Oito em cada 10 pessoas terão dor na costas ao longo da vida, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). São cerca de 80% da população mundial. Estudos mostram que no trabalho atividades com grande sobrecarga física, postura inadequada, movimentos repetitivos, vibração, trabalhos em grande velocidade e estresse, reforçam problemas na coluna, gerando dor e até mesmo lesão.
A dor nas costas gera impactos negativos no trabalho. Profissionais com rotinas exaustivas ficam mais expostos a fatores de risco. Dessa forma, acabam prejudicando sua qualidade de vida e seu bem-estar.
Qual a profissão que tem mais problemas na coluna?
A North American Spine Society (NASS), em 2016, listou profissões que impactam mais na saúde das costas. E mostrou que há trabalhos que conseguem ser mais prejudiciais que outros para a coluna. Acompanhe a lista:
Dentistas ou Cirurgiões
Dentistas e cirurgiões passam muito tempo na mesma posição e têm de mudar várias vezes a posição do seu pescoço. Viram e torcem a região cervical. Dessa maneira, provocam pressão na coluna. Além disso, têm uma postura que exige posicionamentos prolongados.
Motoristas
Profissões como a de motoristas obrigam o trabalhador a passar várias horas atrás de um volante e sentados são uma das mais problemáticas para a coluna.
Trabalho de Escritório
Profissões que trabalham sentados também são necessários cuidados. Somando a isso, passam o dia em frente ao computador, na mesma posição. O resultado são muitas dor nas costas e problemas na coluna.
Funcionários da Construção Civil
Os trabalhadores deste setor fazem movimentos que ocasionam muita pressão muscular: levantam pesos e não descansam. Com isso, podem provocar distensões, entorses e até mesmo danos permanentes.
Empregados de fábricas
Profissões com movimentos repetitivos são mais vulneráveis a dor nas costas. Além de manterem-se na posição por longos períodos. Isso, pode causar também fadiga e fraqueza muscular, bem como lesões graves.
Enfermeiros
Esses profissionais precisam passar grande parte dos turnos de pé. Além disso, enfrentam elevados níveis de estresse. Também precisam levantar e transportar pacientes em procedimentos. Dessa forma, provocam muita pressão no pescoço e coluna.
Como se prevenir no trabalho
– Use cadeiras com apoio para os braços para garantir maior suporte aos membros superiores, evitando esforços exagerados
– Ao dirigir, ajuste o banco a um ângulo de 90 graus para evitar que as costas estejam mal posicionadas e sente-se perto o suficiente do volante para garantir que os seus cotovelos e joelhos estão ligeiramente fletidos.
– Ao ter de levantar algum material com mais de 20 ou 25 quilogramas, é importante pedir ajuda a um colega ou usar um carrinho. Tenha muita atenção à forma como pega nos objetos e tente distribuir o seu peso uniformemente
– Levante-se mais vezes. Mantenha as costas alinhadas à cadeira. Coloque um suporte na zona lombar. O computador precisa estar ao nível dos olhos para que o pescoço não fique inclinado.
– Procure um local calmo para alongar durante alguns minutos, aliviando e reduzindo a tensão no corpo
– Se possível, use sapatos confortáveis e que garantam estabilidade ao corpo. Fale com o seu ortopedista para aconselhar a melhor forma de proteger a sua coluna.
Quais são os fatores de risco para as dor na coluna?
Não é somente a escolha da profissão que causa dor na coluna. Há outros fatores que podem provocar mal-estar e muito desconforto. Saiba quais são e tome cuidado:
Sedentarismo
Não pratica exercícios físicos? Pois saiba que atividades são essenciais para quem pretende se manter saudável e sem dor nas costas.
Sobrepeso
O fato de estar acima do peso faz com que a coluna tenha um esforço adicional. Isso acaba gerando dor nas costas.
Tabagismo
Pesquisas têm mostrado que o tabagismo pode aumentar as dores musculares e articulares. Além disso, eleva as chances de doenças articulares: artrites, artrites reumatóides ou osteoartrites.
Postura incorreta
A boa postura ajuda a evitar dor nas costas. No dia a dia, nas diferentes atividades, seja ao se sentar seja ao se deitar, é importante observar a maneira correta para evitar problemas futuros.
Má alimentação
Uma dieta saudável é importante para manter o bom condicionamento físico, além da prática regular de exercícios. Inclusive há alimentos que auxiliam a regeneração muscular, prevenindo desgaste e fadiga.
Envelhecimento
À medida que envelhecemos a dor nas costas são mais frequentes. Então, é importante manter o hábito desde cedo de exercício para fortalecer a musculatura da região. Bem como, adotar a postura correta em todas as atividades.
Como evitar problemas na coluna
Ainda há outras maneiras de se prevenir a dor nas costas. Adquirindo itens como um travesseiro anatômico. O formato dele ajuda a melhorar as dor nas costas. O Travesseiro Anatômico Universal Good Spine GS11 é o único travesseiro no mundo com regulagem de 11 alturas. Ele se encaixa perfeitamente ao pescoço e os lados de alturas diferentes com duas lâminas separadas também de alturas diferentes, que fazem suprir precisamente a necessidade de cada corpo com suas diferenças fisiológicas únicas.
Há longo prazo, um item que faz toda a diferença é o colchão. Ele precisa ser confortável e adequado ao seu biotipo. Opte por um colchão que não gere dor nas costas. Experimente um modelo que atenda às suas necessidades e ofereça bem-estar. Por exemplo, o colchão GS3 GoodSpine In The Box é desenvolvido por especialistas da coluna vertebral. Tem tecnologia e ergonomia e conforto para manter a coluna alinhada e descansar a musculatura.