A quiropraxia é uma técnica voltada ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-esquelético. O nome quiropraxia tem origem nos termos “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), que vem do grego. A tradução da palavra é “praticar com as mãos”.
Essa técnica nasceu nos Estados Unidos, no ano de 1895, quando o médico canadense Daniel David Palmer conseguiu estabelecer relações entre o alinhamento das vértebras e algumas doenças. Palmer era um entusiasta da medicina alternativa. Desde então, a quiropraxia foi se aperfeiçoando buscando promover o bem-estar dos pacientes. Em 2005, a quiropraxia foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é uma vertente da medicina alternativa.
Para que serve a quiropraxia?
A quiropraxia é uma ferramenta utilizada para desenvolver um tratamento para problemas ligados às articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do nosso corpo.
A prática é indicada para dores no pescoço, cabeça, costas, ombros, dor ciática, tensão nos músculos, correção de postura, fibromialgia, dor lombar além de problemas nas articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo entre outras.
Os profissionais que aplicam a quiropraxia são denominados quiropratas. Após, uma série de análises e movimentos com as mãos, eles promovem o realinhamento da coluna, além de corrigir ou prevenir os males das articulações.
Depois da análise do caso, o quiroprata define um plano de ação para o tratamento utilizando uma série de técnicas e manobras. O conhecimento do profissional de quiropraxia envolve conhecimentos de anatomia, patologia, biomecânica, radiologia e neurologia.
O atendimento ocorre por sessões: avaliação, aplicação prática (normalmente com duração de 20 minutos). Tal prática consiste em movimentos e manobras com as mãos, mas também podem ser utilizados alguns equipamentos.
É importante observar que a quiropraxia não é indicada para quem tem algum problema de instabilidade na medula espinhal, hérnia de disco grave, fraturas que ainda estejam plenamente recuperadas. Por isso, a avaliação criteriosa do profissional é necessária.
O que a quiropraxia corrige?
O tratamento ajuda na correção da postura corporal, alinhando os ossos da coluna. Esses, muitas vezes, por estarem fora do eixo central, pode gerar dores de cabeça frequentes, tensões musculares, dormência nos braços ou pernas e até prisão de ventre.
O quiroprata também atua para melhorar a capacidade do sistema neuro-músculo-esquelético, formado pelos nervos que saem da coluna sendo espalhados por todo o corpo. Tais nervos transmitem comandos para as articulações, controlam os músculos e órgãos e também são responsáveis pelas sensações como o tato, pressão e dor.
Dessa forma, qualquer comprometimento nesses aspectos pode trazer malefícios que causam, não apenas dor, mas também, a redução do bem-estar pessoal.
Tratamento dividido em três fases:
Intensiva – consulta, sessões de 1 a 3 vezes por semana tratando as dores e questões específicas do caso;
Corretiva – tem início o processo de correção da postura e flexibilidade corporal. Sessão semanal.
Manutenção – com frequência semanal, mensal ou trimestral, para a manutenção dos ganhos das fases anteriores.
O que pode ser tratado
É importante ressaltar que a quiropraxia pode tratar e prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, problemas como dores no ciático, pelve, pescoço, lombar, costas, quadril, ombros, braço e qualquer outro ligado ao sistema neuro-músculo-esquelético. Confira alguns:
– Desvios na postura
– Dores cervicais (pescoço), lombar e de cabeça
– Problemas nas articulações (ombro, cotovelo, joelho, tornozelo etc)
– Lesões esportivas ou de acidentes
– Problemas locomotores
– Hérnia de disco
– Dor ciática
– Problemas respiratórios
– Problemas menstruais
– Fibromialgia
– Tensão muscular
– Enxaqueca
– Cefalia tensional
– Desequilíbrio do sistema nervoso
– Osteoporose
– Tratamento pós-cirúrgico da coluna
– Zumbido no ouvido
Vantagens
O tratamento quiroprático emprega técnicas que buscam tratar a origem do problema, em comunicação direta com o sistema nervoso. A quiropraxia trata ossos e nervos. Enquanto outras especialidades, como a fisioterapia e a massagem, tratam a reabilitação muscular.
A quiropraxia tem um papel importante, pois melhora a postura. Além disso, colabora para o aumento da energia vital. Atua na correção do desalinhamento da coluna vertebral – resultado da má postura e do estresse diário. Também auxilia em restaurar a comunicação entre o cérebro e o corpo, realizando uma espécie de reset. Dentre as inúmeras vantagens da quiropraxia, citamos:
– estimula o sistema imunológico
– diminui a incidência de dores de cabeça;
– ajuda a regular a pressão arterial
– estimula maior energia e produtividade
– auxilia no tratamento de alergias e crises de asma
– colabora para a melhora do desempenho esportiva de atletas
– auxilia no tratamento de problemas comportamentais ou de mobilidade
– suporte para uma gestação mais saudável com menos estresse
– redução das dores crônicas
Entenda as diferenças
É interessante apresentar a diferença entre quiropraxia, alinhamento postural, pilates e osteopatia. São técnicas, muitas vezes, confundidas.
A ambos os tratamentos pretendem melhorar a postura. No entanto, o alinhamento postural e a quiropraxia são bem diferentes.
A quiropraxia trabalha a parte de manipulações, em que são realizados estalos no corpo do paciente: coluna, pescoço, joelho ou quadril. Já o alinhamento visa melhorar a postura do paciente com intervenções técnicas sem realizar estalos no corpo. Ao contrário da quiropraxia, pode ser realizado antes de algum problema ou patologia comprovada.
O pilates também é realizado para a melhora na postura. No entanto, se utiliza de técnicas diferentes das empregadas na quiropraxia e no alinhamento postural. É um tratamento realizado com exercícios específicos, de fortalecimento e alongamento da postura, sem a manipulação do fisioterapeuta no corpo do paciente. São raras as restrições para a prática do pilates, mas indivíduos com diabetes não controlada, hérnia de hiato ou hipertensos, precisam de atenção especial e exercícios adaptados.
Tanto a quiropraxia como a osteopatia são terapias manuais. A osteopatia consegue acessar informações viscerais, cicatrizes, disfunções de órgãos e funcionamento destes, além da parte estrutural (músculos, ossos, etc.). O tratamento segue uma série de movimentos com as mãos, como massagens e alongamentos, para trabalhar os ossos, músculos, ligamentos e nervos. A quiropraxia atua basicamente na parte estrutural.
Pessoas que apresentem problemas de saúde como osteoporose, fraturas ósseas, hérnias ou câncer não devem recorrer à osteopatia.
Conheça o trabalho da GoodSpine
O quiropraxista e proprietário da GoodSpine, Roberto Bleier, trabalha há 14 anos cuidando da saúde da coluna dos brasileiros. Nesse vídeo, mostra como é importante o uso de determinados acessórios para manter a saúde da nossa coluna.
Diferenciais da GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!