Quem não deseja ter uma saúde impecável, ter qualidade de vida para poder desfrutar das coisas boas da vida? Para termos uma vida saudável é preciso cuidar com a imunidade baixa e para isso, temos que ter uma boa alimentação, dormir bem, fazer exercícios e cuidar da nossa mente.
É fundamental ter hábitos saudáveis para que o nosso corpo fique forte para combater melhor ameaças de doenças. A imunidade baixa gera uma série de problemas para nossa saúde, logo é importante não deixar que o nosso organismo chegue nesse estado.
Conheça as principais causas que provocam a imunidade baixa e como recuperar o organismo para que o nosso corpo não sofra ataques de doenças oportunistas e você tenha que ficar acamado por muito tempo e deixar de aproveitar o melhor que a vida tem para oferecer.
O que é imunidade baixa?
A imunidade baixa é uma condição em que as defesas do organismo estão muito baixas a ponto de não conseguir proteger o corpo das doenças. Cabe ao sistema imunológico defender o corpo de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos, mas se ele estiver fraco, o corpo começa a dar sinais pedindo socorro como febre alta, calafrios frequentes e infecções rotineiras.
Dessa forma, o organismo fica mais vulnerável às investidas de agentes infecciosos, esse estado de exposição é a famosa imunidade baixa. A queda na imunidade tem diversos fatores, muitas vezes é por culpa da própria pessoa que negligência o seu próprio corpo.
Fique atento para os sinais que o organismo manda para rapidamente iniciar a recuperação do seu corpo. Em muitos casos uma simples mudança de hábito ou um reforço na alimentação já é o suficiente, porém caso o problema persista, não deixe de ir ao médico imediatamente.
Sinais de que você pode estar com a imunidade baixa
O nosso corpo dá sinais quando nosso sistema imunológico não está conseguindo lidar sozinho com os ataques de agentes infecciosos e manda alguns alertas. É fundamental ficar atentos para quando os seguintes sintomas aparecerem:
- Doenças comuns que demoram a passar (gripe)
- Febre frequente e calafrios
- Infecções recorrentes (amigdalite ou herpes)
- Vômitos e náusea
- Cansaço excessivo
- Olho seco com frequência
- Queda de cabelo acentuada
- Mancha vermelha ou branca na pele
- Diarreia por mais de duas semanas
Começou a apresentar esses sintomas? Precisamos focar em uma alimentação saudável, boas noites de sono, prática de exercícios e cuidados com a saúde mental. A nossa saúde é um bem muito preciso e precisamos cuidar com carinho e zelo para ter uma qualidade de vida.
Principais motivos da baixa da imunidade
Existem vários motivos para a baixa imunidade, desde os mais comuns e fáceis de tratar até os mais complexos que requerem orientação médica. Essa queda brusca das defesas do sistema imunológico pode ser resultado de estresse e ansiedade ou fatores mais complexos como doenças. Há uma imensa variedade de motivos para a baixa imunidade, conheça os principais motivos:
- Doenças autoimunes (ex: Lúpus)
- Usuários crônicos de imunossupressores (ex: corticoides)
- Transplantados de órgãos
- Portadores de HIV e AIDS
- Desnutrição
- Idade Avançada
- Obesos (ex: Índice de Massa Corporal – IMC maior/igual 40 em adultos)
- Doenças neurológicas
- Depressão
- Estresse e ansiedade
Como o sono influencia na imunidade?
Uma boa noite de sono é muito importante para que o corpo possa recarregar as energias e reabilitar suas forças. O corpo aproveita que o corpo está relaxando para reparar os tecidos, fazer a síntese de proteínas, aumento muscular, além da reposição do metabolismo.
Outro fator muito importante do sono é a relação positiva com a imunidade do nosso corpo. Quando nosso corpo dorme, o sono opera regulando a resposta imunológica inata e adaptativa, modula o aumento dos linfócitos T e B e libera a citocina pró e anti-inflamatória.
Tanto o sono como o sistema imunológico tem uma relação de parceria muito importante para o organismo. O sono auxilia o sistema imunológico a se fortalecer e organizar para proteger nosso organismo, enquanto o sistema imune induz o corpo a relaxar e dormir, proporciona o sono profundo e fortalece a memória.
Como aumentar a imunidade?
Uma imunidade alta nos protege contra vários agentes infecciosos e proporciona uma qualidade de vida. Existem várias maneiras de aumentar a imunidade do seu organismo, confira algumas dicas:
Alimentação saudável: a alimentação correta é um grande aliado no fortalecimento das nossas defesas. Alguns alimentos ajudam a aumentar nossa imunidade como: atum e salmão, ricos em Ômega-3, castanhas, frutas cítricas, iogurte, entre outros alimentos.
Durma bem: já vimos que uma boa noite de sono ajuda o organismo a produzir e fortalecer as defesas do nosso corpo
Tenha uma rotina menos estressante: parece um trabalho nada fácil, mas para quem deseja ter um aumento da imunidade, precisa fugir de atividades desgastantes. Fazer uma atividade física ajuda muito o corpo a relaxar.
Hidrate-se corretamente: beber líquido regularmente ajuda a expelir as impurezas do nosso corpo e auxilia na prevenção de doenças.
Siga essas dicas fundamentais para ter uma vida saudável e para que seu organismo esteja preparado para combater diversas doenças.
7 alimentos que aumentam a imunidade
Alguns alimentos são essenciais para o aumento da imunidade para o organismo e fortalecimento das nossas defesas contra agentes nocivos. Conheça abaixo os melhores alimentos para uma vida mais saudável e vai aumentar sua imunidade.
- Selênio (gema do ovo, castanha do Pará, arroz, frango, semente de girassol)
- Ômega — 3 (peixes, nozes, semente de chia e linhaça)
- Zinco (ostra, camarão, carne bovina, peru, fígado e gérmen de trigo)
- Vitamina C (frutas cítricas, brócolis, tomate, melancia e batata)
- Vitamina E (avelã, amendoim, amêndoas, azeite de oliva, manga e mamão)
- Vitamina A (cenoura, batata-doce, espinafre, melão, acelga e pimentão vermelho)
- Probióticos (iogurte natural e leite fermentado)
Esses alimentos são indicados porque favorecem a produção de células de defesa do organismo de forma mais eficaz, deixando nosso organismo mais forte para lidar com doenças. No entanto, em alguns casos como doenças autoimunes, neurológicas, crônicas e a AIDS, procure a ajuda de um médico para a melhor forma de tratamento.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!