Dores nas costas que irradiam em algumas partes do corpo e que, às vezes, até incapacita a pessoa de fazer suas atividades no dia a dia. Preste atenção e tenha cuidado! Você pode ter desenvolvido hérnia de disco. Quer saber mais? Pois, acompanhe este material explicando o que é, seus sintomas e como tratar.
O que é hérnia de disco?
A hérnia de disco é quando acontece o deslocamento do disco intervertebral – estrutura cartilaginosa da coluna -, em consequência do desgaste e da sua fragilidade. Para você entender melhor: nossa coluna vertebral tem pequenas estruturas cartilaginosas, em forma de anel, que se chamam discos intervertebrais. Eles ficam dispostos em toda a extensão da coluna (cervical, torácica e lombar), separando as vértebras. Suas funções são de amortecimento de carga e de mobilidade da coluna.
Com o tempo e o uso repetitivo, os discos intervertebrais vão se desgastando. É o que facilita a formação de hérnias de disco. Parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. Além disso, também há a chamada predisposição genética que pode ocasionar a doença.
Também causa hérnia de disco a pouca atividade física e o tabagismo. O fato de você levantar ou carregar muito peso pode provocar o comprometimento do sistema muscular que sustenta a coluna vertebral e dessa forma favorecer o seu aparecimento. Ou ainda a sua postura ao deitar-se, sentar-se ou fazer alguma atividade pode influenciar o surgimento.
Onde é localizada a hérnia de disco?
O problema de hérnia de disco é bem mais frequente nas regiões lombar e cervical da nossa coluna. Isso porque são as áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga de nossas atividades.
Existem também diferentes classificações de hérnia de disco. Os especialistas costumam usar a referente a quantidade de cartilagem deslocada. Confira como é classificada e compreenda melhor como se forma:
● Abaulamento discal: mínima deformação do disco;
● Protrusão discal: deformação maior do anel fibroso externo ainda íntegro;
● Extrusão discal: ruptura do anel fibroso externo e expulsão de fragmento central do disco;
● Sequestro: semelhante à extrusão discal, porém com presença de fragmento livre de disco.
Quais os sintomas?
Você sabia que as hérnias de disco podem ser assintomáticas ou não? Há pessoas que descobrem a doença por acaso, em exames de rotinas. Mas há também as que geram mais dor: essas, muitas vezes, estão comprimindo a raiz nervosa. Elas podem provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chegam a incapacitar a pessoa.
Também podemos classificar os sintomas de acordo com a região onde está localizada a hérnia de disco, segundo o médico ortopedista referência em cirurgia de coluna vertebral, Alberto Gotfryd.
Hérnia de disco cervical
- Dor no pescoço;
- Dor na escápula (asa);
- Dor no ombro e no braço;
- Formigamento e dormência no braço e na mão;
- Fraqueza do braço e da mão;
- Fraqueza dos 4 membros (casos mais graves).
Hérnia de disco torácica
- Dor no meio das costas;
- Dor irradiada para as costelas;
- Formigamento na região das costelas;
- Fraqueza das pernas (casos mais graves).
Hérnia de disco lombar
- Dor na parte inferior da coluna;
- Dor nas nádegas, coxa, perna e pé;
- Cãibras na perna;
- Formigamento e dormência na perna e pé;
- Fraqueza da perna e pé;
- Perda de controle esfincteriano (casos graves).
Como a hérnia de disco é diagnosticada?
O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como RX, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e a região da coluna onde está localizada a hérnia.
Leia também o Melhor colchão para hérnia de disco
O que fazer para evitar a hérnia de disco?
- Prática regular de atividade física,
- Realização de exercícios de alongamento
- Exercícios para fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral
- Postura corporal correta
Como funciona o tratamento?
Existem diferentes tipos de tratamento de acordo com a gravidade da doença. Veja alguns que são recomendados por especialistas:
Medicamentos: na fase aguda, diversos medicamentos podem ser utilizados para controle da dor. Os mais frequentes são: analgésicos simples, anti-inflamatórios não hormonais, corticosteroides e analgésicos opioides. Anti-convulsivantes como gabapentina e pregabalina também têm seu papel no controle da dor.
Fisioterapia: O tratamento fisioterápico possui função importante no controle da dor lombar e da dor irradiada para braços e pernas. Há diversas técnicas e métodos descritos para essa finalidade. Os objetivos da fisioterapia variam desde analgesia, descompressão neural por meio de manobras específicas até exercícios de estabilização e fortalecimento muscular, recomendados após melhora do período crítico doloroso.
Infiltração na coluna: têm finalidade de alívio da dor ciática e podem ser do tipo epidural interlaminar ou foraminal lombar. Nas infiltrações da coluna utiliza-se solução composta por corticosteróides – que possuem efeito anti-inflamatório – associado a agente anestésico O principal benefício das infiltrações é a melhora precoce da dor e auxílio na reabilitação fisioterápica.
Cirurgias: indicado em apenas 10% dos casos de hérnia de disco. São candidatos à cirurgia pacientes que não tiveram melhora dos sintomas após tratamento clínico ou aqueles com piora das funções neurológicas, como perda de força. A cirurgia de hérnia de disco visa a descompressão da raiz nervosa acometida.
Como aliviar a dor causada pela hérnia de disco?
Existem várias ações que podem ser tomadas para aliviar um quadro agudo de hérnia de disco. Lembre-se que sempre é importante buscar, primeiramente, diagnóstico médico e seguir o tratamento proposto.
1 – Remédios para aliviar a dor de hérnia de disco
Procure um especialista para avaliar seu quadro e receitar medicamentos de acordo com as suas necessidades. Nem pensar em automedicação.
2 – Calor local
Usar calor local alivia a dor com compressas ou bolsas de água quente. O calor ajuda no relaxamento muscular, fazendo com que haja maior circulação sanguínea na região.
3 – Fisioterapia
Existem técnicas e exercícios nas sessões de fisioterapia que ajudam no processo de aliviar a dor e a inflamação. Nesses casos, os profissionais recorrem a infravermelho e ondas curtas, que ajudam a reduzir o processo inflamatório local.
4 – Alongamento
Realizar pequenas sessões de alongamento ajuda a reduzir a contração muscular excessiva na região da hérnia de disco, levando ao alívio da dor. No entanto, é necessário muito cuidado em casos agudos de dor para fazer o exercício de acordo com o que o organismo suporte.
4 – Melhorar a postura.
Pequenos hábitos diários podem causar melhora na sua postura. Um deles é sempre observar como é a postura ao trabalhar. Quem trabalha na frente de um computador, por exemplo, deve observar se os pés têm apoio e se a coluna está alinhada, apoiada na cadeira. Como você levanta um peso ou mesmo como deita ajuda a prevenir a formação de hérnias de disco, bem como auxilia no tratamento para aliviar a dor. Conheça o suporte lombar GoodSpine.
5 – Fazer exercícios e manter-se dentro do peso ideal
Uma das grandes associações que se faz com hérnia de disco é o fato de o indivíduo ser sedentário e acima do peso. Então, crie o hábito de desenvolver atividades físicas como caminhadas, musculação, andar de bicicleta ou nadar. Além disso, cuide do seu peso com uma alimentação saudável e de acordo com seu biotipo.
O que pode acontecer se a pessoa não cuidar de uma hérnia de disco?
Assim como tem pessoas assintomáticas, que só descobrem que têm hérnia de disco em função de algum exame, tem também casos mais complexos que exigem um tratamento cuidadoso e prolongado. Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços, ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Sua qualidade de vida diminui.
Em alguns tipos de hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. Esses casos merecem cirurgia.
Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?
A postura influencia na prevenção e no tratamento da hérnia de disco. Por exemplo, deitar-se de bruços, além de dificultar a respiração e reduzir a oxigenação do organismo, a coluna e o pescoço são forçados e sobrecarrega às duas regiões provocando dores e até lesões. Ao sentar-se sem apoio adequado a região lombar tem uma sobrecarga, pois obriga a pessoa manter a postura com a contração abdominal provocando danos como dores musculares e hérnias de disco.
O ideal é sentar-se ereto com apoio. É importante ter ergonomia no trabalho, justamente para evitar lesões na coluna durante grandes períodos no qual ficamos na mesma posição. Dormir de lado deixando a coluna alinhada e do lado esquerdo porque assim evita o bloqueio e a pressão de vias sanguíneas importantes. O travesseiro deve garantir o alinhamento da cabeça com o restante da coluna, nem alto, nem baixo. Já o colchão precisa se adequar ao corpo nem duro demais e nem muito mole.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!