Os desvios na coluna, além de nos deixarem com um aspecto pouco favorável, já que comprometem a nossa postura, também podem causar diversos problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais.
Conhecer as causas e consequências dos desvios de coluna é o primeiro passo para tomar as atitudes que vão permitir que você corrija sua postura e viva melhor.
O que fazer com desvios de coluna?
O melhor a fazer com desvios de coluna é evitá-los. Exercícios regulares com alongamento, mobília ergonômica e consciência corporal são os primeiros aliados nessa missão.
Caso os desvios já sejam um fato consumado, a melhor maneira de tratar é avaliar a dimensão do estrago. Em alguns casos, exercícios de correção serão suficientes, junto com apoios e acessórios que te ajudem a apoiar e alinhar o corpo.
Em outros casos, podem ser indicadas sessões de fisioterapia, acupuntura e/ou quiropraxia, sempre com um profissional devidamente qualificado em sua área. RPG ou Reeducação Postural Global, Pilates e outras técnicas também podem dar resultado, mas você deve consultar um especialista para confirmar qual a abordagem mais indicada para o seu caso.
Desvios de coluna extremamente acentuados podem ser indicativos de cirurgia, mas o ideal é sempre evitar a opção mais invasiva.
Entenda sua coluna
A coluna é o conjunto de vértebras que, junto com os músculos, dão estrutura, equilíbrio e suporte ao corpo. A coluna de um adulto tem 33 vértebras, do cóccix ao pescoço e é dividida em coluna coccígea, sacral, lombar, torácica ou dorsal e cervical. As vértebras do cóccix e do sacro se encontram fundidas no corpo humano adulto.
Entre as vértebras existem pequenos discos, que amortecem o impacto e evitam que as vértebras se toquem. O desgaste desses discos também pode causar dor e desconforto.
Quais são os principais tipos de desvios na coluna?
Mesmo uma coluna saudável apresenta curvaturas suaves na região do tórax e no final das costas. No entanto, os maus hábitos de postura e outras condições podem causar uma acentuação dessas curvas ou mesmo um completo desvio da forma natural.
A nomenclatura dos principais desvios de coluna se relaciona à região onde o desvio acontece, ou é mais acentuado.
A cifose é um desvio que ocorre nas vértebras cervicais e torácicas, e a postura fica encurvada, com ombros caídos e, em casos mais extremos, formando uma corcunda. Pessoas com cifose vão relatar dores na parte superior das costas.
A lordose é a acentuação da curvatura da coluna lombar. Nesse caso, a postura projeta a barriga para frente e o bumbum para trás, dando um aspecto de ‘pato’ ao corpo. Um dos sintomas da lordose é a dor lombar e abdômen flácido.
Já na escoliose, o desvio é lateral, forma de ‘S’ ou ‘C’, na região torácica. Esse é um desvio que não acompanha o movimento natural da coluna e é melhor percebido com a pessoa de costas, já que um dos ombros fica bem mais baixo que o outro. Dor muscular e fadiga nas costas são outros sintomas que acompanham essa condição.
Como evitar desvio na coluna?
Para utilizar o corpo de maneira adequada, é importante desenvolver a consciência corporal, de preferência desde a infância. Atividades como ballet, capoeira, yoga, Pilates e algumas modalidades do atletismo favorecem o desenvolvimento da consciência corporal.
Mais tarde, conforme nossa postura vai se sedimentando, é importante investir na ergonomia de móveis e objetos com os quais lidamos continuamente. Cadeiras e mesas ergonômicas, travesseiros, apoios e colchões adequados podem fazer toda a diferença.
Os ossos trabalham em conjunto com os músculos, portanto é importante também realizar atividades de força, para que os músculos ajudem a apoiar a postura na posição correta. O fortalecimento da musculatura abdominal, por exemplo, pode evitar a lordose, melhorando muito o aspecto geral do corpo e a aparência.
Utilizar móveis e acessórios que favorecem ergonomia adequada ao seu corpo ajuda a evitar o problema, assim como programar pausas periódicas durante o trabalho ou qualquer atividade de longa duração para alongar também pode diminuir bastante a incidência de desvios de coluna.
Ao dormir ou assistir televisão, por exemplo, assegure-se que o pescoço e as costas estejam bem alinhados. Utilize suportes apoios adequados e um colchão com a densidade certa para o seu peso.
O que causa o desvio de coluna?
Os desvios da coluna podem ter causas genéticas, congênitas ou serem adquiridas, embora seja bem difícil determinar a causa exata de um desvio de coluna, os desvios adquiridos geralmente ocorrem em função de uma compensação que o corpo procura fazer para manter o equilíbrio, o repouso ou realizar uma determinada tarefa.
Você já ouviu o ditado “é o hábito do cachimbo que entorta a boca”? Então, a má postura ao realizar atividades repetidas é uma das principais causas do desvio de coluna. O comprometimento dos sistemas ósseo, muscular e neuronal que ocorre no processo de envelhecimento também favorece o aparecimento de desvios na coluna.
É importante cuidar da postura nos momentos de repouso e fortalecer a musculatura para que ela seja capaz de manter o corpo em uma postura natural.
Quais são os sintomas de desvio de coluna?
Os primeiros sintomas de desvio na coluna aparecem como dor localizada. Caso o desvio não seja corrigido, além da dor, o desvio começa a ficar visível, comprometendo a postura e a aparência da pessoa. Em casos severos os desvios de coluna podem até impedir certos movimentos que seriam possíveis em corpos saudáveis.
Qual exame detecta desvio na coluna?
Alguns desvios podem ser diagnosticados clinicamente, observando a simetria do corpo do paciente em determinadas posturas. Através de um exame de raio-X de frente e de perfil, por exemplo, é possível ver exatamente em quais regiões da coluna o desvio é mais acentuado.
As ressonâncias magnéticas só são solicitadas quando a progressão do desvio é muito acelerada, ou quando desvio está associado a alguma condição neurológica.
Quem tem desvio de coluna pode pegar peso?
Dependendo do grau do desvio, é recomendável evitar levantar cargas pesadas. A postura de compensação da coluna faz com que mesmo uma pequena sobrecarga possa causar lesões.
No entanto, em casos leves, é até importante fazer exercícios com pesos de forma moderada, a fim de fortalecer a musculatura como um todo.
Desvio na coluna aposenta?
Para se aposentar em razão de problemas e dores na coluna é necessário comprovar em perícia médica estar permanentemente incapaz de realizar o seu trabalho. A maioria das condições causa uma incapacidade apenas temporária.
Condições mais graves, como hérnia de disco, protrusão discal, osteofitose e discopatia degenerativa podem levar à aposentadoria do trabalhador por invalidez.
Profissionais da agricultura, mineração, construção civil e comércio atacadista, por exemplo, são mais suscetíveis a problemas de coluna, e este fator é levado em consideração durante o processo.
Dependendo do grau do desvio, é recomendável evitar levantar cargas pesadas. A postura de compensação da coluna faz com que mesmo uma pequena sobrecarga possa causar lesões.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!