O nosso cérebro possui uma intensa e estreita conexão com o olfato. Um cheiro ou aroma pode gerar recordações imediatas e nos reconectar a momentos diversos de nossa vida. O período natalino nos traz fortes lembranças. O cheiro de Natal é formado por um conjunto de aromas muito particulares.
Nosso olfato está diretamente ligado a parte do cérebro onde se concentram as memórias e de onde nascem as emoções. Nem todas podem ser boas, mas através do olfato deve ser possível mudar perspectivas. Ativar memórias passadas ou criar novas, é possível associando aromas atuais a projetos futuros.
Importância da aromaterapia
A etimologia da palavra aromaterapia, remete à cura pelo cheiro. Esta é reconhecida como uma medicina natural, alternativa, preventiva e curativa.
A prática tem sido cada vez mais difundida atualmente como forma de conquistar um bem-estar no ambiente e, para a busca do relaxamento e sono. Este é o ramo da fitoterapia que utiliza os efeitos dos aromas para inúmeros tratamentos de saúde.
A aromaterapia é conhecida como a ciência que estuda e utiliza o uso dos óleos das plantas em benefício de humanos e em alguns casos de animais.
A Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC). Define a aromaterapia como um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. Reconhecida também pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a aromaterapia faz parte das terapias complementares oferecidas à população de forma gratuita.
O cheiro do Natal pode estar nas essências usadas nos aromatizadores, velas, plantas secas e também, nos aromas que os pratos típicos dessa data espalham pela casa. É o cheiro do assado no forno, dos doces com baunilha, chocolate, café. É a canela, o cravo e tantas especiarias que compõe receitas de tradição familiar. Tudo faz parte desse encantamento aromático que espalha magia pelo ar.
Como deixar a casa com cheiro de Natal
Criar um clima de paz, harmonia e bem-estar dentro e fora de casa é possível com o uso de óleos essenciais, essências à base de água ou ervas e especiarias. Todos esses elementos atuam nas nossas emoções, favorecendo o clima de união e descontração.
Receber os familiares e amigos com cheiros agradáveis já no portão de entrada pode surpreender a todos e ainda já deixar todo mundo num clima de harmonia. Queimar ervas e especiarias vai deixar uma fumacinha que irá criar um clima suave no jardim. Cascas de laranjas, lima ou limão, tomilho, canela, cravo, gengibre, flores de lavanda e folhas de pinho ou pinhas podem ser usados para fazer essa queima.
Crie uma guirlanda aromatizada, fatiando algumas maçãs, laranjas, limão-siciliano, frutas secas e condimentos secos, como os paus de canela, cravos e estrelas-de-anis. A guirlanda pode ser de pendurar ou para deixar sobre algum móvel ou ser o centro de mesa.
Você pode espalhar pela casa pinhas aromáticas. Pode ser divertido colher pinhas em algum parque ou floresta, mas se não for possível muitas lojas de decoração oferecem o produto nesta época. Para as pinhas caseiras, basta espirrar um pouco de óleo essencial de canela, ou qualquer outro de sua preferência em cada uma delas.
Qual as essências com cheiro de Natal
As estações de ano têm seus aromas típicos, os festejos tradicionais também, seja pela natureza, pelas comidas, pelas tradições, seja pela cultura de cada lugar. O olfato é capaz de nos remeter a situações e lugares sem nem mesmo estarmos de fato presentes. O cheiro de Natal é bastante específico e quase que inconfundível. Aqui apresentamos alguns desses aromas que você certamente já sentiu e cuja percepção já é tão automática aos sentidos aos seus sentidos.
CANELA – Talvez seja a essência que mais nos remete ao Natal. Uma das principais especiarias utilizadas nas receitas com o cravo. Os antigos chineses já utilizavam na medicina tradicional. Quente, picante, o seu aroma transmite aconchego e segurança. A utilização na aromaterapia é feita extraindo o óleo das folhas, não da casca que traz um agente tóxico.
LARANJA – Refrescante, leve e tonificante, esta essência está muito presente na indústria alimentícia, com a baunilha e amêndoas. Está presente no tradicional Panetone. Alivia o estresse, a ansiedade, insônia e depressão.
OLÍBANO – Citado na Bíblia, além da Mirra e do Ouro foi um dos presentes dos Reis Magos ao menino Jesus. Calmante, relaxante, é muito utilizado para meditação.
SÂNDALO – Usado pelos egípcios nos processos de embalsamento, assim como o Olíbano, é muito utilizado em cerimônias religiosas. Contribui para a sensação de paz e é muito utilizado na meditação. É sedativo, descongestionante, antidepressivo, asséptico, anti-infeccioso e afrodisíaco.
PINHO – As casas, onde ainda montam árvores naturais, ficam impregnadas desse cheiro de Natal. Com propriedades curativas, possui qualidades anti-inflamatórias, analgésicas e descongestionantes.
LAVANDA – A essência de lavanda pode ser muito benéfica de usar durante as festa. É um cheiro de Natal que colabora para o clima de calma, diminuindo a irritabilidade e o estresse. Colocar um potinho com água de lavanda na mesa da ceia, para cada um dos convidados limparem as mãos após se servirem de petiscos, ira criar um clima de harmonia. O ambiente também merece esse toque. Na sala o clima para boas conversas e risadas pode contar com os produtos da linha home da goodspine.