Em algum momento da sua vida ou até mesmo agora, você já deve ter enfrentado momentos em que aquela dor persistente nas costas atrapalhou ou atrapalha os seus movimentos. Pois saiba que você não está sozinho. Para saber o que acontece nas suas costas é necessário realizar um diagnóstico postural da coluna lombar.
Dores musculares e dores na coluna levam centenas de pessoas ao atendimento médico todos os dias no mundo. Esta pode ser considerada a causa para muitos casos de incapacidade física. É considerada a maior causa de afastamento das atividades de trabalho atualmente. Tais lombalgias costumam ser provenientes da compressão dos discos intervertebrais e da raiz nervosa.
O que são doenças posturais
O aumento da procura por tratamentos relacionados a dores nas costas, muitas vezes, tem como origem a má postura adotada nas atividades diárias ou no trabalho. Uma vida sedentária, sobrepeso corporal ou então de peso carregado e, ainda, doenças crônicas e congênitas, geram inúmeros sintomas.
As doenças posturais podem evoluir e desencadear, com o passar do tempo, problemas mais graves. Não é apenas a dor e o desconforto que são preocupantes. É necessário realizar um diagnóstico postural da coluna lombar para que o problema possa ser tratado o quanto antes. E, dessa forma, evitar que evoluam e se tornem ainda mais graves. Entre os principais problemas apontados pelos pacientes estão:
Persistente dor na região lombar – milhares de pessoas são acometidas pela lombalgia. As causas são variadas, desde a má postura ao sentar, colchão e travesseiros inadequado, forma incorreta de levantar ou carregar peso, muitas horas na mesma posição, falta de fortalecimento da musculatura das costas e falta de alongamento, uso de calçado inadequado entre outros motivos.
Escoliose: é um tipo de doença postural bem frequente, mas que felizmente pode ser corrigida com exercícios posturais, coletes e até cirurgia. A pessoa vista de frente ou de costas, a coluna pode parecer em C ou em S.
Hiperlordose lombar – é um tipo de doença postural em que a barriga fica saltada para frente e os glúteos para trás e até erguidos. Mulheres grávidas podem sofrer do problema de forma transitória. O sedentarismo e a obesidade contribuem para o surgimento dessa patologia.
Dores de cabeça – elas podem ter origem na má postura, conhecida como dor de cabeça tensional. Pode ser causada pela tensão muscular principalmente na região cervical. Muitas horas diante da tela do computador, ou curvado ao celular pode agravar o quadro.
Hipercifose – é mais comum em idosos. Essa deformação faz com que a pessoa acabe abaixando e aproximando os ombros. O desenvolvimento da osteoporose contribui muito para o surgimento e agravamento do problema.
Como fazer diagnóstico postural da coluna lombar?
Em um primeiro momento, ocorre a avaliação clínica. A partir daí, o profissional passará a investigar e buscar identificar quais são as alterações na postura do paciente.
Após o processo de avaliar e determinar desvios posturais dos indivíduos, será definida a necessidade ou não de exames mais minuciosos.
Diversas técnicas vêm sendo desenvolvidas para identificar e tratar problemas no sistema esquelético. Entre os métodos mais utilizados pela medicina atual está o Raio-X, a técnica de avaliação postural por imagem ou Fotometria, Biofotometria (ambas digitais), Técnica quadro de referência postural (PRF), Goniometria, Plataforma de Força, Ultrassonografia, Spinal Mouse, Ressonância Magnética, Cinemática e Eletromiografia (EMG).
Os nomes parecem difíceis e complexos. Mas o acompanhamento profissional deixará tudo mais claro. A evolução dos conhecimentos científicos tem colaborado para o aperfeiçoamento das técnicas de avaliação postural, ajudando cada vez mais pessoas a terem uma melhor qualidade de vida.
Somente assim se poderá obter o melhor caminho para um correto diagnóstico postural da sua coluna lombar. Após analisar todas as informações necessárias, o traumatologista ou ortopedista irá definir o melhor tratamento.
Avaliação dinâmica da coluna
Por meio da avaliação dinâmica é possível identificar o comportamento motor do corpo ao realizar o movimento. Não vivemos estáticos. A avaliação dinâmica tem o propósito da melhora do desempenho e da funcionalidade do corpo de uma forma global.
O objetivo do profissional é identificar o movimento que está disfuncional. O indivíduo deverá se mexer seguindo uma sequência de exercícios para que esses movimentos possam ser avaliados de forma qualitativa.
Os testes ajudam na avaliação dos planos de movimento, grau de força muscular, mobilidade global e local, alongamento, coordenação, estabilidade, assimetrias, e assim definir com eficácia o nível de funcionalidade. Posturas em desequilíbrio irão compensar de alguma forma forçando outra parte do corpo.
O que a avaliação determina
A avaliação postural deve mostrar se algum segmento ou articulação apresenta um desvio de um alinhamento postural ideal. Durante a inspeção dinâmica, é observada a marcha e a movimentação da coluna lombar.
O objetivo é o de detectar possíveis desvios estruturais e/ou funcionais (coluna, ombros, pelve, joelhos, segmentos inferiores e superiores). Com base nessa avaliação, se necessário, serão indicados outros exames ou o tratamento.
A postura representa o alinhamento do corpo e sua orientação no espaço. É um ato inconsciente. Não existe uma postura considerada “normal”. No entanto, uma postura ideal é usada como referência. Raramente a pessoa terá uma “postura perfeita”. ciê
Uma postura é adequada quando as forças que sustentam o corpo atuam sem sobrecargas, com a máxima efincia e o mínimo de esforço e mantendo um alinhamento funcional.
Uma postura inadequada é quando manter o corpo alinhado implica na utilização excessiva ou desnecessária de forças musculares e em alinhamentos disfuncionais, assim as posturas inadequadas dificultam os movimentos. Para avaliar a postura, é necessário observar como o corpo está se equilibrando.
Acessórios que auxiliam no cuidado postural
Adotar o uso de acessórios que ajudem a manter a postura do corpo em várias situações do seu dia-a-dia, pode ser importante para prevenir e tratar as dores cervicais e lombares. Confira algumas sugestões:
– Na hora de dormir é fundamental um bom colchão que se adapte a curvatura do seu corpo. Adotar o uso de um Colchão GoodSpine GSL ou GS3 pode ser fundamental para o tratamento das dores nas costas.
– Em casa, no local de trabalho e estudos utilizar uma boa cadeira com um apoio para a coluna como o Suporte Lombar GoodSpine em Veludo.
– O uso do Rolinho Cervical Magnético GoodSpine ajuda a restaurar a curvatura fisiológica da coluna cervical.
– O uso do Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine G11 vai ajudar a relaxar a região cervical e promover alívio para as tensões da área do pescoço e ombros, além de promover bem-estar para um sono tranquilo.