As comemorações do Natal passaram e os grandes encontros ficaram para trás. Agora você quer curtir merecidas férias e o restinho do recesso de fim de ano. É hora de relaxar, olhar para si mesmo, aproveitar para descansar, se recuperar e aproveitar com alegria o novo ano que está chegando.
Curta as festas sem descuidar da sua saúde. Dessa forma, quando for retomar suas atividades, seu corpo e mente estarão plenos e cheios de energia renovada. Quem sabe até deixar de prometer e realmente adotar práticas mais saudáveis. Assim, o sedentarismo fica de lado e você se exercita para valer!
Cuidar da saúde no recesso de fim de ano
Precisamos estar sempre atentos ao nosso bem-estar. E, assim, aproveitar melhor este período de recesso de fim de ano. É um tempo em que muitos conseguem estar em férias com as pessoas queridas. Ou, então, curtindo a sua própria companhia. Momento para recarregarmos nossas baterias física, mental, espiritual e nos demais aspectos de nossa vida que são importantes.
Descanse – Procure relaxar, aproveite a folga para curtir momentos de qualidade com as pessoas que você aprecia a companhia. Tente se desligar do trabalho, afinal de contas você certamente merece!
Se for beber, chame o Uber – Seja responsável e beba com moderação. Não vá dirigindo ao evento. Programe-se com uma carona ou carro de aplicativo.
Hidratar-se é importante – Permanecer hidratado é fundamental. Não deixe de beber água. É importante repor os líquidos perdidos como calor e a alta ingestão de bebidas alcoólicas durante as festas. Os sintomas de uma ressaca são decorrentes da desidratação do corpo.
Exagerou nos alimentos gordurosos – Para reequilibrar coma frutas cítricas. Intestino preso e diarreia são sintomas comuns após as ceias de Natal e Ano Novo. Beber uma limonada, o suco ou a laranja in natura, kiwi, abacaxi e acerola podem ajudar você a recuperar a digestão, acelerando o metabolismo e diminuindo a sensação de mal-estar.
Cuidado com a ingestão de sal – A ceia e o banquete de fim de ano costumam ser ricas em sal e condimentos. Isso pode colaborar para a elevação da pressão sanguínea. A ingestão exagerada de comidas salgadas pode causar mal-estar e até mesmo infartos e AVCs.
Não exagere nos doces – Os diabéticos precisam ficar atentos a comidas e bebidas que podem aumentar o índice glicêmico do organismo. Opte por pratos assados, grelhados ou cozidos; coma frutas ao natural, inclua cereais integrais, evite carboidratos e beba com moderação.
Aliviar as tensões no recesso de fim de ano
Para alguns, o fim do ano pode ser um período muito alegre, festivo e divertido. No entanto, para outros, pode ser um dos períodos mais estressantes do ano. É um momento de encerramentos e inícios. São grandes gastos. Muitos compromissos, urgências, sensação de falta de tempo, ansiedade, expectativas, reflexão e sobrecarga física e mental. Tudo isso pode gerar estresse de fim de ano.
Então pare e respire!
– Imponha limites e reconheça que nem tudo você consegue fazer sem ajuda. É importante aprender a dizer “não”. Coloque limites no volume de compromissos, trabalho e gastos. Procure ser gentil consigo mesmo. Pense que o seu melhor é bom o suficiente.
– Se tiver muitos eventos para estar presente, organize sua agenda para aproveitar melhor o tempo. Ninguém é obrigado a estar em todos os lugares quando todo mundo decide festejar simultaneamente.
– Procure ver as coisas por um foco mais positivo. Todo mundo está no mesmo ritmo nesse período. Se não puder ir, não puder fazer, se for se atrasar, apenas avise. Faça as coisas ficarem mais leves.
– Quando perceber que a situação está ficando caótica. Pare e respire! Primeiro, inspire de forma lenta e profunda, enchendo os pulmões. Prenda a respiração por alguns segundos. Depois, expire lentamente pela boca até que todo o ar saia. Repita quatro vezes. Oxigene seu cérebro e reorganize a situação.
– Ponha o seu foco em você. Concentre-se em fazer algo bom para você. Qualquer coisa que ajude a relaxar. Você não é obrigado a se forçar estar feliz só porque está cheio de festas. Não há problema em se sentir desconfortável e expressar seus sentimentos.
– No tempo que você tem livre, faça o que gosta. Se é dormir, então durma o sono relaxante em um colchão ideal, com um travesseiro que vai te ajudar a relaxar. Se for caminhar, pedalar, nadar, praticar meditação, ioga ou esportes, então faça! Hábitos saudáveis ajudam a evitar o estresse de fim de ano.
Como retomar as atividades
Após as festas, recesso de fim de ano e férias, o importante é retomar a rotina sem pressão. É comum desejarmos voltar no mesmo ritmo que estávamos antes da parada. No entanto, é importante dar um tempo para que o corpo e a mente recobrarem o ritmo. O ideal é retomar um hábito de cada vez até que se reestabeleça a rotina.
Procure não se sobrecarregar logo de cara. É normal voltarmos do recesso cheios de energia e empolgados por novas perspectivas. Mas é importante estabelecer um ritmo gradativo para ocorrer fadiga logo no mês seguinte.
Procure se organizar. Trace seus planos e metas mês a mês ou para o ano inteiro. Na volta das férias, costumamos ter muitas urgências, além das novas demandas. Por isso, é importante o planejamento. O imediatismo, a ansiedade e o estresse, não é sustentável para ninguém.
Cinco dias antes de retomar a rotina, procure adotar horários para dormir e acordar mais próximo do que será necessário para o corpo se readequar. Faça isso de forma gradativa, 1h por dia, para garantir uma adaptação gradual do corpo ao horário de dormir e acordar.
Planeje suas próximas férias. Pode parecer estranho? Mas nada como um incentivo positivo para que nossa mente e corpo se animem. Afinal, nada te impede de se empolgar e já começar a programar. Inclua isso no seu planejamento!