Como o próprio termo diz polivitamínico é um conjunto de vitaminas e minerais reunidos em uma única formulação. Esses suplementos são indicados, principalmente, para pessoas que têm dificuldade na absorção de nutrientes. Também para aquelas que sofrem de alguma perda nutricional importante. Podem ainda ser usados em casos como: durante a gestação, para quem pratica esporte regularmente, quem fez cirurgia bariátrica ou para suprir necessidade nutricionais pelo avanço da idade, atletas e crianças menores de dois anos.
É saudável tomar polivitamínico?
Os polivitamínicos, ou pode ser chamado também de multivitamínicos, são suplementos alimentares que contém vitaminas, minerais e outros compostos que são indicados com o objetivo de combater as deficiências nutricionais. A recomendação é feita por profissionais nutricionistas, nutrólogo ou endocrinologistas.
São indicados quando não é possível obter todas as vitaminas necessárias através da alimentação. Seu uso é importante para atletas e pessoas doentes com deficiência nutricional. Ou ainda quando ocorre o uso de remédios que atrapalham a absorção de vitaminas ou em determinadas fases da vida.
Os produtos são oferecidos de três formas no mercado: podem vir em drágeas, cápsulas, comprimidos ou gotas. Crianças, adultos com problemas de deglutição ou pessoas que precisam de variação nas doses, o produto em gotas é o mais indicado:
– Vendidos prontos:
– Os pensados para propósitos especiais, como anemias;
– Manipulados de acordo com a necessidade e os objetivos de cada indivíduo.
Benefícios de tomar um polivitamínico
O polivitamínico é recomendado em momentos em que o organismo precisa de maior quantidade de vitaminas. Durante a infância e em período de gestação/amamentação, esse composto age para combater ou prevenir deficiências.
O uso desse suplemento é importante para o bom funcionamento do corpo. Ele é recomendado durante períodos em que não é possível obter quantidades ideais de todas as vitaminas e minerais apenas através da alimentação.
Sua indicação também pode ocorrer quando se tem uma dieta vegetariana ou quando a alimentação é pobre em nutrientes. Pessoas com doença celíaca ou que fizeram cirurgia bariátrica também podem fazer uso do suplemento. A necessidade de polivitamínicos varia de pessoa para pessoa. De acordo com a idade, alimentação, gênero, estado de saúde e prática de exercícios.
É bom tomar suplemento?
O cotidiano corrido, nem sempre permite uma alimentação correta, com todos os nutrientes necessários para se absorver os valores mínimos diários indicados. O tempo limitado pelas demandas modernas colabora para a alta ingestão de alimentos processados e ultraprocessados. Como consequência, a dieta humana está se tornando, cada vez mais, pobre em nutrientes e mais rica em taxas de gordura, açúcares e gorduras trans.
O consumo orientado de suplementos pode ajudar a equilibrar o que falta, embora o ideal seja uma alimentação saudável. A suplementação faz bem para o coração, rins, fígado e músculos, quando usada corretamente. Mas fique atento ao fato de que eles não substituem as refeições. Os suplementos se apresentam como uma saída segura e acessível para quem busca equilíbrio e melhora da imunidade corporal. Eles fazem bem para a saúde como aliados de uma dieta controlada e rica em nutrientes. Pois, há casos onde é muito importante suplementar a dieta, seguindo a orientação médica.
O polivitamínico é importante para quem realmente quer equilibrar esses níveis no organismo. Isso resulta em melhora no humor, ganho de energia, fortalecimento de ossos e músculos e até na prevenção de doenças.
Quantas vezes tomar polivitamínico?
Comercializados em pílulas, líquidos ou pós, podem ser tomados diariamente durante um período de tempo. A definição do tempo varia de acordo com as necessidades nutricionais do indivíduo definidas pelo médico ou nutricionista.
Esse tipo de suplemento normalmente está dividido por formulações para cada fase da vida. Há os polivitamínico e polimineral infantil. Tem os indicados para gestantes, que geralmente têm maiores quantidades de ácido fólico e ferro. Há os recomendados para jovens em fase escolar e para adultos em idade mais avançada.
São mais comumente vendidos em cápsulas ou comprimidos. A ingestão normalmente indicada é de 1 comprimido por dia. Este deve ser tomado com um copo de água em uma das refeições. As vitaminas são melhor absorvidas na presença dos nutrientes dos alimentos e do ácido do estômago.
Já a suplementação infantil, geralmente, é comercializada em gomas ou comprimidos mastigáveis. A recomendação varia de 1 a 2 gomas ou comprimidos por dia, junto com o café da manhã, almoço ou jantar.
Os polivitamínicos conhecidos como de A a Z também devem ser tomados da mesma forma que os outros tipos de suplementos, com 1 copo de água junto com alguma refeição, como almoço ou jantar.
Cuidados ao tomar polivitamínicos
O uso de medicamentos ou suplementos também deve ser acompanhado por um profissional. É preciso lembrar que esse produto não substitui a boa alimentação. Os polivitamínicos podem ser importantes aliados de uma dieta equilibrada, mas jamais um substituto.
Para quem leva uma vida saudável e não conta com nenhuma perda nutricional já diagnosticada, o uso não fará uma diferença expressiva.
É preciso estar atento que os polivitamínicos podem desencadear algumas reações alérgicas, mas isso depende de cada indivíduo. A hipervitaminose, que se trata da concentração elevada de determinadas vitaminas no organismo, é uma intoxicação por uso exagerado.
Sem orientação adequada o consumo pode trazer diversas complicações com sintomas como: náuseas, vômitos ou aumento da pressão arterial.
Quando várias vitaminas e minerais estão reunidos em uma fórmula única, podem ocorrer disputas de espaço no organismo para ver qual componente será absorvido. Um profissional nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, com conhecimento dessa harmonização entre os componentes, poderá indicar o composto que o seu corpo realmente necessita.
12 vantagens de tomar polivitamínicos
Saiba agora 12 benefícios que os polivitamínicos/multivitamínicos podem trazer:
1. Ajudam na nutrição.
2. Protegem o sistema imunológico.
3. São antioxidantes.
4. Auxiliam na saúde do coração.
5. Intensificam a memória.
6. Envelhecimento mais saudável.
7. Protegem o cérebro.
8. Aumentam a disposição.
9. Reduz o estresse.
10.Melhora do sono.
11. Bom para a visão.
12.Menos risco para doenças.