Quando chegam as férias e viajamos queremos aproveitar tudo o que não conseguimos durante o ano e muitas vezes exageramos. Mas tudo é possível com um pouco de organização. Sim, é possível ter saúde nas viagens, curtir os lugares, compartilhando momentos alegres com a família e amigos sem se estressar.
É importante planejar tanto as atividades boas como também prever possíveis contratempos. Por isso, é bom estar preparado para o famoso “plano B”. Mas, o principal é concentrar-se em relaxar, fazer boas caminhadas, ter uma alimentação leve, variada e saudável, se desligar da rotina estressante e focar em se abastecer de muita energia para encarar o novo ano.
Programando as viagens dos sonhos
Aquela viagem desejada a cada novo ano precisa ser planejada para ter como resultado boas lembranças e muita satisfação. E para manter a saúde nas viagens, é preciso um planejamento ainda mais cuidadoso. Para que isso seja possível, você precisa primeiro definir o destino. A partir dessa definição já é possível organizar uma série de itens.
Exige mais foco com questões relacionadas à saúde e à segurança se for viajar em família, com crianças, adolescentes ou ainda com idosos. E se for na companhia de seu pet observe bem destinos e atividades. Um grupo grande de pessoas dá mais trabalho para organizar, mas também pode ser muito mais divertido.
Compartilhar os desejos de cada um durante a organização é fundamental para evitar possíveis atritos. Se informar com pessoas que estiveram nos locais ou uma pesquisa avançada no Google, certamente irá ajudar muito na definição dos roteiros de passeios e atividades.
Além disso, sempre faça uma pesquisa de mercado para conhecer os melhores restaurantes, festas que agradem a você para alguma atividade sozinho (a) e outras que interessem o grupo. É importante ter esse momento que seja só seu. Ter saúde nas viagens é importante, tanto física quanto mental.
Sempre considere possíveis custos adicionais. Alguém pode comer ou beber algo que faça mal, ter algum pequeno acidente como quedas e precisar de atendimento médico. Se informe sobre hospitais, clínicas e seguro viagem. Isso é atitude preventiva exatamente para evitar estresse e estragar seu passeio.
Até mesmo seu pet pode ficar indisposto e necessitar de atendimento. Então se adiante e conheça as opções de clínicas para onde você for viajar.
Vou viajar com crianças? Como faço
Viajar com crianças necessita um planejamento diferenciado. A experiência pode ser bem divertida e mais interessante se você organizar uma viagem mais elaborada voltada para as crianças. Dessa forma, você também manterá sua saúde nas viagens bem como a dos pequenos.
Escolha os principais objetos e acessórios que seus filhos mais gostam para poderem se distrair durante o passeio. Dessa forma, se sentirão mais confortáveis, pois terão seus pertences pessoais.
Nunca esqueça do kit primeiros socorros e do protetor solar. Organize uma mochila grande para levar itens essenciais para toda a família. Separe peças utilizadas com mais frequência quando se está com os filhos e os seus pertences também.
Não esqueça os documentos de todos. Deixe em um bolso de fácil acesso. Leve sempre uma garrafinha squeeze de água na mochila, com água ou suco. Elas são práticas com seu bico dosador, que evita sujar a roupa da criança quando precisar dar algum suco.
Buscar locais que ofereçam espaço kids é bastante interessante. Assim você pode aproveitar o passeio e eles também.
Tomar um café da manhã reforçado com as crianças é importante antes de um dia inteiro de atividades. Monte seu kit lanche para levar junto quando for realizar os passeios. Incentive que se alimentem e se hidratem. Coloque uma mochilinha neles com comidinhas rápidas como castanhas, frutas e biscoitos, suco e água.
Como viajar com as crianças de avião
Nunca deixe de organizar a documentação na última hora, principalmente, nas viagens de avião, nacionais e internacionais. As companhias aéreas não são responsáveis por isso e sim você.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é que regulamenta a documentação necessária para o embarque de crianças e adolescentes. A última regulamentação a respeito é a Resolução 295, de 2019 sobre os requisitos para embarque de menores em viagens de avião dentro do Brasil. Já a Resolução 131, de 2011, rege sobre a concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes brasileiros.
Menores com até 12 anos incompletos podem embarcar apenas com certidão de nascimento. Caso já tenha completado 12 anos, a apresentação da Carteira de Identidade (RG) ou de outro documento oficial com foto é obrigatória.
Jovens com até 16 anos incompletos poderão viajar dentro do Brasil com ambos os pais, com apenas um deles ou com parentes de até terceiro grau (irmãos, tios e avós). Nos casos, em que o menor esteja viajando sem os pais, é necessário também portar documentação que comprove o parentesco entre ele e o acompanhante responsável. Já adolescentes com idade entre 16 anos completos e 18 anos incompletos podem viajar desacompanhados em voos domésticos sem a necessidade de autorização.
Para o exterior, será necessário o passaporte ou, para viagens entre os países do Mercosul (Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru), a Carteira de Identidade (RG) com foto recente.
Caso a criança não esteja acompanhada dos dois pais, será solicitada a autorização de viagem para que o menor possa sair do Brasil desacompanhado ou com apenas um dos pais. Essa autorização pode ser feita em cartório ou em juizado. Também será válida autorização judicial.
Dicas para manter a saúde nas viagens
Confira algumas dicas importantes para manter a saúde durante a viagem:
1- Tome um bom e saudável café da manhã, inclua frutas, cereais, iogurte, queijo, mas é claro também experimente as delícias locais;
2- Tenha pelo menos 30 minutos diários só para você, caso esteja viajando em grupo ou com a família. Faça alguma caminhada, massagem, meditação, passeio de bicicleta ou apenas relaxe.
3- Mantenha sempre uma garrafa com água fresca junto por onde for;
4- Coma bastante saladas e frutas nas refeições. Procure deixar para segunda parte as proteínas, carboidratos e gorduras;
5- Coma devagar, afinal você está de férias para aproveitar e curtir todos os momentos;
6 – Procure jantar cedo e evite alimentos pesados após 20h, assim evitando a má digestão;
8- Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, mas se consumir o faça com moderação. Sempre consuma água entre um drink e outro. Opte por drinks mais leves, como espumante e gin. A cerveja é carboidrato puro, uma caloria vazia.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!