Entre tantas opções de camas no mercado, você encontra as camas articuladas. Isso porque o mercado oferece desde as mais tradicionais, passando pelas box e as de estilo japonês.
As modernas e ergonômicas camas articuladas são modelos arrojados e cheios de opcionais de conforto para se ter em casa. Certamente, a primeira que lhe vem à mente são as usadas em hospitais, mas há uma diversidade de opções.
Modelos que oferecem ao usuário a experiência de um sono de qualidade com vários ajustes personalizados, assim são as camas articuladas. Também são indicadas para pessoas que sofrem com dores nas costas. Graças às muitas possibilidades de posição, permitem que você mantenha o alinhamento natural da coluna de quando você está em pé.
Para que serve as camas articuladas?
Diferentes das tradicionais, as camas articuladas permitem que o ângulo de inclinação da cabeceira e também dos pés sejam alterados. Assim como o Box Italiano Good Spine Motorizado. Ele tem revestimento no tecido em linhos, suporta peso de até 120 kg para o modelo solteiro, bem distribuídos e 200 kg no modelo casal.
Além disso, o Box Italiano Good Spine Motorizado tem cores neutras e os pés em alumínio. São materiais com ótima resistência e durabilidade. Além disso, fáceis de combinar com qualquer outro móvel ou espaço em sua casa.
Dicas de uso para aliviar dores
Adotar a posição em que a cabeceira fique levemente elevada (no ângulo máximo de 45°) e colocar um apoio sob os joelhos – que pode ser um rolinho – daqueles utilizados como suporte para a cervical, ajuda a reduzir as dores nas costas e nas pernas.
Quem sofre de hérnia de disco, tanto lombar quanto cervical, a posição mais elevada ajuda a ter noites de sono com mais qualidade. As camas articuladas também facilitam ao se levantar. Sua ergonomia permite fazer o movimento de sair da cama sem ter que rolar e sentar, como acontece com quem levanta de uma posição plana. A posição de gravidade zero, com as pernas acima da posição, ajudam a melhorar a circulação do sangue pelo corpo.
Tipos de camas articuladas
Na Europa, as camas articuladas já fazem parte da realidade de muitas pessoas. Considerando essa tendência que também chega ao Brasil, a indústria, antes voltada apenas para o segmento de saúde, também passou a desenvolver modelos com design moderno e elegante. Podem ser encontradas no varejo:
Camas articuladas manuais: sua principal característica é que eles não possuem um sistema elétrico. Funcionam com acionamento manual.
Camas articuladas elétricas: incluem um motor independente fácil de acionar.
Camas articuladas elétricas duplas: projetadas para casais com acionamento individual.
Sofás dobráveis articulados: similar aos anteriores, mas diferem na incorporação de uma base de armazenamento.
Leitos hospitalares elétricos: têm uma estrutura densa de ferro e um sistema de autopropulsão hidráulica.
Como levantar com dor no nervo ciático?
A dor do nervo ciático inflamado pode ser, muitas vezes, incapacitante para as pessoas. A dificuldade de andar, permanecer sentado e até mesmo de permanecer deitado.
Antes de sair da cama, faça o seguinte exercício: ainda deitado de barriga para cima, mantenha os joelhos dobrados e encolha a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas. Mantenha essa contração abdominal por alguns segundos e siga com respiração normal.
Na sequência, eleve uma perna com o joelho dobrado. Mantenha essa posição durante 5 segundos e, então, vá virando devagar até descer primeiro uma perna e depois a outra.
Fazer alongamentos leves e caminhar será mais benéfico do que permanecer deitado. O exercício aquece e fortalece a musculatura ajudando a reestabelecer os movimentos.
Como varia a intensidade da dor
A dor causada pelo nervo ciático inflamado se caracteriza por uma pinçada aguda que irradia da parte posterior das costas para a perna. Sua intensidade pode variar de leve, provocando apenas um desconforto ou queimação, porém pode se tornar mais intensa. Uma dor que piora após longos períodos sentado ou em pé.
Outros sintomas incluem formigamento, dormência ou fraqueza na perna afetada e a sensação como que de choque elétrico no nervo. No estágio mais graves, pode ser incapacitante caminhar e se movimentar nos primeiros dias.
O ciático é um dos mais importantes do corpo humano, fundamental para podermos andar, agachar e, inclusive, dobrar os joelhos. Sua função principal é nos colocar em movimento.
Como ele é responsável pela condução das sensações ligadas às nossas pernas e auxiliar nos movimentos das articulações do quadril e músculos.
O que mais causa problemas nesse nervo é a falta de fortalecimento da região e a não realizar alongamentos de forma adequada, seja antes dos exercícios físicos, ou no dia a dia entre as tarefas corriqueiras. Sem uma musculatura tonificada ocorre a compressão do ciático, causando a dor.
Quem sofre com a hérnia de disco tem grande propensão a sofrer dessa dor, já que cada vértebra da coluna tem um disco que, quando estoura, comprime os nervos e acaba atingindo o ciático.
10 benefícios das camas articuladas
1. Mantém travesseiro sempre em cima;
2. Melhora a circulação sanguínea nas pernas;
3. Posição ideal para ler ou assistir TV, bem como para usar o notebook;
4. Ajuda na descompressão da região cervical;
5. Opções de ajustes na região da cabeça e os pés separadamente;
6. Possibilita maior facilidade para levantar da cama;
7. Recuperação, relaxamento e reposicionamento da espinha dorsal;
8. Auxilia na melhora dos problemas respiratórios, dores de cabeça e stress;
9. Diminui os problemas de refluxo;
10. Auxilia na melhora o fluxo circulatório e linfático.
O melhor colchão para dor no nervo ciático
Algumas pessoas consideram que o colchão é apenas um artigo usado para dormir, entretanto, o colchão é, na verdade, aliado da sua saúde. É importante para quem experimenta episódios de dores no nervo ciático, cuidar seja fazendo exercícios seja dormindo de forma confortável.
Os colchões GoodSpine são indicados para quem sofre de nervo ciático, pois devido a sua tecnologia, ele melhor se adapta ao seu biótipo. O Colchão GSL 100% latex foi desenvolvido por especialista da coluna vertebral, com alta tecnologia, ergonomia e conforto com o melhor custo benefício do mercado.
Sua grossa camada de látex proporciona a adaptabilidade necessária para manter a coluna vertebral alinhada. Além disso, auxilia no descanso da musculatura. Este modelo dá suporte para todo o corpo, com uma durabilidade acima da média de um colchão normal.
Os colchões fabricados com uma primeira camada em viscoelástico, com densidade D60 ou maior, costumam ser extremamente confortáveis. A segunda camada deve ser de espuma ou mola, já que será a responsável por sustentar o seu corpo.
A espuma deve ser de densidade entre D28 e D45 com células abertas. No caso de ser de molas, procure aquelas mais modernas de alta tecnologia, com molas ensacadas individualmente.