Vamos desvendar sobre a dor na coluna na adolescência. Muitos podem ser os motivos para que os adolescentes sintam dores nas costas. Os fatores mais comuns são: má postura, excesso de peso das mochilas escolares, sedentarismo, sobrepeso ou princípio de distúrbios musculoesqueléticos.
A “dor nas costas” pode ser sintoma de cervicalgia e lombalgia. Essas dores têm se tornado uma queixa comum, podendo ser passageira ou persistente. É importante estar atento com aquela dor que não melhora, pois ela deve ser investigada.
A dor é um sinal de alerta de que algo não vai bem, principalmente se persistir.
O que pode ser dor na coluna na adolescência?
A dor cervical (cervicalgia) em jovens pode ter origem no uso de aparelhos eletrônicos, como celular e tablet. Além do computador. A postura de ficar olhando para baixo ao usar esses aparelhos pode causar desconforto.
Isso contribui para o agravamento de problemas já existentes. Como consequência, acelerar o processo degenerativo que ocorre naturalmente.
No caso de dores lombares (lombalgia), pode ser resultado de má postura, distensões, tensões ou problemas prévios. Outros fatores, como mochila pesada e a chamada ¨dor do crescimento¨também contribuem.
As dores na coluna na adolescência também podem ter origem estrutural, como uma escoliose ou hérnia de disco traumática. Há causas ainda intra-abdominais ou pélvicas, como cisto de ovário, alguma alteração de trompa ou intestinal.
A investigação clínica geralmente parte da realização de um raio-x simples da coluna. Mas, se necessário, também pode ser solicitada uma tomografia. Em situações em que os exames apresentem quadro normal e a dor persistir, o ideal é realizar um exame de cintilografia ou ressonância magnética.
É comum escoliose em adolescentes?
A escoliose é uma doença familiar, tendo componentes genéticos. Alguns casos de dores mais persistentes podem ter origem nessa deformidade da coluna. É importante ficar atento aos casos na família.
Apesar de existirem vários tipos de escoliose, a Idiopática é a mais comum e não apresenta causas precisas. Ela acontece durante a fase de crescimento.
Esta é uma doença progressiva da coluna que se não tratada corretamente pode ocasionar na necessidade de uma cirurgia de grande porte.
É uma deformidade silenciosa e também das mais comuns da coluna vertebral. Sua principal característica é a inclinação do corpo para um dos lados, com a torção ao redor do seu eixo.
Acomete principalmente crianças ao redor dos 14 anos e só esse desvio corresponde a cerca de 80% dos casos. A prevalência de escoliose na população é de 3%, sendo mais comum nas meninas. A proporção de meninas e meninos afetados pela escoliose pode chegar até sete meninas para cada menino.
Como corrigir escoliose em adolescente?
Na escoliose, a coluna vertebral desenvolve uma ou mais curvaturas anormais. E podem vir a afetar o equilíbrio e o alinhamento global do corpo. Essa condição acarreta outros problemas físicos que afetam a saúde.
O acompanhamento pode ser realizado pela observação ou tratamento não cirúrgico, focado no fortalecimento muscular. Esse é normalmente o tratamento adotado como a primeira linha de defesa. Como muitas curvas escolióticas nunca progridem ao ponto de ser necessária uma cirurgia, esse trabalho poderá ser recomendado pelo ortopedista para os casos mais leves da condição.
Adotar o uso de colete é outra forma de controle da progressão de uma curva escoliótica. Normalmente o uso é indicado para pacientes em fase de crescimento e com curvas inferiores aos 35 graus. Esta prática tendo comprovação científica observada e publicada em diversos estudos há várias décadas.
Existe uma variedade de acessórios e aparelhos disponíveis para o tratamento da escoliose. O ortopedista irá indicar o que é certo baseado no tipo, localização e grau de curva.
Tipos de coletes mais usados:
– Boston Brace (Órtese Tóraco-lombo-sacra “TLSO”) – “baixo perfil” ou ” colete abaixo das axilas”. Tipicamente estende abaixo do peito para o início da área pélvica, e é adequado para curvaturas que tem o seu ápice abaixo de T8 (oitava vértebra torácica).
– Milwaukee Brace (Órtese Cérvico-tóraco-lombo-sacra) – indicado para curvas torácicas (com o ápice acima de T8). Ela se estende desde o pescoço até a pelve. Consiste em uma cintura pélvica de plástico especialmente moldada aos contornos corporais e um anel que se estende ao pescoço, ligadas por barras de metal na frente e na parte de trás do colete.
O que fazer para corrigir postura?
O primeiro ensinamento para manter a coluna das crianças e adolescentes saudável é não sobrecarregar. O uso constante de celulares, tablets e computadores em posições inadequadas tem sido preocupante.
É preciso ensinar desde muito cedo aos jovens, hábitos de postura saudável que não sobrecarreguem a coluna. Mais grave que o tempo é a maneira como são utilizados, sobrecarregando pescoço e ombros.
Para evitar problemas de dor na coluna na adolescência é importante adotar uma rotina de atividades físicas. Entre as mais indicadas para essa fase da vida estão:
– natação
– hidroginástica
– ciclismo
– caminhadas
– corridas leves
– alongamentos simples
– pilates
– yoga
– musculação orientada
Dicas para prevenir a dor na coluna
Atitudes preventivas podem ser adotadas desde cedo para que as crianças e adolescentes não venham a sofrer na fase adulta com problemas de dores na coluna. A utilização de alguns acessórios podem ajudar a prevenir e tratar as dores cervicais e lombares:
– Em casa, no local de estudos utilizar uma boa cadeira de trabalho com um apoio para a coluna como o Suporte Lombar GoodSpine em Veludo
– Na hora de dormir a postura também é importante, principalmente quando o adolescente passa horas com o pescoço curvado mexendo no celular ou estudando com o computador. O uso do Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine G11 vai ajudar a relaxar a região cervical e promover alívio para as tensões da área do pescoço e ombros e bem-estar para um sono tranquilo.
– A utilização de um Rolinho Cervical Magnético GoodSpine ajuda a restaurar a curvatura fisiológica da coluna cervical. Pode ser utilizado enquanto estiver deitado no sofá assistindo TV, jogando aquele Game ou estudando no home-office. E também ao ir deitar por pelo menos 15 minutos diariamente.
– Um bom colchão é fundamental para evitar a dor de coluna na adolescência. Adotar o uso de um Colchão GoodSpine GSL ou GS3 pode ser fundamental para o tratamento das dores nas costas que muitos jovens apresentam atualmente.