A indústria de colchões tem procurado acompanhar as tendências tanto de tamanho das atuais plantas de casas e apartamentos quanto das necessidades dos consumidores. Camas e colchões de solteiro agora atendem não apenas a necessidade de dormir, mas também de decoração.
Arquiteturas de espaços menores como lofts e quitinetes, onde, muitas vezes, o lugar de dormir é também a sala. Isso levou a indústria a inovar no tamanho dos colchões de solteiro modernos. A tendência busca aliar conforto, qualidade e estética. Existem opções de modelos e de preços para todos os gostos e bolsos.
Tamanho ideal dos colchões de solteiro
Você pode contar com a ajuda de um arquiteto, um decorador de interiores e até mesmo dos vendedores. Eles podem ajudar você a escolher o tamanho que melhor cabe no seu espaço. No entanto, você pode escolher, com base nas suas preferências de conforto e de propósito de uso.
Se o seu espaço é reduzido, existem colchões de solteiro com medidas a partir 0,78×1,88. Esse, normalmente usado em camas auxiliares e beliches. O tamanho padrão no Brasil é um pouco maior, com 0,88×1,88.
Se você dispõe de maior espaço e busca ainda mais conforto para dormir, pode optar pelas medidas americanas. No Brasil, elas são definidas como colchão solteirão. Este tamanho pode ser encontrado em dois modelos: Solteirão 1, com 1,00×2,00 e o Solteirão 2, medindo 1,10×2,00.
Diferenças entre os colchões de solteiro
Além de definir qual o tamanho adequado, você pode escolher o material do que são feitos.
Colchão de espuma – Os colchões de solteiro fabricados em espuma comum são os mais vendidos. Podem ser encontrados em densidades que variam muito.
Antes de fazer a sua escolha consulte a tabela do fabricante e peça a orientação do vendedor. Os colchões de solteiro em espuma costumam ser mais baratos, o que permite que sejam trocados com maior frequência. Em média, um colchão tem validade de 8 anos.
O seu valor dependerá também do tecido e do acabamento da capa. Também é levado em conta se tem tratamento contra ácaros ou fungos. Essas qualidades adicionais tendem aumentar o valor do investimento.
Colchão de molas – É um modelo mais indicado para camas de solteiro do que de casal. Os modelos são fabricados com molas entrelaçadas, cobertas com uma camada de espuma. Devido à sua estrutura, ele é maleável e promove movimentos ao se virar na cama. É um dos tipos mais pesados. Mas, apresenta maior durabilidade.
Colchão de molas ensacadas – Por ser construído com molas envolvidas uma a uma, garante maior conforto e durabilidade. O modelo é bastante estável, não contém movimentos. Por ser um produto de maior valor agregado, seu acabamento normalmente é Premium e possui em uma das faces, uma camada de espuma chamada de pillow top que proporciona conforto extra.
Colchão viscoelástico – Esse modelo é baseado na tecnologia usada por astronautas. É produzido com uma espuma que se molda ao corpo e não deforma.
Uma de suas qualidades é oferecer boa sustentação à coluna, sendo preparado para suportar todos os pesos e alturas. Costuma ser o modelo mais caro.
Colchão de látex – É um colchão macio e confortável. Possui alta durabilidade e facilmente se adapta ao formato do corpo. Ideal para pessoas alérgicas. Costuma vir com tratamento contra fungos, ácaros e bactérias.
A medida do colchão solteiro King
Dentro dos tamanhos especiais, também denominados como medida americana, podemos encontrar o tamanho Solteiro King. Este é a metade do tamanho da cama King Size de casal, que mede 1,93×2,03.
Com uma medida de 0,96×2,03, o colchão de solteiro King oferece bastante conforto na hora de dormir. É necessário um espaço maior para ser instalado e de uma base ou cama com melhor estrutura, devido ao seu tamanho e peso que costuma ser maior.
O tamanho do colchão de viúva
A denominação de colchão de viúva foi tradicionalmente usado entre as década de 60 e 80. Atualmente, são chamados de colchões Meio Casal.
Também pode ser considerado um tamanho de colchão de solteiro. Indicado para quem tem mais espaço, mas não deseja investir em uma cama de casal. O colchão Meio Casal ou Viúva conta com a medida de 1,28×1,88. O modelo já foi bastante popular no Brasil, sendo por muito tempo o tamanho padrão para cama de casal.
O modelo deixou de ser usado para casais adultos, mas é uma medida bastante procurada para crianças e adolescentes. Existe ainda, dentro deste modelo, o tamanho 1,20x 2,03. Uma opção para quem mede mais de 1,85.
Qual a melhor densidade?
Se o colchão para solteiro for para uso por crianças, é indicado que seja de espuma. É que a sua estrutura óssea ainda não está pronta para dormir em colchões de mola. Os ortopédicos só podem ser usados se tiverem recomendação médica. Nesse caso, os de densidade D23 são indicados para até 50 kg e 1,50 de altura. Os D26, podem ser usados para quem pesa de 51 kg a 60 kg.
Para crianças ou pessoas acima destas medidas, a densidade D28 é própria para até 80 kg. Adultos podem escolher o colchão confeccionado no material que mais lhe agrada.
Para pessoas que pesam entre 80 kg e 100 kg, o ideal é optar por um D33. As densidades 45 (até 120 kg), 60 (até 140 kg) e 90 (até 200 kg) atendem pessoas com mais de 100 kg.
Qual o colchão de solteiro ideal?
Seguindo as tendências mundiais dos colchões mais inovadores da atualidade, com um design moderno e exclusivo, os colchões SpineCare estão disponíveis nos modelos GSL 100% Látex e GS3 Good Spine In The Box. Para solteiros, estão disponíveis nos tamanhos de 0,88×1,88 e 0,96×2,03.
Produzido com uma camada superior de viscoelástico legítimo, e uma espuma High Resilience (HR) por baixo, o colchão SpineCare exerce duas funções simultâneas quando se trata de suporte ideal.
A camada superior gera a adaptação que o nosso corpo precisa para se encaixar e descansar os músculos diariamente. Logo abaixo, uma das melhores espumas de sustentação que existe, uma “HR” que fornece todo o apoio e firmeza também necessários para uma sustentação perfeita.
O Colchão GSL 100% látex, é desenvolvido por especialistas da coluna vertebral, com alta tecnologia, ergonomia e conforto com o melhor custo benefício do mercado. Sua grossa camada de látex, proporciona a adaptabilidade necessária para manter a coluna vertebral alinhada e descansar a musculatura.
Tais características proporcionam suporte para todo o corpo, com uma durabilidade acima da média de um colchão. Único no Brasil com o selo da Associação Brasileira de Quiropraxia.