Enquanto algumas grávidas se sentem mais sonolentas devido ao aumento do nível do hormônio progesterona, outras têm dificuldade para ter um sono relaxante e reparador. Tudo isso pode ser reflexo da excitação pelo período que está passando. Para que a gestação possa ser vivida com maior qualidade, bem-estar e noites de sono vamos dar dicas para a grávida dormir bem.
Mostraremos como enfrentar de forma mais leve, alguns incômodos com relação à postura ao descansar. Muitas grávidas sentem dores nas costas, causadas pelo peso da barriga. Conforme vão se passando os meses, o aumento de peso dificulta os movimentos. Assim, encontrar uma posição confortável para dormir é um desafio.
Qual a posição que a grávida não pode dormir?
Entre as dicas para a grávida dormir bem, está na escolha da posição mais confortável. A melhor posição para dormir é virada para o lado esquerdo. Dessa forma, a circulação do sangue entre mãe e feto, ocorre com maior fluidez, possibilitando o envio de mais oxigênio e nutrientes para o bebê.
Alguns médicos recomendam evitar deitar-se sobre o lado direito durante a gravidez e outros também recomendam evitar deitar de barriga para cima.
Do lado direito do corpo se encontra a veia cava, responsável pelo regresso do sangue ao coração. Deitar desse lado pode causar pressão sobre esta veia, podendo reduzir o fluxo natural do sangue e provocar tonturas.
A posição ideal, como uma das dicas para a grávida dormir bem, é deitar-se com a barriga voltada para fora da cama. Dessa forma, ao levantar-se, ficará mais fácil sair da cama. Uma vez que as pernas serão colocadas, primeiramente, para fora, evitando um esforço desnecessário nas costas.
As grávidas que não sentirem desconforto com a posição, poderão dormir de barriga para cima. Mas se sentirem falta de ar devido à compressão da veia cava, evite.
Até quando grávida pode dormir de barriga para cima?
A recomendação médica é de que as grávidas que não sentem desconforto na posição de barriga para cima, podem adotar até o quarto mês de gestação. A partir daí, o ideal é que tente dormir para o lado esquerdo, evitando também a posição de bruços.
Do quarto ao sexto mês, a tendência é de que os hormônios que se alteram com a gravidez se estabilizem. As mulheres, então, tendem a ter menos problemas com relação à qualidade do sono. No entanto, os três últimos meses podem ser considerados os de maior incômodo para dormir. O tamanho e o peso da barriga tornam mais difícil de encontrar uma posição confortável.
Entre as dicas para a grávida dormir bem está o uso diferentes travesseiros e almofadas para apoiar as pernas e a barriga. Desta forma, fica mais confortável e garante uma boa circulação sanguínea.
O ideal para sustentar a barriga de lado, é utilizar um travesseiro comum ou investir em um travesseiro mais longo, que abraça toda a lateral do corpo.
Para aliviar a tensão na região cervical, o uso de um travesseiro anatômico é ideal. A GoodSpine oferece o Travesseiro Anatômico Universal GS 11, que permite onze regulagens diferentes de altura, para que a grávida possa adequar qual a posição mais confortável para o seu sono.
O que pode machucar o bebê dentro da barriga?
As futuras mamães, principalmente, as de primeira gravidez, devem estar mais atentas e cuidadosas. A barriga é uma parte nova na sua silhueta e alguns acidentes podem ocorrer: como deixar algum objeto pesado cair sobre ou então pressionar demais contra superfícies perigosas. Tombos e pancadas são as situações mais comuns, que podem colocar em risco a vida do bebê.
Também fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas poderão interferir na saúde e desenvolvimento da criança ainda na barriga.
As grávidas podem e devem fazer exercícios físicos, mas devem ser os de baixo impacto: caminhada, pilates, hidroginástica, alongamento, ioga e na bicicleta ergométrica.
No entanto, é sugerido evitar os exercícios com risco de acidentes (batidas), de impacto ou atividade muito extenuante: abdominais, crossfit, jump, corrida de alto desempenho, mergulho, atividades com bola, treino pesado de musculação e spinning no estágio avançado da gravidez.
Qual o colchão indicado para grávidas?
É importante para as grávidas manterem uma rotina de sono saudável utilizando colchão e travesseiro adequados que proporcionem bem-estar e descanso. Esse é um período especial que vem cheio de transformações emocionais e físicas. Se faz necessário o repouso de qualidade e na quantidade certa. Isso ajuda no fortalecimento do bebê e na revitalização da mãe.
Assim como são nove meses de muitas emoções, são também acompanhados de desconfortos e longas noites de insônia. Entre as dicas para a grávida dormir bem está a escolha do colchão mais indicado.
Além das mínimas 8 horas de sono noturno, também é importante dispor de ao menos 30 minutos para descansar e relaxar depois do almoço para recuperar suas energias.
O colchão deve ser firme o bastante para aguentar a sobrecarga, contando com o peso do bebê. O produto deve oferecer um bom suporte para a coluna sem pressionar as articulações. A GoodSpine Spine Care possui os colchões GSL e GS2 que possuem um design moderno e oferecem benefícios para a saúde do sono.
Sua construção conta com uma camada superior de viscoelástico legítimo e uma espuma High Resilience (HR) por baixo. Estes modelos oferecem suporte ideal que se adapta ao corpo, antes, durante e depois da gravidez. Os colchões SpineCare fornecem todo o apoio e firmeza também necessários para uma sustentação perfeita.
Outros acessórios para auxiliar na gravidez
– Recorrer à aromaterapia. Você pode usar um home spray para deixar o ambiente perfumado e relaxante. O aroma de lavanda proporciona ainda mais aconchego e calma. Além disso, a água perfumada de lavanda também é uma alternativa para obter uma noite de sono reparadora;
– Em casa, enquanto assiste à TV deitada no sofá, faz suas leituras na poltrona ou trabalha com o notebook no colo, ou na mesa do home office, é importante utilizar um bom apoio para as costas. O Suporte Lombar GoodSpine oferece o apoio anatômico ideal para esses momentos.
– A utilização de um Rolinho Cervical Magnético GoodSpine ajuda a restaurar a curvatura fisiológica da coluna cervical. Pode ser utilizado enquanto estiver deitado no sofá e também ao ir deitar por pelo menos 15 minutos diariamente.
– Na hora de dormir a postura também é importante, principalmente se você passa muitas horas com o pescoço curvado mexendo no celular, trabalhando e estudando com o computador. O uso do Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine G11 ajuda a relaxar a região cervical e promove alívio para as tensões da área do pescoço e ombros e bem-estar para um sono tranquilo.