Manter o travesseiro sempre macio, limpo e cheiroso é tão importante quanto ter o seu colchão asseado. Agora saiba tudo sobre como conservar o seu travesseiro anatômico, para que ele dure mais e melhor.
Os travesseiros em geral servem também como item de decoração. Já os anatômicos são itens essenciais para oferecer descanso, relaxamento e também como acessório para a saúde.
O travesseiro ideal
A escolha de um travesseiro anatômico passa pelo conforto, durabilidade e é claro, beleza. Este acessório é uma parte importante na decoração da sua cama.
O travesseiro ideal precisa partir de um conceito único e exclusivo, de respeitar as diferenças da coluna de cada indivíduo.
O Travesseiro Anatômico Universal Good Spine GS11 possui formato anatômico para apoiar a curvatura fisiológica cervical, e diferentes tamanhos, para que esse suporte seja o mais preciso possível. Esse travesseiro supre a necessidade de apoio da maioria da população.
Este travesseiro foi desenvolvido por Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência. O objetivo da sua criação foi o de melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus pacientes. Ele destaca que por melhor que seja o travesseiro, ele nunca irá substituir o tratamento médico. O GS11 preenche todos os requisitos de um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável.
O projeto exclusivo da GoodSpine conta com um sistema único de montagem e combinação de lâminas. Para estabelecer a altura ideal, a pessoa tira a medida do pescoço até a ponta do ombro com uma régua específica (IPMS). Conforme a tabela que Bleier criou, será determinada a montagem das lâminas para obter a altura ideal.
Produzido em espuma tipo látex, não retém tanto o calor. E o tecido permeável que cobre todo ele ajuda a manter temperatura adequada. Você pode usar com ou sem uma capa decorativa.
Durabilidade do travesseiro anatômico
Pesquisas apontam que em dois anos de uso o peso de um travesseiro comum pode aumentar em mais de 20%. Isso ocorre pelo acúmulo de ácaros, pele morta e dejetos desses organismos. Especialistas indicam que nesse período – a cada dois anos – é necessário substituir o acessório. Dessa forma, evita problemas de saúde.
Uma forma de como conservar seu travesseiro anatômico é utilizar protetores fabricados. Eles são por fora em tecido de algodão e por dentro impermeáveis. Sobre ele, a fronha decorativa que deverá ser trocada todas as semanas.
Os travesseiros de látex, com tratamento antifungos e ácaros, são mais duráveis. Além disso, odem manter sua forma durante dez anos ou mais. No entanto, mesmo sendo menos suscetíveis às deformações, é necessário ter mais cuidado com a higiene do acessório e seguir as recomendações dos especialistas.
Para minimizar os efeitos causados pela presença dos ácaros é importante toda semana deixar o travesseiro ao ar livre. No entanto, não diretamente no sol. Guardá-lo em local arejado e trocar a capa com frequência durante a semana.
É importante salientar que ao dormir eliminamos várias secreções como saliva, suor, coriza, oleosidade do couro cabeludo e da pele. Tudo isso serve de alimento para os ácaros.
Existem travesseiros de muitos modelos no mercado atualmente. Produzidos com espumas mais firmes ou de látex hipoalergênico (consideradas antialérgicas, pois permitem maior ventilação). Também existem os produzidos com as chamadas espumas de memória, que se moldam à cabeça.
Alguns modelos são tradicionais como os travesseiros de fibras flexíveis e as plumas e penas de ganso. Estes garantem conforto, mas necessitam serem trocados com maior frequência por acumularem mais micro-organismos.
Pode secar travesseiro no sol?
Ao contrário do que sempre se ouve falar, os travesseiros não devem ser expostos diretamente ao sol. Se sabe que o sol é um excelente agente de sanitização superficial, pois os raios-ultravioletas eliminam os micro-organismos da superfície exposta.
No entanto, nos travesseiros os ácaros e micro-organismos não estão na superfície, e sim no seu interior. Ao expor o travesseiro ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior. A elevação de temperatura causa aumento acentuado da proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Além disso, acelera a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alergênicos.
Você certamente já observou que após colocar o acessório ao sol, o tecido fica amarelado. Isso ocorre como resultado da radiação ultravioleta que oxida a superfície do material do travesseiro. Quando for arejar o travesseiro, que ele esteja com uma capa, em local onde não bata sol direto. Esta medida irá aumentar a saúde e a durabilidade do seu travesseiro.
Como esterilizar travesseiro
É necessário saber de qual material é feito o travesseiro e se ele é lavável. Os produzidos em espuma látex podem ser lavados. Caso não sejam, o ideal é não lavar, pois nunca secam por completo e seu interior ainda se mantém úmido. Tornando o produto um ambiente ainda melhor para ácaros.
Para que o processo de limpeza seja mais eficiente, caso seja necessário lavar o travesseiro, o mais indicado é lavar em uma lavanderia.
É necessário e importante somente lavar o travesseiro se puder garantir sua secagem completa. O ideal é dar preferência às lavanderias especializadas. As máquinas de uso doméstico podem não oferecer o desempenho necessário para sua completa secagem.
10 Dicas de como cuidar seu travesseiro
1- Troque as fronhas, pelo menos, duas vezes na semana;
2- Mantenha as roupas de cama sempre limpas;
3- Sempre afofe os travesseiros após o uso. Desta forma, ajuda a remover as células mortas do rosto e couro cabeludo que podem estar nele;
4- O ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta, e nunca expor ao sol. Essas medidas irão aumentar a saúde e a durabilidade do travesseiro;
5- Higienize o seu travesseiro a cada 6 (seis) meses, para não acumular resíduos
6- Use capa protetora. Ela mantém o travesseiro livre de poeira, suor, e de agentes causadores de alergias, assim como as fronhas devem ser trocadas, neste caso uma vez na semana;
7- Pelo menos uma vez por semana, aspirá-los e escová-los pode ser uma boa ideia. Isso garante que boa parte da poeira e dos ácaros fiquem longe;
8- Mantenha seus travesseiros em local arejado sempre que puder, mas evitando a exposição direta do sol;
9- Sempre que tiver que guardá-lo, evite fazer isso logo após o uso. Guarde-os em plástico, após fazer a limpeza dele.
10- Se for lavar, jamais utilize amaciante, use apenas sabão líquido e nunca sabão em pó, use água quente, coloque-os sempre na posição vertical.