Você sabe explicar porque deve inserir colágeno tipo 2 no seu dia a dia? O seu uso se faz importante para que tenhamos resistência física, fortalecimento dos ossos, além de cartilagens, articulações e músculos bem nutridos e flexíveis na fase adulta de nossas vidas.
É que conforme envelhecemos nosso organismo vai deixando de produzir certos componentes bio-químicos importantes. A manutenção de ossos, articulações e músculos depende de uma boa nutrição, que pode ser obtida pela alimentação ou por suplementação. Nesse caso, colágeno tipo 2.
Para que serve o colágeno?
O colágeno tipo 2 possui funções anti-inflamatórias. É um poderoso suplemento capaz de eliminar compostos tóxicos das articulações. Sua eficácia está ligada à melhora da elasticidade das cartilagens, melhora da resistência estrutural das articulações e fortalecimento das fibras musculares. O que resulta em maior flexibilidade nos movimentos.
O colágeno atua na prevenção e tratamento de problemas ortopédicos como artrite, artrose, lesão articular e em lesão de cartilagem.
Esta é uma proteína abundante no nosso organismo. Ela é a base da estrutura, firmeza e elasticidade da pele e cartilagens. Além de estar em nossa pele, pode ser encontrada em tecidos e ossos do corpo.
Seus benefícios
O hábito de ingerir colágeno tipo 2 diariamente colabora para a diminuição das dores após exercícios. Além disso, aumenta a flexibilidade e ajuda a combater diversas doenças ortopédicas.
O uso desse tipo de colágeno é benéfico para quem sofre com dores nas juntas. Ele funciona como uma espécie de mola, que permite ao joelho aguentar o peso do corpo, por exemplo.
Já para prevenir ou tratar as doenças que costumam surgir com a idade avançada, como a perda de proteína na cartilagem, é recopmendado iniciar a suplementação do colágeno tipo 2. Dessa forma, é possível reduzir a inflamação, melhorar a saúde das articulações e aliviar as dores.
Quando devo tomar?
Mesmo que o organismo humano seja capaz de produzir colágeno, ao longo da vida adulta essa produção começa a cair. Isso começa ocorre por volta dos 25 anos. Nesta fase, começamos a perder cerca de 1% de colágeno por ano.
Para prevenir flacidez e envelhecimento da pele, a partir dos 30 anos esta suplementação é recomendada. Quando o colágeno começa a diminuir, o corpo pode apresentar unhas e cabelos mais frágeis, rugas e estrias na pele e até mesmo ossos e articulações mais fracas.
Quem pratica exercícios físicos regulares e esportes intensos, pode apresentar problemas nas articulações, como artrose, lesões ou cirurgias.
O abuso à exposição solar, consumo de doces, estresse e cigarro são fatores que contribuem, ainda mais, para a necessidade do uso do suplemento.
Como saber se preciso de colágeno?
O corpo mostra sinais quando é necessário fazer alguma suplementação. No caso do colágeno tipo 2, a falta de flexibilidade, lesões articulares constantes, dores e a sensação de fraqueza muscular podem ser indicativo de redução do colágeno.
Também você perceber seus cabelos com aspecto mais finos, flacidez, perda de elasticidade da pele, rugas e linhas de expressão, afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.
Além da consulta clínica, para diagnosticar as colagenoses (doenças do colágeno, são causadas por um grupo de doenças autoimunes que provocam fraqueza e lesões na pele), o médico poderá solicitar exames de sangue que identificam a inflamação e anticorpos presentes.
O efeito no corpo
Segundo pesquisas, ele é indicado, de modo geral, para recuperação de movimentos, reconstrução de cartilagens e melhora na saúde das juntas.
– Diminuição de dores nas articulações: Atua no combate ao processo inflamatório nas articulações. Ajuda a manter a integridade da cartilagem. Fornece maior proteção para as articulações, evitando o atrito com os ossos.
– Melhoria da nutrição das cartilagens: Como contribui para o aumento da produção de células, o colágeno consegue evitar que a degradação cartilaginosa avance. Auxilia inclusive com a diminuição das dores articulares.
– Função anti-inflamatórias: O colágeno tem o poder de eliminar compostos tóxicos das articulações, sendo um anti-inflamatório muito eficaz.
– Melhora a elasticidade das cartilagens: as cartilagens ganham mais flexibilidade, como consequência promove a melhora dos movimentos. Praticar atividades físicas sem sentir dor é possível.
Os tipos de colágeno
Existem inúmeros tipos de colágeno, mas cinco são os principais. Dentre estes os tipo 1, 2 e 3 são os que mais necessitam de reposição. Cerca de 35% das proteínas presentes no nosso corpo fazem parte da família do colágeno.
Os colágenos tipos 1 e 3 são os que mais estão presentes na nossa pele. Quanto maior a sua produção, mais hidratada, elástica e resistente a pele será. O colágeno tipo 2 beneficia as articulações e tecidos, ajudando na conexão das estruturas, amenizando as dores e melhorando os movimentos.
Colágeno tipo 1: o mais abundante sendo encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Apresenta-se sob a forma de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões.
Colágeno tipo 2: encontrado nas cartilagens. Funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando à forma primitiva quando a pressão cessa. Funciona como uma espécie de mola, que permite ao joelho suportar o peso do corpo.
Colágeno tipo 3 : encontrado nas artérias, no músculo do intestino e do útero. Também está no fígado, baço e nos rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade. São sempre encontradas em órgãos de forma variável.
Colágeno tipo 4: formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas. Elas se prendem umas nas outras pelas extremidades e formam uma espécie de tela de arame. Ao se associar a moléculas não fibrosas da matriz extracelular, formam uma membrana que age como um filtro.
Colágeno tipo 5: atua na produção da cartilagem das articulações, que é encontrada nas extremidades dos ossos que se conectam a outros ossos.
Colágeno e associações
O colágeno não hidrolisado do tipo 2 – ou seja, colágeno praticamente puro, sem nenhuma alteração molecular – se usado da forma correta pode ser constantemente depositado nas articulações, trazendo melhorias em suas funções e prevenindo lesões.
A formulação do Colágeno Articulação 90 Caps Spine conta com ácido hialurônico. Esta substância gelatinosa tem como função primordial amortecer e lubrificar as articulações. Dessa maneira imita o líquido de dentro da cápsula articular. Este líquido é responsável pela lubrificação das articulações evitando o atrito e sobrecargas que colaboram para acelerar o processo degenerativo articular (artrose).
A fórmula do Colágeno Articulação 90 Caps Spine conta ainda com o MSM, que além de sua forte função anti-inflamatória dentro das articulações, também ajuda na síntese e absorção do colágeno potencializando a função do mesmo.