As pessoas que prezam por uma pele saudável, firme e sem rugas certamente já conhecem sobre os benefícios do colágeno. Essa proteína de origem animal é a principal responsável por dar sustentação à pele, por isso é tão procurada por quem deseja evitar o envelhecimento precoce e estar sempre jovem.
O colágeno é importante também para manter diversas áreas do nosso organismo em perfeito funcionamento. Portanto, independentemente de sua finalidade, o colágeno é uma substância fundamental para quem deseja ter boa saúde, acima de tudo. Conheça mais sobre os benefícios do colágeno e como usar da melhor maneira para aproveitar tudo de bom que ele oferece.
O que é, e quais os benefícios do colágeno?
O colágeno é uma proteína estrutural produzida naturalmente pelo nosso corpo. Ele tem a função de dar sustentação, firmeza e elasticidade à pele, músculos e cartilagens. O colágeno forma os tendões, cartilagens e ligamentos, por isso ele é tão importante para prevenir problemas de desgaste nas articulações.
O colágeno pode ser encontrado também em alguns alimentos e até em cápsulas ou pó para ser consumido como forma de suplementação. Dessa forma, alguns dos benefícios do colágeno são prevenir o aparecimento de rugas, fortalecer as articulações, ossos, cabelos, unhas e também ajudar na cicatrização.
Utilidades e benefícios do colágeno
Com o passar dos anos, o corpo humano diminui a produção de colágeno e assim começam a aparecer os primeiros sinais de flacidez da pele. O colágeno mantém a elasticidade e evita o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
As articulações também sofrem conforme a idade avança, por isso manter os níveis dessa substância, equilibrados no organismo reduz as chances de doenças como a osteoartrite. Essa é uma doença degenerativa que causa inflamações e dores nas articulações provocada pelo desgaste da cartilagem devido à falta de colágeno.
A proteína também ajuda a manter a densidade e firmeza dos ossos para prevenir o aparecimento de osteoporose ou osteopenia. Outros benefícios do colágeno são:
- Atua na massa muscular
- Melhora a saúde cardiovascular
- Deixa unhas e cabelos mais fortes e resistentes
Tipos de colágeno e para que servem
Saber quais os tipos de colágeno ajuda na suplementação correta para cada parte do corpo. O colágeno tipo I é o mais abundante e está presente na pele, dentes, ossos e tendões. Já o colágeno tipo II é encontrado mais facilmente nas cartilagens, apontado como o ideal para prevenir problemas de articulações. O colágeno tipo III é o segundo mais abundante, por isso é mais comum em artérias, útero e órgãos como fígado, baço e rim.
• Colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado é aquele que passou pelo processo da hidrólise, ou seja, houve uma quebra da substância em pedaços menores para melhorar sua absorção. Ele é um suplemento alimentar extraído de cartilagens e ossos bovinos para estimular a produção de colágeno natural pelo nosso corpo. O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em duas formas:
• Colágeno em pó
• Colágeno em cápsulas
Indicações para o uso do colágeno
Para acertar na escolha do colágeno, é preciso saber os motivos que levaram a tomá-lo. Alguns suplementos são mais indicados para certas partes do corpo. Por exemplo, um colágeno tipo II vai beneficiar as articulações, enquanto o do tipo I é mais indicado para a pele.
• Como saber se o colágeno é bom?
Sabendo qual tipo de colágeno é mais indicado para cada região do corpo, confira a fórmula do produto e veja sua composição. Colágenos não hidrolisados ou não desnaturados são mais puros e têm ação específica que proporcionam melhores resultados.
• Quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito?
Tudo vai depender do tipo de tratamento, pois cada organismo reage de um modo diferente. O uso dessa substância deve ser a longo prazo, por isso é fundamental começar o quanto antes para aproveitar os benefícios do colágeno. Porém, estudos mostram que o colágeno começa a surtir efeito em aproximadamente 3 meses com um consumo diário que varia de 5 a 10g.
• Quando devo tomar colágeno?
A partir dos 30 anos, o corpo já passa a produzir uma quantidade menor de colágeno, cerca de 1% a 2% menos a cada ano e diminui ainda mais a partir dos 50. Alguns sinais mostram que pode ser a hora de fazer uma suplementação, são eles:
- Aparecimento de rugas, linhas de expressão e estrias
- Fios de cabelos mais finos
- Dores nas articulações e ligamentos
- Pele mais fina e desidratada
• Qual o melhor colágeno para flacidez?
O colágeno hidrolisado tipo I e III são os mais indicados para combater a flacidez. Eles trazem mais elasticidade e resistência para a pele e reduzem rugas, estrias, celulites. O colágeno hidrolisado com peptídeos bioativos é ainda mais eficaz para rejuvenescer a pele.
Mitos e Verdades sobre o colágeno
• É verdade que o colágeno engorda?
Apesar de ser uma proteína, o colágeno não engorda. Ele até possui calorias, mas que não são suficientes para o aumento de peso.
• Qual tipo de colágeno emagrece?
O colágeno hidrolisado tipo I e III são mais indicados para a estética e ajudam no processo de emagrecimento. Um dos benefícios do colágeno é exatamente proporcionar uma sensação de saciedade, assim a suplementação com essa proteína pode substituir uma refeição leve. Além disso, o colágeno estimula o aumento da massa muscular magra, o que contribui ainda mais para o emagrecimento.
• É verdade que não adianta tomar colágeno?
Mito! O colágeno é uma proteína que o próprio organismo produz para manter as células unidas com a função de sustentação. Já citamos aqui inúmeros benefícios do colágeno, mas o ideal é consumir da maneira correta com a orientação de um profissional que irá ministrar a dosagem diária para cada necessidade.
• Por que é melhor tomar colágeno à noite?
Os especialistas afirmam que esse é o horário em que os componentes da proteína são melhor absorvidos pelo organismo. Além disso, consumir colágeno junto ao almoço e jantar não é indicado por conta da grande quantidade de nutrientes que essas refeições possuem, o que atrapalha a suplementação.
Cuidados ao tomar colágeno
• O que o excesso de colágeno pode causar?
Uma dosagem em excesso pode fazer com que o organismo não consiga metabolizar o colágeno e acabe sobrecarregando os rins a longo prazo. Além disso, pessoas sensíveis a certos componentes podem ter reações alérgicas.
• Quem não pode usar colágeno?
O colágeno tem pouquíssimas contraindicações e é considerado um suplemento muito seguro de ser utilizado. Apesar disso, quem toma algum suplemento ou medicamento que contém cálcio deve evitar consumir o colágeno marinho para não sofrer de hipercalcemia. Essa proteína também não é recomendada para pessoas que têm doenças renais e hepáticas. Para as mulheres grávidas ou que estejam amamentando é preferível usar o colágeno puro sem qualquer outra substância.
Como usar colágeno:
• Como usar o colágeno hidrolisado em pó?
A dose recomendada varia de 5 a 10g diárias e pode misturar o pó em sucos, água, leite, vitaminas e sopas. O colágeno hidrolisado em pó pode ser consumido a qualquer hora do dia, mas será melhor absorvido pelo organismo no período da noite.
• Como usar colágeno em cápsulas?
Assim como em pó, o colágeno em cápsulas pode ser consumido com qualquer tipo de líquido. Uma dica é ingerir as cápsulas junto com alguma fonte de vitamina C que potencializa os efeitos no organismo, como sucos de limão, laranja, morango ou abacaxi.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
Já o GS4 com seu design anatômico se molda delicadamente ao seu pescoço, enquanto os lados ajustáveis com camadas de espuma personalizadas se adaptam às necessidades de cada corpo, independentemente do biotipo.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!