Provavelmente já aconteceu com você ou você já ouviu alguém falar que o tempo ia “virar” porque o joelho estava doendo, ou até mesmo outra parte do corpo. Porém, qual o motivo disso acontecer? Qual a ligação das articulações com a previsão da mudança de temperatura?
Sou muito sensível ao frio?
Será que tem a ver com uma sensibilidade maior de pessoa para pessoa a baixas temperaturas? Provavelmente não. O motivo é bem simples, na verdade. O frio faz com que todos se movimentem menos, ficando mais encolhidos e com os músculos contraídos na tentativa de se aquecer. Isso causa rigidez muscular e desconforto ao se movimentar. Pessoas que passaram por alguma cirurgia recente também tendem a sentir mais dores na área operada, simplesmente porque a cicatriz se retrai.
Quem sente mais dor no frio?
Qualquer pessoa pode ter sensibilidade à dor no frio. Porém, normalmente, quem tem mais tendência a sofrer com as famosas “dores de inverno” são os idosos, pessoas que passaram por alguma cirurgia, pessoas sedentárias ou que passam longos períodos de tempo sem se movimentar, pessoas com artrite.
Por que sentimos mais dor no frio?
O corpo humano, para funcionar bem e de forma confortável, precisa estar a uma temperatura entre 36 e 37 graus, tarefa que não é tão fácil quando o ambiente ao redor está gelado.
Para se defender do frio, os músculos do corpo se contraem involuntariamente. Essa contração compromete a circulação sanguínea entre os tecidos, pele e articulações. Esse é o principal motivo das dores e espasmos de frio.
Além disso, com essa contração, que tem como objetivo preservar o calor, um dos resultados que se tem é o aumento na viscosidade do líquido sinovial, que fica nas articulações e é responsável por lubrificá-las; essa viscosidade é a responsável pela rigidez que causa as dores.
Possíveis causas:
Dentre as possíveis causas para as dores no inverno, estão:
Músculos fracos e pouco estimulados: Músculos que recebem pouco estímulo tendem a sofrer mais com as contrações causadas pela queda de temperatura.
Dores crônicas: Pessoas que já possuem um histórico de dores crônicas, terão tendência a sentir mais, dores com a chegada do frio, pois o mesmo vai agravar ainda mais as dores que já estavam presentes.
Artrite: Pessoas que já possuem doença nas articulações precisam ter mais atenção, mas vale a pena reforçar que o frio não agrava a doença, apenas agrava as dores nas articulações devido a contração do músculo.
Cirurgias recentes: Pessoas que passaram por cirurgia também tendem a sentir mais dores porque a contração dos músculos e das articulações doerão mais onde o tecido estiver sensível devido aos processos de cicatrização.
Tem como prevenir a dor no frio?
Já que todos estão suscetíveis a sofrer com as dores causadas pela baixa temperatura, resta tentar amenizar o efeito e prevenir. Mas como se prevenir do tempo?
A melhor forma de amenizar os efeitos do frio sobre o corpo quando o inverno chega, é mantendo uma forma de vida mais ativa. Se manter em movimento é a melhor resposta. Alongar o corpo é uma prática essencial antes de pratica qualquer exercício físico, mas não deve se limitar a esse momento. O alongamento ajuda a amenizar a contração muscular e também ajuda a manter as articulações mais lubrificadas.
Atividades físicas também são grandes aliadas para evitar dores nas articulações provenientes do frio, já que através dela, ocorre uma maior irrigação sanguínea e aumenta a flexibilidade do corpo. Com maior flexibilidade, menos dores.
Como aliviar a dor do frio?
Separamos cinco dicas essenciais para te ajudar a diminuir as dores causadas pela queda de temperatura. Confira:
Mantenha o corpo ativo: Exercícios físicos aumentam a temperatura corporal e fortalecem a musculatura, aliviando as dores.
Agasalhos são essenciais: Pode parecer uma dica obvia, mas vale a pena reforçar que se proteger do frio, principalmente nas extremidades, é essencial para manter o corpo na temperatura correta, facilitando a circulação sanguínea.
Faça compressas quentes: As compressas de água quente, mas articulações ajudam a relaxar a musculatura e melhorar a circulação sanguínea. Massagens também podem ser eficazes no alívio da dor.
Controle o estresse: O cortisol, hormônio liberado com o estresse, pode fazer com que as dores apareçam por todo o corpo. Por isso, tenha momentos de lazer durante o dia, reserve momentos para relaxar. Se esses momentos forem ligados a alguma atividade física como caminhada, ou uma volta de bicicleta, atividades no geral que ajudem o corpo a se movimentar, melhor ainda.
Alongue-se: Como citamos acima, manter o corpo alongado é de suma importância para evitar as dores. Alongue-se após acordar, nas pausas do trabalho, antes de fazer algum exercício físico. Se alongue sempre que puder.
Cuidados extras no inverno:
Para finalizar, separados alguns cuidados extras a serem tomados no inverno, tanto para evitar as dores quanto para cuidar da sua saúde no geral.
- Agasalhe-se bem, principalmente quando for sair de casa.
- Opte por fazer exercícios físicos em locais fechados, longe dos ventos frios do inverno.
- Evite usar fogo para aquecer ambientes.
- Beba bastante água. É muito comum que as pessoas só sintam sede no calor, mas vale lembrar que não se deve beber água apenas quando está com sede. Manter os músculos e o corpo hidratados é fundamental em qualquer época do ano.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!