é o seu reino particular. Ele pode ser num cômodo da casa, na varanda, na sacada do apartamento, em uma edícula, em um gazebo no jardim ou junto à piscina, sob uma árvore em forma de tenda.
Você tem seu estilo, sabe das coisas e lugares que mais gosta em seu lar, então defina um espaço onde não exista grande circulação de pessoas. Um local onde você ter privacidade em algum momento. Esse lugar deve lhe inspirar boas energias, ser claro e arejado.
Pronto! Já definiu o espaço? Agora, vamos falar sobre o que colocar no seu cantinho de meditação. Isso vai depender de suas crenças. Você pode seguir uma linha cristã, oriental, espírita ou africana. Os objetos decorativos podem estar ligados a uma ou mais crenças. O espaço é seu!
O que tem de ter no ambiente zen
Mas alguns detalhes são importantes para que o seu cantinho de meditação seja aconchegante:
– Use objetos metalizados, dê preferência ao dourado que inspira riqueza. Pode estar em objetos, vasos, estátuas, molduras de quadros, copos, castiçais.
– Tenha almofadas. Muitas e coloridas, seguindo o mesmo tom, ou de muitas cores. O que importa é vibrar alegria e boas energias. Se quiser dar uma vibe alternativa, peças em patchwork com tecidos estampados variados fica muito bem.
– Uma luminária ou mais, com lâmpadas de cores quentes. O âmbar é uma tonalidade relaxante. No mercado você encontra modelos em estilo vintage que combinam muito bem com o cantinho de meditação.
– No chão um tapete com toque macio. Se for dos felpudos ainda melhor. Também pode ser um colchão encapado para que você possa utilizar como um sofá. O colchão GSL de solteiro da Goodspine em látex, serve bem para esse propósito. E encha de almofadas. Também adotar o Rolinho Cervical Magnético Goodspine quando você for relaxar é bem importante.
– Tenha um móvel principal que poderá servir de altar. Uma mesinha, ou melhor, um rack aberto com prateleiras para acomodar objetos, livros, seu incensário, lembrancinhas de viagens, presentes que recebeu de pessoas queridas, porta-retratos. Enfim, objetos significativos para você.
– Muitas plantas! Invista em vasos suspensos. Podem ser dependurados, colocados em nichos ou prateleiras. Também pelo chão podem formar um minijardim com plantas variadas.
Como decorar o cantinho de meditação
A decoração do cantinho de mediação também é importante. Pois, como você prepara o espaço ajuda no relaxamento e na concentração. O local pode seguir inspirações no estilo indiano, boho, oriental, japonês ou mais colorido como o tibetano, por exemplo. As cores laranja, vermelho, marrom, amarelo e verde podem ser boas escolhas.
Não importa qual a sua crença, você pode ou não utilizar a imagem de um mestre ou guru que lhe inspire. E elementos como cangas indianas, mantas, mandalas, porta-incensos, aromatizadores de ambiente como o Home Spray da Goodspine combinam muito bem.
O local deve ter boa iluminação natural. Por isso, é interessante que se for montado em um espaço fechado, que seja próximo da janela ou porta para exterior.
Instalar cortinas finas, fluídas dará ao local um ar suave, já que a luz será quebrada.
Aromas de um espaço aconchegante
O seu cantinho zen deve ser um local que lhe abraça, aconchega, como colo de mãe. Ter almofadas e pufes macios irão sempre ser um convite ao bem-estar.
Na realidade, não existe regra para a decoração desse local. A melhor decoração é aquela que lhe agrada. Esse não é um espaço para servir aos outros, mas sim, aos seus olhos e sua alma.
Os aromas do ambiente também devem conectar você ao seu lado mais íntimo. Você pode utiliza a Água Perfumada Goodspine, no tapete, cortina, almofadas, poltrona, sofá para deixar todo o espaço com um suave aroma de lavanda.
Durante os seus momentos de meditar você pode se beneficiar da aromaterapia e queimar velas aromatizadas, acender incensos e utilizar difusores.
Os óleos essenciais de plantas, como lavanda, camomila e hortelã, são excelentes opções que ajudam a acalmar e relaxar a alma, a mente e o corpo.
Esta é uma terapia que vem ganhando cada vez mais adeptos como um auxiliar da função cerebral, além de estimula o sistema imunológico, auxiliando também no alívio de dores musculares e redução do estresse.
Inspirações para o cantinho de meditação
Dê sua cara para o seu cantinho de meditação, se você não tiver certeza do que quer, pode buscar inspiração no Pinterest , onde existem milhares de sugestões de decoração e objetos.
O local pede peças como cristais, estátuas, pedras, amuletos, livros ou obras de arte. Ter uma fonte que ajude a relaxar com aquele barulhinho de água, pode ser, além, de decorativo, inspirador.
Qualquer um desses elementos são ótimos para criar um ambiente focado na serenidade, sem deixar de lado a sua personalidade.
Em sites de vendas como Mercado Livre, Shopee, Ali Express você encontra peças decorativas a preços muito em conta. Você pode baixar os aplicativos em seu celular ou então consultar pela web.
No Google Imagens você pode ter acesso a imagens inspiradoras colocando termos no buscador como: “cantinho de meditação”, “cantinho zen”, “espaço para meditação”, “sala de meditação”, “gazebo para meditar”, e “cantinho para meditar ao ar livre”.