Quem nunca sofreu com uma dorzinha ou outra? E uma das piores é a dor no pescoço, que pode prejudicar a sua saúde e qualidade de vida, por isso é importante tratá-la.
Pois, aqui nesse artigo, você vai aprender a identificar e tratar os tipos de dor no pescoço, e ainda, descobrir mais informações sobre esse problema. Então vem com a gente!
Quais os tipos de dor no pescoço?
Existe uma enorme gama de tipos de dor no pescoço, podemos ficar falando disso o dia todo por que, realmente, é uma grande variedade. Mas, vamos nos ater aos mais comuns e frequentes.
- Hérnia de disco: Ocorre quando há o deslocamento de um dos discos da coluna, pode gerar outras dores, mas as mais comuns são a dor no pescoço e na própria coluna. Caso não tratada, pode evoluir para um quadro mais grave, como a perda da mobilidade.
- Torcicolo: Esse é o famoso “mau jeito”. É a contração involuntária do músculo, dificultando a movimentação da cabeça o deixando fixo em uma certa posição. É um dos tipos mais frequentes de dor no pescoço.
- Artrite reumatoide: Doença autoimune que causa dores nas articulações, pode gerar desconforto em diversas partes do corpo, incluindo o pescoço.
- Mialgia: Também conhecida como tensão muscular, pode causar muita dor no pescoço. É mais comum em idosos, mas não é raro encontrar jovens e adultos que sofram desse mal.
Existem outras doenças mais graves que podem ter como sintoma a dor no pescoço, é o caso de nódulos, meningite e até câncer. Por isso, é sempre importante consultar o médico em caso de grandes desconfortos ou muito duradouros
Possíveis causas da dor no pescoço:
Assim como existem vários tipos, existem várias causas para a dor no pescoço. As mais comuns são uma má postura, tanto durante a noite quanto no decorrer do dia, excesso de esforço físico na área, movimentos bruscos, má qualidade do colchão e travesseiros. Claro que também existem fatores genéticos, como no caso da artrite e do câncer, mas até os sintomas destes podem ser aliviados com bons equipamentos para o sono e melhora na postura.
Dor no pescoço – Quando eu deveria me preocupar?
Existem alguns sinais de alerta para perceber quando já passou da hora de ir ao médico. Se você está sentindo algum deles, se considere em estado de bandeira vermelha.
- Quedas: Caso a dor venha aparecer após algum trauma ou queda, vá em busca de ajuda imediatamente. Pode ser o sintoma de algo grave.
- Perda de força: Perder a força e coordenação não é normal para uma simples dor no pescoço, algo grave está acontecendo com o seu corpo.
- Fraqueza: Se o seu pescoço apresenta dormência, sensação de agulhadas e alfinetadas, fraqueza, é um sinal perigoso.
- Ossos sensíveis: Se os ossos, não os músculos, estão sensibilizados.
- Dor de cabeça: Se a dor no pescoço evoluiu para uma dor de cabeça aguda.
- Mal-estar: Febre, perda de peso assim como diminuição da força e coordenação prejudicada nos braços e pernas.
- Piora: A dor piora mesmo recebendo tratamento constante.
É perigoso dor no pescoço?
Na maior parte dos casos, dor no pescoço não significa nada de mais, no máximo uma noite mal dormida ou que a pessoa tenha passado muito tempo com uma má postura. Entretanto, pode ser sim um sinal de algo mais grave, por isso, fique esperto com os sintomas listados logo acima. Em caso de suspeita, o recomendado é procurar um médico qualificado.
O que fazer para aliviar a dor no pescoço?
Por sorte, existem maneiras caseiras de aliviar e tratar a dor no pescoço. Um dos tratamentos é colocar compressas de água morna no pescoço, isso vai relaxar os músculos fazendo eles se descontraírem. O mesmo princípio se aplica para a massagem no pescoço, em alguns casos, é bom procurar um massagista treinado ou um fisioterapeuta. Outra maneira é tomar analgésicos ou relaxantes musculares, até a dor no pescoço passar. Alongar o pescoço também pode ajudar, mas cuidado, feito da maneira errada, pode distender o músculo piorando a situação.
O que NÃO fazer:
Para evitar a dor no pescoço, não faça as seguintes coisas.
- Utilizar um travesseiro muito mole ou duro, o ideal é escolher um que se adapte a sua coluna de forma natural. Existem vários modelos assim, apesar de terem o preço salgado, é investimento para vida toda que irá melhorar sua saúde.
- Também não se deve dormir de barriga para baixo, o ideal é sempre dormir de costas com a barriga voltada para cima.
- Se curvar para mexer em dispositivos eletrônicos como celulares e tablets, o melhor é mantê-los abaixo do queixo, mantendo os ombros para cima.
Diferenças entre dor aguda no pescoço e dor crônica
A principal diferença entre a dor aguda e crônica, está na duração. Enquanto a dor de pescoço crônica pode durar meses, sendo que seu mínimo é acima de 3 meses. A dor aguda é muito rápida, durando no máximo alguns minutos.
Ambos são sintomas para problemas diferentes, a dor aguda serve como espécie de alarme do nosso corpo, quando nos cortamos, por exemplo, sentimos essa dor, são nossos sentidos nos dizendo que tem algo de errado. Já a crônica, se manifesta quando causada por alguma doença, não é mais um alerta, e sim o sintoma de algum mal que precisa ser tratado.
Qual é o melhor travesseiro para dor no pescoço?
O melhor travesseiro para evitar dor no pescoço é o ortopédico, mas apenas se ele tiver uma tecnologia que se adapte ao seu biotipo, moldando o seu formato conforme sua coluna. Ele pode ser feito do material viscoelástica, ou similar. Materiais muito duros ou moles não são bons para a dor no pescoço, e podem até aumentar o desconforto. Também existem outros acessórios que ajudam com a dor no pescoço, você pode saber mais sobre isso dando uma olhada no nosso site.
Dica GoodSpine
O que pode te ajudar a melhorar essa dor? Independente dos tipos de dor no pescoço que você tenha, os materiais certos podem te ajudar muito a diminuí-la. Um deles é rolinho cervical, colocado exatamente embaixo do pescoço enquanto você dorme, ele alivia as dores melhorando a sua qualidade de vida. Além disso, com apenas 15 minutos de uso, ele já recupera a sua boa postura.
Outro produto que vai ajudar muito com a sua dor no pescoço é o travesseiro gs11, adaptável para qualquer biotipo, consegue ajudar com as dores da coluna, incluindo a área do pescoço. Ele é completamente anatômico, e proporciona ótimas noites de sono.
Diferenciais GoodSpine
A GoodSpine é referência no Brasil e uma das poucas empresas com o selo da Associação Brasileira de Quiropraxia. Tem a responsabilidade de produzir e oferecer o que há de melhor em matéria-prima e tecnologia aos nossos clientes.
O Travesseiro Anatômico Universal GoodSpine GS11, desenvolvido pelo Dr. Roberto Bleier, quiropraxista com 20 anos de experiência, se diferencia pelo seu topo anatômico que se encaixa perfeitamente ao pescoço, tornando-se um travesseiro ergonomicamente perfeito e absolutamente confortável. Além de ser o único travesseiro anatômico no mundo com a possibilidade de 11 alturas.
Já o Travesseiro Anatômico Good Spine GS4 é a resposta para quem busca o travesseiro perfeito em termos de ergonomia e conforto. Seu design anatômico se molda delicadamente ao seu pescoço, enquanto os lados ajustáveis com camadas de espuma personalizadas se adaptam às necessidades de cada corpo, independentemente do biotipo.
O Colchão GS3 GoodSpine In The Box é ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam qualidade de vida, é a combinação perfeita entre conforto e suporte, seguimos tendências mundiais de design moderno e inovador, sem deixar a saúde ergonômica da sua coluna de lado!
Uma vida sem dores e muito mais saudável!
A GoodSpine cuida da sua saúde todos os dias!