Julho chegou e começa a preocupação do que fazer nas férias com os filhos. Estressados? Não precisa. Elaboramos esse material que vai ajudar a passar os próximos dias com leveza e com sugestões de tornar esse mês agradável para gente grande e pequena.
O que fazer nas férias com filhos?
Adolescentes e crianças curtem os momentos de lazer. Afinal, podem descansar das obrigações diárias: escola, curso de inglês, dança, futebol, natação. A possibilidade de diversão sem se preocupar em cumprir regras e horários traz descontração. Entram então atividades com computador, os games, a televisão. Esses são os companheiros mais lembrados nas férias. Mas a mesmice também os cansa. Então, a ordem é diversificar para entreter.
Por outro lado, os pais ficam apreensivos porque as crianças ficam sozinhas em casas acompanhadas ou não. Aí surgem ideias de colocar os filhos num reforço escolar para que no retorno às aulas estejam com o estudo em dia. Geralmente, as crianças não topam essa dose extra de aula. Começa então a rebeldia e o clima não fica legal em casa. Acampamentos e visitas às casas de parentes podem ser uma saída, mas muitos pais não podem renunciar ao orçamento mensal. A pergunta é: como fazer?
Como distrair crianças nas férias?
Comece fazendo o planejamento desse período que fazer nas férias com os filhos. Procure envolvê-los. Para assim, começar a negociação de como ter uma programação equilibrada: dias e horários reservados para atividades dirigidas e obrigatórias e um tempo livre para brincar, visitas, passeios, viagens, computador, cinema, jogos, esportes.
Os filhos devem saber que as tarefas obrigatórias serão cobradas mais tarde. Para aqueles que já sabem ler e escrever, uma boa sugestão é ler um livro, fazer um resumo e depois conversar em família sobre ele. Assim, também é uma maneira de estar mais presente no dia a dia mesmo trabalhando nas férias escolares das crianças.
Os que ainda estão em fase de alfabetização têm livros de pintura e desenho e é uma boa maneira do pequeno treinar sua coordenação motora fina. Nas horas livres, lembre-se de dosar bem atividades sociais e outras em que pode estar mais sozinho, como ver televisão e o computador.
Dessa forma, o planejamento feito entre pais e filhos têm mais chance de dar certo sem ficar naquelas cobranças horríveis que estressa os dois lados. Também é uma forma de criar hábitos e fazê-los amadurecer porque nem sempre vão ter tudo à mão ou o que desejam.
Outra ideia do que fazer nas férias é se unir com outros pais dos colegas dos seus filhos e contratar um recreacionista para passar uma tarde com eles no playground ou no salão de festas do prédio. Com certeza as crianças vão adorar as brincadeiras e os jogos, além disso reencontrar os amiguinhos vai ser outra festa. Dessa forma, os pais podem trabalhar mais sossegados e os filhos terão dias bem divertidos e instigantes. E claro no retorno às aulas com muitas histórias para contar.
O que fazer nas férias em casa?
Ainda com dificuldades de atividades que fazer nas férias com os filhos? Elaboramos algumas dicas que podem estar entre as tarefas obrigatórias. Vamos lá!
– Arrumação de armários, material escolar, brinquedos, roupas, uniformes.
– Escrever ou desenhar as etiquetas para as gavetas
– Consertar caixas de brinquedos com fita adesiva
– Separar brinquedos e roupas que não usam mais para doação
– Começar a delegar atividades nas ruas para os filhos mais velhos – claro que depois de instruí-los: fazer compras, ir ao dentista, levar roupas e calçados para consertar, ir ao cabeleireiro
10 atividades do que fazer nas férias com os filhos
1) Explore a cidade
Aproveite os finais de semana para passar mais tempo na natureza. Vá ao parque, ao zoológico ou então a uma praça. Quem sabe um piquenique. Mostre as áreas verdes da cidade para os pequenos e os ensine a cuidar delas.
2) Programe passeios culturais
Existem muitos passeios culturais voltados às crianças nas férias. Shoppings, bibliotecas públicas, Sescs, museus interativos e outros espaços planejam atividades extras nesses períodos.
3) Resgate as brincadeiras da sua infância
Coloque sua memória para funcionar. O que gostava de fazer quando era criança? Resgate essas brincadeiras e ensine seus filhos: reizinho mandou, gato mia, polícia e ladrão, stop, mímica, baralho.
4) Ensaio fotográfico. Lembre-se dos figurinos!
Os celulares têm boas câmeras fotográficas. Então improvise um estúdio, escolha figurinos e programe uma tarde de ensaios fotográficos da família.
5) Colônia de férias
Quem pode investir em atividades extras, a colônia de férias é uma alternativa. Lá, as crianças têm brincadeiras e atividades. Socializam com outras crianças e passam horas divertidas.
6) Cursos de férias
Várias escolas, Sescs ou outras instituições oferecem cursos nas férias. São cursos de pintura, teatro, música, culinária, instrumentos. É uma oportunidade de a criança testar outras habilidades.
7) Caça ao tesouro
Pode ser uma tarde em família ou com os amiguinhos ou ainda uma tarde só da criança. Espalhe pistas pela casa e promova desafios. Em troca, uma ida ao cinema ou ao teatro para alegrar as férias.
Cuidados nas férias
Férias despertam a criatividade e a ludicidade. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para que neste período não ocasione problemas ou acidentes. Por isso, previna-se!
- Crianças e adolescentes tendem a ficar bastante tempo no computador, vendo televisão ou jogando videogame. Procure ensinar a postura correta de sentar-se para jogar e assistir TV.
- Use um suporte ao sentar. O suporte da Good Spine é apropriado para o apoio da coluna lombar. Ele deve ser utilizado enquanto seus filhos estão na posição sentada. Dessa forma, distensiona a coluna.
- Cuide para que as crianças fiquem bem hidratadas. O consumo de água é importante, principalmente, em estados com mais calor.
- Certifique-se que o ambiente doméstico esteja bem protegido: proteger tomadas para evitar choques elétricos e queimaduras; manter medicamentos e produtos de limpeza em frascos identificados e longe do alcance das crianças; e instalar telas em janelas, sacadas e vãos que sejam desprotegidos.
- Muito tempo no celular, vendo TV ou jogando? O Rolinho Cervical Magnético Good Spine ajuda a recuperar a postura certa e interromper o processo de degeneração. Dessa forma, evita a perda da curvatura cervical cada vez mais cedo e uma série de problemas na coluna.
- Se a atividade for ao ar livre, em praias ou piscinas, e consequentemente, passar mais tempo sob o sol, use protetor solar e procure em horários específicos para que os benefícios dos raios solares sejam maiores que os riscos, ou seja, antes das 10 horas e após às 16 horas.
Diferenciais GoodSpine
Por sermos referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da associação brasileira de Quiropraxia, temos a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!