O maior nervo do nosso corpo é o ciático. Ele se forma na bacia (pelve), oriundo de duas raízes nervosas da lombar e sacro (L4 e S3). Quando inflamado, a dor no nervo ciático irradia para o quadril e segue para os membros inferiores.
A compressão desse nervo gera sintomas neurológicos em diferente pontos da sua extensão. Mais comumente a dor é sentida na coluna lombar e quadril. Aqui você vai entender tudo sobre a dor no nervo ciático. Ela, muitas vezes, surge repentinamente, causando incômodo e dificuldade de locomoção.
Quais são os sintomas da inflamação
– Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé.
– Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada.
– Fraqueza numa ou nas duas pernas.
– Dor que piora ao ficar muito tempo parado.
– Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.
– Dor no fundo das costas que irradia para o glúteo ou uma das pernas;
– Dor nas costas que piora ao sentar;
– Sensação de choques elétricos ou queimação no glúteo ou perna.
Muitas vezes, tais sintomas estão associados a hérnia de disco, espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre a outra vertebral) ou mesmo artrose na coluna. É importante ao sentir os primeiros sintomas consultar um ortopedista ou um fisioterapeuta. Teste no consultório e exames de raio X da coluna deverão mostra se a dor é causada por alguma alteração que esteja comprimindo o nervo ciático.
Em qual perna passa o nervo ciático?
O nervo ciático se inicia no final da coluna, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa em ambos os lados do corpo. Quando chega no joelho, divide-se entre nervo tibial e fibular comum até chegar aos pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.
O que fazer para aliviar a dor
Quando a dor no nervo ciático aparece é porque deve estar inflamado. O tratamento pode ser feito com uso de analgésicos, anti-inflamatórios em forma de comprimidos, pomadas, uso de bolsas de calor e fisioterapia com exercícios específicos.
Pode ser indicado o uso medicação para aliviar a dor, algum relaxante muscular ou até remédios mais fortes que devem ser receitados pelo ortopedista.
A linha de suplementos Spine Vita auxilia na melhora da saúde dos nervos e articulações do corpo. Tanto o Polivitamínico quanto o Colágeno Spine Vita colaboram de forma preventiva para que as inflamações sejam combatidas.
2. A aplicação de óleos essenciais, com movimentos suaves ou com massageador no local da dor é uma opção de tratamento caseiro. Ajuda a relaxar os músculos das costas, pernas e glúteos, diminuindo assim a compressão do nervo.
3. Exercícios leves de alongamento e caminhadas são bem-vindos. Inicialmente são mais recomendados os alongamentos que podem ser feitos com a pessoa deitada de barriga para cima e abraçando as pernas, por exemplo. Fortalecer o abdômen é um ótimo truque para proteger a coluna.
4. Sessões de fisioterapia são indicadas para o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático. Com a utilização de aparelhos, exercícios de fortalecimento, alongamentos e técnicas manuais é realizado esse trabalho. O objetivo é melhorar a irrigação sanguínea do próprio nervo ciático e normalizar o tônus dos músculos do glúteo e da perna afetada.
5. Como tratamento alternativo podem ser realizadas sessões de acupuntura e reflexologia para alivio da dor e desconforto. Uma outra possibilidade é a osteopatia, que consiste em técnicas que esticam os músculos (uma boa forma e tratar a escoliose, hiperlordose e a hérnia de disco que geralmente estão envolvidas na causa da dor ciática).
Como desinflamar o nervo ciático
1. Alongue-se: Esta é uma ótima opção para aliviar a inflamação que causa a dor no nervo ciático através do aumento da força muscular da região lombar, glúteos e coxa. Realize sessões 1 ou 2 vezes por dia, com movimentos suaves de forma confortável. Sente-se no chão com as pernas esticadas. Dobrar uma perna, cruzando por cima da outra perna que deve permanecer esticada. Então, girar o tronco, puxando a perna dobrada em direção ao corpo. As costas devem ficar retas e a mão pode estar apoiada no chão. Repetir o alongamento em ambas as pernas mesmo que a dor seja de um lado só do corpo.
2. Não fique em repouso por muito tempo: Mesmo durante a crise da dor ciática deve ser evitado o repouso na cama, sempre que possível. Não movimentar o corpo pode piorar a dor. O desconforto costuma piorar à noite, devido ao repouso. A recomendação é deitar de lado, com um travesseiro firme entre os joelhos. Dormir de barriga para cima e com um travesseiro firme em baixo dos joelhos também pode ajudar a aliviar a dor.
3. Terapia frio-calor: Você pode utilizar gelo ou bolsas de gel que permitem serem congeladas e/ou aquecidas no micro-ondas. Esse processo ajuda a reduzir a inflamação relaxando a musculatura que dá sustentação ao nervo ciático, melhorando a dor e o desconforto.
- Utilize as compressas frias durante os primeiros 7 dias. Deixe agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
- Aplique as compressas quentes após a primeira semana. Assim terá passado o tempo necessário para que o gelo diminua a inflamação. A fase quente ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada, acelera a cicatrização do nervo ciático e relaxa os músculos. Aplique por 20 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
4. Usar gel ou pomada anti-inflamatória: É recomendado o uso de diclofenaco dietilamônio ou salicilato de metila. Pode ser aplicado de 1 a 2 vezes por dia, massageando levemente a pele até absorver. Outra opção é usar pomadas contendo capsaicina que tem efeito analgésico. Mas lembre-se sempre de consultar um especialista para verificar o uso.
5. Fazer uma massagem: Ajuda a aliviar a dor e o desconforto no nervo ciático, além de causar relaxamento dos músculos. A massagem deve ser feita por um massagista profissional, na região das costas, glúteo e nas pernas.
6. Beber chás e preferir alimentos anti-inflamatórios: Alguns alimentos como cúrcuma, brócolis ou espinafre e alimentos ricos em ômega-3 (atum, sardinha, salmão, linhaça ou chia), podem ajudar a diminuir a inflamação. Os chás de salgueiro branco ou chá de garra do diabo, ajudam a aliviar a dor por terem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Beba uma xícara de 2 a 3 vezes por dia, durante a crise do ciático.